Provérbios 4:22

Porque são vida para os que os acham, e saúde para toda a sua carne.

Play Audio:

 

As palavras e os ditados da sabedoria são cruciais para a sua vida. Se você os encontrar e os guardar, eles trarão prosperidade e sucesso para a sua vida. Se você os achar e os guardar, eles trarão atividade e vitalidade para a sua existência. Em primeiro lugar, você precisa se submeter aos ensinos da sabedoria (Pv 4:20), e então você precisa guardar o que você foi ensinado (Pv 4:21).

Você tem visto vidas tão bagunçadas que se torna fácil pensar que morrer seria uma misericórdia. Você já viu vidas tão cheias de defeitos e de dor que se torna fácil considerar porque chegaram a nascer. Você já viu vidas tão desesperadas que se torna fácil descrever suas vidas como um inferno na terra. A sabedoria salva os homens de vidas tão terríveis e desperdiçadas, assim. Ela é vida para aqueles que a encontram, considerando que ela ensina a pessoa a como viver alegremente e ser bem sucedida.

A maioria dos homens pensa que eliminar leis e regras traria felicidade e sucesso. Eles loucamente pensam que a liberdade de poder fazer aquilo que quisessem traz prazer. Eles são tolos. O que eles pensam que impede seus vizinhos de lhes matar por causa de suas esposas e casas? Eles pensam que as leis da palavra de Deus são onerosas e restritivas; mas é pelos sábios preceitos e estatutos que as pessoas vivem juntas bem felizes, prósperas e em segurança.

A maioria dos homens pensa que eliminar leis e regras traria felicidade e sucesso. Eles tolamente esquecem que chegaram neste mundo totalmente ignorantes e sujando a si mesmos. Sem a direção divina na forma de mandamentos, eles não saberiam como tratar os seus pais, esposas, crianças, vizinhos, magistrados ou empregadores. Eles não saberiam como o casamento, a família, os negócios, a igreja ou a sociedade funciona verdadeiramente.

Sem o conhecimento ou restrição de leis sábias, a humanidade poderia praticar a poliandria (matrimônio da mulher com diversos homens), a feitiçaria, o canibalismo, o incesto, o sacrifício de crianças, a sodomia, a adoração de insetos, a necrofilia, ou uma multidão de outras abominações, como tem acontecido em muitas nações que não têm a luz das leis de Deus. Existe uma gloriosa sabedoria ensinada nas inspiradas escrituras de Jeová!

O que estas atividades geram? Trazem saúde e felicidade, riqueza e progresso? De maneira alguma! Elas promovem guerras, doenças, morte, disfunção, pobreza, miséria e ignorância. Nações que há tempos vivem sem a Palavra de Deus são do terceiro mundo, ou até mesmo do quarto mundo! Elas são incrivelmente atrasadas e/ou moralmente corruptas. Luz e progresso só vêm pela Palavra de Deus, e as nações que os promovem são verdadeiramente abençoadas (Pv 8:12-21; Sl 33:12; Sl 144:15).

Moisés disse a Israel, “Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei. Porque esta palavra não vos é vã; antes, é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra, a que, passando o Jordão, ides para possuí-la.” (Dt 32:46-47). Você viu isto, leitor? As palavras da lei de Deus são para a sua vida!

Para viver sua vida sem as palavras de Deus é insanidade, como as abominações e a degradação da maior parte do mundo atual ainda provam claramente isto. Moisés disse a Josué, seu sucessor, que ele poderia atingir o sucesso e a prosperidade se lembrasse, meditasse e obedecesse a lei de Deus (Js 1:7-8). Jesus veio trazendo ainda maior luz do que Moisés, e Ele prometeu vida e vida mais abundante por guardar Suas palavras (Jo 1:4 e 17; Jo 10:10).

Você considera a Palavra de Deus como sendo mais valiosa do que o ouro fino e mais doce do que o mel (Sl 19:11)? Porque não? Você considera as palavras Dele mais necessárias do que o alimento (Jó 23:12)? Você deveria. Elas são vida e saúde para o corpo e para a alma. Negligencia a palavra Dele para o seu próprio risco e dor! Ao invés disto, leia a palavra hoje para o seu grande prazer e benefício.