Provérbios 24:22
porque de repente se levantará a sua calamidade, e a ruína de ambos, quem a conhece?
Play Audio:
Humilhe-se, se submeta aos seus governantes e ore por eles. Mesmo quando tomam decisões que não lhe agradam. Mesmo quando tomam decisões que são erradas. Esta é a ordem do Altíssimo Deus celestial para você (Rm 13:1-7; ITm 2:1-2; IPe 2:13-17). Quais as consequências se você não fizer isto? Logo, logo você ficará aterrorizado e destruído! Deus deu este provérbio através de Salomão para lhe avisar. Cuidado, para que os seus dias não sejam limitados!
Jeová odeia aqueles que maldosamente criticam ou resistem à autoridade, especialmente os governos civis. Ele condena até mesmo a associação com tais pessoas (Pv 24:21). Aqui Ele promete uma súbita calamidade e a ruína dos dois – os líderes de rebelião e de sublevação e os seus seguidores. O temor de Deus e o respeito ao governo civil andam de mãos dadas – é impossível temer a Deus corretamente e ser um crítico das autoridades nomeadas por Ele (Pv 24:21).
Veja os comentários de Provérbios 24:21. Salomão avisou o seu filho para temer a Deus e ao rei (Pv 24:21). Tememos primeiramente a Deus; mas devemos temer o rei também, porque a sua autoridade é de Deus. Para resistir ao rei – ou qualquer autoridade civil é resistir a Deus e às suas ordenanças (Rm 13:1-2). Nós obedecemos ao governo por duas razões – medo de punição tanto de Deus quanto daquele que governa (Rm 13:3-7). Aqueles que querem mudar o governo têm dois grandes e terríveis inimigos – Deus e o rei!
Submissão à autoridade civil é o verdadeiro cristianismo. Pedro ensinou o mesmo – temer Deus e honrar o rei anda de mãos dadas. Ele escreveu que somos obrigados pelo dever a Deus e ao homem nos submeter a todas as ordenanças do governo civil (IPe 2:13-17). Ele condenou o pensar e o falar mal do governo como sendo as marcas das réprobas e bestas feras, primos dos sodomitas, que precisam ser levados para fora e mortos (IIPe 2:10-12; Jd 1:8-10).
Há um Deus no céu! Apesar dos homens acusarem, criticarem, desprezarem, ridicularizarem e solaparem o governo civil em segredo, Ele ouve e a tudo vê. O terrível Deus celestial retribuirá! Ele não quer saber se você é o promotor dos discursos e pensamentos desrespeitosos, ou meros seguidores e ouvintes dispostos. Calamidade e horrível ruína para as duas partes ocorrerão brevemente! Dê a glória a Deus! Os cães rábicos latindo contra o governo civil serão abatidos!
Porque alguns homens são cercados de tantos problemas em suas vidas, famílias e negócios? Uma razão certa, pelo menos, pode ser a sua má atitude e fala contra o governo. Deus não é zombado. Quase não importa o que eles tentam fazer; nada vai funcionar. Deus está contra eles. Eles não podem desrespeitar a sua autoridade nomeada e escapar ilesos. Porque alguns homens são tão abençoados em suas vidas, famílias e negócios? Uma razão é certa a sua submissão pacífica e reverente ao governo. Deus abençoa e recompensa o justo!
Como pode Deus ou o rei saber algo a respeito de um assunto desrespeitoso e rebelde? Salomão escreveu, “Nem ainda no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior da tua recâmara amaldiçoes o rico; porque as aves dos céus levariam a voz e o que tem asas daria notícia da palavra.” (Ec 10:20). Palavras rebeldes viajam longe! E o grande Deus também vê até mesmo os pensamentos e as intenções do coração – Ele punirá os que criticam questões complexas para eles.
Há exagero na questão? Lúcifer, o querubim ungido de Deus, será atormentado para sempre no lago de fogo pela sua rebelião contra a autoridade – o governo do Todo Poderoso Deus! Miriã, a irmã querida de Moisés, falou uma única vez contra a autoridade dele, e Deus a tornou branca com a temida lepra (Nm 12:1-15)! Corá e até mesmo as mulheres e as criança dos rebeldes foram engolidos vivos pela terra, apenas por falarem contra Moisés (Nm 16:1-34)!
