Provérbios 30:3
Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo.
Play Audio:
Salomão citou Davi, “O princípio da sabedoria é: A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento” (Pv 4:7). A mais elevada meta para a vida é a sabedoria. O grau mais elevado de desenvolvimento da nossa raça está nos poucos homens e mulheres a quem Deus deu sabedoria.
Não ficou convencido? “Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm.” (Pv 3:15-18). Um valor muito grande, longa vida, riquezas, honra, prazer, paz, vida e felicidade deveria convencê-lo! Que mais você poderia desejar?
Não ficou convencido? “Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E mais excelente, adquirir a prudência do que a prata” (Pv 16:16)! “Porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela” (Pv 8:11). “A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor” (Ec 7:12). Somente os tolos incorrigíveis correm atrás do dinheiro.
Agora todos querem ser sábios! Eles querem que os outros venham bater à sua porta para obter respostas para os problemas da vida. Mas somente alguns poucos escolhidos buscarão a sabedoria pelas regras do céu. Somente alguns poucos seletos a obterá. A sabedoria começa com o crer e admitir que você não sabe nada. Um homem assim a quem Deus dá humildade, será um grande homem (ICo 3:18-20).
A sabedoria é só para alguns poucos escolhidos – aqueles que admitem que não sabem de absolutamente nada. É difícil demais de admitir, leitor? Não se preocupe! Você faz parte de uma grande maioria que entra apressadamente pela porta larga para percorrer o caminho largo da destruição. Apenas alguns poucos escolhidos usam a graça de Deus para se humilhar de forma a se tornar verdadeiramente sábios e realizar a mais alta vocação na vida.
Se um homem se apega à autoconfiança ou a pensamentos elevados a seu próprio respeito, o abençoado Deus o reduzirá a um completo idiota, que é onde ele sempre esteve, mas que não tinha noção disso. Humildade é o reconhecimento da verdade – você é nada, e o Mais Sublime é tudo.
Temos aqui as palavras de um dos homens mais sábios que jamais existiram – palavras inspiradas de grandeza! Anseie por estas palavras e
à firme convicção que vem com elas, do fundo do coração! Esvazie a sua alma da autoconfiança até que você venha a acreditar nestas palavras por si mesmo! Torne-se um tolo! Quanto mais ignorante, melhor!
A humildade é a chave para abrir o caixa forte do tesouro celestial em busca da sabedoria. Se você não se diminuir e se humilhar diante de Deus e dos homens, você nunca será capaz de encontrar sequer migalhas de sabedoria. Você gastará a sua vida ridículo inalando a fumaça da idiotice humana, que o anestesiará para a sua descida para as profundezas para sempre (Pv 26:12).
Considere a sua grande sabedoria. Você entrou para a vida se sujando. Você levou quatro anos para aprender a colorir dentro das linhas de um desenho, sete para andar de bicicleta, dezesseis para dirigir um carro, vinte e um para ser confiado com vinho, quarenta para você descobrir que é mortal, sessenta para saber que você gastou a sua vida, e oitenta para ter medo do que vai ser o próximo acontecimento. Você sairá da vida sujando a si mesmo. Você se encontrará despreparado com um Deus irado. E você pensa que é sábio? Teria sido melhor que você não tivesse nascido!
Leitor, desça! Agora! Desconsagre-se! Cubra com esterco as suas opiniões! Amaldiçoe a sua confiança em si mesmo! Amaldiçoe os seus pensamentos! Dê uma descarga em seus pensamentos! Memorize este provérbio e repita-o para Deus e para todos os homens. Esta é a sua única esperança. Rogue ao abençoado Deus por misericórdia!
O SENHOR cujo nome é Zeloso, é um Deus ciumento (Êx 34:14; Na 1:2). Ele odeia o seu amor de si mesmo. Ele odeia sua presunçosa arrogância suas altas opiniões de si mesmo; Ele vai colocar você no seu lugar!
Se existe uma diferença entre você e os outros, foi por escolha Dele. Tudo que você tem, que não é nada senão vaidade, lhe foi dado pelo próprio Deus! Porque você pensa e fala a respeito destas coisas como se você os tivesse escolhido ou adquirido (Pv 25:27; ICo 4:7)? Rebaixe-se! Pense com sobriedade a respeito de si mesmo! Não pense tão altivamente a seu próprio respeito (Rm 12:3; Gl 6:3; IICo 10:12).
Davi afirmou, “Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim.” (Sl 131:1). Este homem, segundo o coração de Deus, com gloriosas façanhas e reconhecimento universal, denuncia a sua própria sabedoria. Por isso Deus deu a ele a verdadeira sabedoria em abundância (ISm 18:5,14,15,20; IISm 14:20).
Salomão disse, “Não passo de uma criança, não sei como conduzir-me.” (IRs 3:7). Ele realmente era uma espécie genética de vinte anos com o melhor treinamento e conselheiros que o mundo poderia dispor, mas ele conhecia a verdade – ele era um idiota e tudo quanto é assunto de importância, em decorrência do controle cego e condenatório do pecado sobre o seu coração (Is 44:20; Jr 17:9).
Portanto, a humildade é verdadeiramente a coisa principal! Pois o sábio Agur começa a ensinar sabedoria declarando a sua total ignorância! Veja os comentários de Provérbios 30:2. A chave para obter a sabedoria é humildade – a rejeição de toda a sua sabedoria e a aceitação de todas as instruções de Deus.
Se você depende do seu próprio entendimento de uma forma ou de outra, você será excluído até mesmo de migalhas. Se você arrancar todos os altos pensamentos a respeito de si mesmo e se prostrar diante de Deus, Ele derramará liberalmente sobre você a bênção de sabedoria. A verdadeira sabedoria é simplesmente rejeitar todas as opiniões – incluindo as suas próprias – para se dedicar à palavra de Deus (Pv 3:5-6; Sl 119:128; Is 8:20; IITm 3:16-17).
Eis aqui um grande homem na terra – o homem que consegue humilhar a si mesmo, como uma pequena criança (Mt 8:1-4). Depois do que o Senhor Jesus Cristo fez, este ato de se humilhar deveria ser fácil. Que possamos dizer como João Batista, o maior nascido de mulher, “Convém que ele cresça e que eu diminua.” (Jo 3:30).