Provérbios 5:7

Agora, portanto, ó filhos, ouve-me, e não vos afasteis das palavras da minha boca.

Play Audio:

 

Aqui temos palavras importantes de advertência de um pai aos seus filhos! Você consegue detectar o seu cuidado ansioso por eles? Você consegue discernir o receio de que eles possam negligenciar ou rejeitar o seu conselho? Qual era o grave perigo? Salomão, o pai amoroso alertou os seus filhos contra a fornicação, ou atividade sexual fora de um legítimo casamento cristão (Pv 5:1-23).

A tentação sexual é uma das maiores ameaças à juventude. Há duas razões para este perigo – a luxúria física e social são poderosos, e as consequências são terríveis. Se um pai ama os seus filhos, ele fará tudo para protegê-los desta tentação e os seus resultados destruidores de vidas. Por conta da tolice nata nos jovens, ele precisa admoestar veementemente.

As tentações para o pecado sexual são muito poderosas, especialmente para a juventude. São corpos jovens com os mais altos níveis de hormônios sexuais. Eles são tolos e não conseguem enxergar a dor que os espera mais adiante por causa desta fraude. São pressionados pelos seus pares no sentido de ganhar amigos do sexo oposto, o que frequentemente leva a um comprometimento sexual. Geralmente têm excesso de liberdade e numerosas atividades carnais que conduz à futilidade e às oportunidades para pecar.

As consequências são terríveis. É claro, um jovem tolo, sem o preparo e as advertências apropriadas, jamais terá noção do perigo. Ele não têm como temer corretamente a vergonha, a culpa, e perda da virgindade, a gravidez indesejada, as cicatrizes emocionais, as memórias dolorosas, a perda da comunhão com Deus, o relacionamento tenso, a escravidão sexual, a consciência profanada, as doenças sexuais, a dificuldade de progredir, a confiança quebrada, o sentimento de ausência de valor, a habilidade íntima prejudicada, e assim por diante.

A geração profana de hoje faz com que isto se agrave! Fornicação, ou sexo casual, como é chamado, é normal, maravilhoso e sem dor. Eles a promovem por músicas lascívias, filmes, novelas e revistas. A promovem pelas vestimentas indecentes e atividades imorais. Ridicularizam a pureza e a virgindade. Desprezam a autoridade paternal que limita as atividades com o sexo oposto. Denigrem o casamento. Oferecem o controle de natalidade. Golpeiam os sentidos com uma barragem constante de áudios com imagens visuais para destruírem as inibições.

Crianças! Vocês devem lembrar e considerar seriamente os avisos de seus pais. Obedeça-os. Não pense que você sabe mais do que eles! Não pense que os seus pais estão privando você de prazeres! Não se iluda! Você não tem a mínima idéia das dolorosas consequências relacionadas acima. O prazer do pecado sexual é de curto prazo e não chega perto da dor e dos problemas que traz a longo prazo, e que certamente virão. Seus pais e o seu pastor são os únicos que podem, verdadeiramente, se preocupar com o seu sucesso futuro. Se você tem sabedoria, ouça-os e os obedeça!

Pais! Vocês estão alertando claramente os seus filhos a respeito do perigo? Estão estabelecendo regras desde a tenra idade contra os encontros com pessoas do sexo oposto sem o devido acompanhamento? Têm regras invioláveis a respeito de músicas, filmes, leituras, amigos e atividades? Claramente indicam as atrações e o poder dos desejos sexuais? Identificam de maneira clara as dolorosas consequências? Se vocês não estiverem fazendo isso aberta e consistentemente, vocês são cúmplices da ruína futura de seus filhos. Não importa que tenham feito outras coisas, pois esta é a maior batalha deles.

Leitor! Você já passou desta fase dos desejos da juventude? Ótimo! Mas o seu Pai odeia a fornicação espiritual – o comprometimento religioso (Tg 4:4; IICo 6:14-18)! Você procura e ouve pregações da sã doutrina (Lc 8:18; IITm 4:3-4)? Você está comprometido com os antigos caminhos do cristianismo apostólico (Jr 6:16; Jd 1:3)? O perigo de brincar de prostituta é grande, especialmente com a sedução do cristianismo carnal (IITm 3:1-7). O Senhor Jesus Cristo não tolerará a sua infidelidade (Ap 2:20-23). Arrependei-vos! Mantenha a si mesmo como uma virgem pura (IICo 11:1-2)!