Absalão se rebelou contra Davi, por isso o SENHOR o pendurou pela cabeça numa árvore para que Joabe praticasse tiro ao alvo (IISm 18:9-18)! “Adonias não rendeu suficiente respeito ao novo rei, por isso Salomão ordenou a morte do seu próprio irmão” (IRs 2:12-25) Joabe assassinou concorrentes para o seu posto e, por isto, Salomão o matou, primo de primeira geração (IRs 2:28-34). Simei amaldiçoou a Davi; e apesar de Davi tê-lo perdoado, Salomão eventualmente mandou matá-lo (IRs 2:35-46).
Zedequias ignorou o aviso de Jeremias e rebelou contra Nabucodonosor; por aquela ofensa ele teve que assistir à morte de seus filhos diante dele, e depois teve os seus olhos furados (IIRs 25:1-7). Os rebeldes judeus se revoltaram contra Roma, que enviou Tito a destruir a cidade e o templo deles e trazer contra eles a maior tribulação que o mundo jamais viu o verá.
A questão é exagerada? Anjos, bem superiores em sabedoria e poder, não trazem acusações injuriosas contra os perversos governantes na terra (IIPe 2:11). Porque, então, um homem tolo, que nada sabe dos pesos das decisões dos seus líderes, agir de forma contrária? Mas os anjos verificam o comprimento dos cabelos da mulher para ver se eles demonstram publicamente a submissão aos seus maridos (ICo 11:10).
Falar levianamente contra os pais era digno de morte na avaliação de Deus (Dt 27:16). Aqueles que amaldiçoassem a seus pais eram mortos severamente (Pv 20:20). E Deus considerou que um feição zombeteira contra os pais era digna de horrível julgamento (Pv 30:17). O abençoado Deus defende as Suas autoridades nomeadas e pune os desrespeitosos. É uma questão exagerada?
Como é que você fala do Presidente? Com reverência, ou desdém? Você faz piadas a respeito dele ou de outras autoridades constituídas? O que você lê a respeito do governo – de apoio ou de crítica? Você paga os impostos respeitosamente? Você maldosamente imagina uma conspiração a cada decisão que o governo toma? Você critica as novas leis? Com que tipo de pessoas você discute o governo?
Você, rebelde, como pais, gostaria de ver seus filhos criticando cada decisão suas, ridicularizando suas fraquezas, e semeando a intranquilidade nos seus outros filhos? Como marido, você quer ver a sua mulher zombando da sua autoridade para outras pessoas? Como empregador, você gostaria de ver seus empregados organizando um sindicato para atacar e minar a sua posição e o seu negócio?
A causa básica do desrespeito à autoridade é orgulho e rebelião – os pecados do diabo (Pv 13:10; ITm 3:6). Não é questão de princípio; isso é orgulho e rebelião. Os homens não fogem dos impostos por questão de princípio, mas por causa da cobiça e da avareza. Existem meios legais e pacíficos para garantir seus princípios, mas as táticas adotadas provam suas ambições. Deus esmagará o orgulho de homens rebeldes.
Os santos oram por governantes e fazem tudo que é possível para viverem vidas calmas e pacíficas com toda a piedade e honestidade, não importando quão pagão ou ímpio que eles sejam (Jr 29:4-7; ITm 2:1-4). Eles não desprezam o governo. Eles sabem que Deus ou o rei virá em breve para executar vingança sobre todo e qualquer rebelde. Eles sabem que Suas bênçãos estão sobre os que reverenciam a autoridade. Eles sabem que Deus é mais alto do que o mais alto e brevemente corrigirá todo aquele que erra (Ec 5:8).
Se você é um seguidor de Jesus Cristo, batizado, você é um cidadão de uma monarquia eterna, o reino de Deus, onde Jesus governa com absoluto poder e perfeita justiça como o Filho de Davi. Não escapa Dele um único aspecto de cada decisão governamental. O que é a palavra de Deus para eles? “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.” (Sl 2:12).