Provérbios 31:9
Abre a tua boca, julga retamente, e pleiteia pela causa dos pobres e necessitados.
Play Audio:
Se você está numa situação em que você pode defender alguém, é melhor fazê-lo. Abra a sua boca e diga alguma coisa! Defende ajustiça e a verdade contra mentirosos e opressores. Discuta e lute por aqueles que estão sendo atacados ou estão em dificuldades e não conseguem se defender. Fique de pé e use a sua boca para silenciar os ímpios. Não permita que o pecado permaneça firme!
A mãe do rei Lemuel o ensinou a ser um rei nobre (Pv 31:1-9). Como um líder autocrático, um rei tem poder de permitir ou não permitir o julgamento contra qualquer pessoa. Apesar de não haver nenhuma recompensa financeira por defender a causa do pobre e outros necessitados, um rei virtuoso amaria e serviria a justiça e a verdade de qualquer forma.
O que impede que os homens sejam grandes e nobres? Eles estão com medo de levantar a voz, pois isto pode lhes custar alguma coisa. Eles não querem se envolver, porque dão muito valor à paz e à tranquilidade mais do que o dano a uma pessoa inocente. Eles não querem ir contra opinião política ou popularmente correta. Eles estão intimidados por outros que possuem uma forte opinião.
Abra a sua boca! Você não pode fazer bem nenhum em ficar calado e permitir que o mal aconteça. É seu dever diante de Deus e dos homens repreender e advertir pecadores (Lv 19:17; Ez 3:18; ITs 5:14). Se manifeste! Diga alguma coisa! Se você permite que a maldade impere, você é um cúmplice. Nos dias atuais, use o seu teclado e datilografe pela justiça e pela verdade.
Julgue corretamente! Não avalie nenhuma questão pelo sentido, hábito, opinião, autoridade, ou tradição. Justiça é tudo que Deus julga ser certo, e isso é claramente revelada na Bíblia. Tome uma posição naquilo que as escrituras ensinam e em nenhum outro lugar. Todas as ações devem ser provadas pela palavra de Deus, e qualquer coisa em contrário deve ser rejeitada (Sl 119:128; Is 8:20).
Defenda a causa! Você deve formar argumentos e defender a virtude e a piedade contra ataques. Mostre aos pecadores os seus erros! Aos tolos as suas tolices! Aos maliciosos as suas malícias! Seja enérgico! Se você pode ajudar uma presa ou uma vítima, então lute contra aqueles que procuram causar dano.
Pilatos ou Herodes poderiam intervir para salvar Jesus Cristo. Mas eles não tiveram nem a coragem nem a virtude para assim fazer. Eles permitiram que uma multidão de judeus enraivecidos tivesse o controle do dia e matassem o Senhor da glória. E ficaram registrados na história como comprometedores covardes.
Para defender os pobres e os necessitados, você precisa de certas palavras de verdade colocadas em sua boca de forma a pleitear eficazmente contra o errado (Pv 22:17-21). Exalte Deus em seu coração e esteja pronto para dar uma explicação racional por conta da verdade (IPe 3:15; Jd 1:3).