Provérbios 31:28

Seus filhos se levantam e a chamam de abençoada; seu marido também, e ele a louva.

Play Audio:

 

Aqui está a mulher dos seus sonhos – seus filhos e marido adoram-na! Mas esta medida de caráter e conduta, apesar de precisa, é difícil de achar. O autoengano ou o autolouvor não serve, pois os filhos e o marido conhecem a verdade a respeito da mulher. Eles vivem com ela e veem toda a virtude e defeitos dela. Ninguém pode julgar uma mulher tão bem quanto os seus filhos e o seu marido. Mas, para a mulher virtuosa de Provérbios 31, o louvor é o resultado perfeito!

A conduta dela em público não é uma medida. Com suficiente esforço verbal e atividades orquestradas, e ainda as ameaças feitas por ela à família para que a louve, uma mulher pode parecer nobre e virtuosa para aqueles que só veem um quadro parcial. Mas se deixar o seu marido e os seus filhos falarem a verdade, você poderá descobrir a insuportável porca com que eles têm que viver (Pv 11:22)! Se pelo menos ela fosse bonita, mas infelizmente, ela é a metáfora de Salomão e sem a jóia de ouro!

Mas é claro, a maioria das mulheres se enquadra entre a porca desagradável de Salomão em Provérbios 11:22 – acima, e a descrição da mulher virtuosa feita pela mãe do rei Lemuel em Provérbios 31:28, “Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva.”

Caro leitor, se você é uma mulher, aonde você se enquadra entre estes dois extremos? Não confie no louvor familiar em casa. Considere o que eles diriam aos seus confidentes. Que este provérbio desafie você para praticar as boas obras, pois isto é caráter piedoso – a conduta diária correspondendo com as escrituras – isto é o que leva o prêmio (Pv 31:30).

Caráter virtuoso é sempre reconhecido e recompensado. Garanto! Samuel e Jesus cresceram em favor para com Deus e os homens (Pv 3:3-4; ISm 2:26; Lc 2:52). Israel amou Davi e exaltou o seu nome (ISm 18:1-5,14-16,30). Uma mulher agradável é sempre honrada (Pv 11:16), e o homem com um coração puro e um modo agradável de falar será amigo do rei (Pv 22:11). Uma boa mulher terá um bom nome que é respeitado pelos outros (Pv 22:1; Ec 7:1).

Uma mulher ou mãe sem honra tem um claro problema – ela é negligente, desagradável ou preguiçosa na sua vida diária (Pv 11:16; 30:21-23). O que é uma mulher desagradável? É uma mulher crítica, implicante, dominadora e queixosa, que irrita a sua família! Já viu uma mulher assim? Tem uma assim? Você é uma assim? Você não consegue escondê-la – todo mundo sabe disso (Pv 11:22; 27:15-16). Ela é pior do que a morte. Seu pobre marido e filhos não conseguem mentir aos outros a seu respeito (Ec 7:26).

Mulher! O que impede que os seus filhos e o seu marido a louvem? Seria, porventura, a sua voz crítica, implicante e dominadora (Pv 31:26)? É a negligencia pela sua aparência (Pv 31:22)? Não seria a ausência constante da sua adoração e da sua reverência para com o seu marido diante dos seus filhos (Pv 31:12)? Seria o seu egoísmo tirando o tempo para si mesmo (Pv 31:18,27)? Seria a sua preguiça diante de um desafio (Pv 31:17)? Seria sua falta de criatividade em cozinhar e fazer a decoração (Pv 31:14,22)?

O que seria? Seria a falta de um esforço empresarial para edificar o patrimônio (Pv 31:16)? Seria menos do que a devoção total para com o seu marido (Pv 31:11)? Não seria o governar o seu espírito de forma a ter uma alegre graciosidade (Pv 31:25)? É o reclamar do seu trabalho (Pv 31:13)? É a não motivação para com o seu marido (Pv 31:23)? O que está lhe impedindo a falta de reconhecimento por parte de seus filhos e do seu marido?

A mulher virtuosa nunca reclama a respeito do seu marido, seu trabalho, seus filhos ou das suas dificuldades. Ela é totalmente altruísta, nunca buscando os seus próprios prazeres à custa das despesas para o mínimo de sua família. Ela é alegre em todo o tempo e nutre aqueles à sua volta.

Mulher, você está em contato com a realidade? O que você pensa a respeito de si mesma é totalmente irrelevante. Crianças e maridos não cometem erros. Eles sabem se têm uma grande mulher, ou não. E se você tem uma família cristã, a avaliação deles é ainda mais precisa.