Provérbios 21:5
Os pensamentos do diligente tendem somente para a fartura, mas os de todo aquele que é apressado somente para a necessidade.
Play Audio:
O sucesso nos negócios e nas finanças começam na cabeça! Um homem diligente planeja a sua carreira, o seu treinamento, a sua vida, os seus esforços, as suas economias, o seu tempo, a sua agenda e outros fatores para o levar a executar os seus objetivos, e ele obtém o sucesso. Um homem preguiçoso, impaciente demais para buscar o sucesso pelo caminho normal – pelo esforço duro e inteligente, só pode pensar em atalhos que terminam por retalhá-lo sem chegar onde pretendia!
Este provérbio compara o modo de pensar dos negócios. Siga suas sentenças paralelas. Frequentemente os provérbios de Salomão possuem duas sentenças para serem comparadas e contrastadas entre si de forma a se obter uma lição completa. A primeira cláusula descreve um homem diligente que se enriquece. A segunda cláusula descreve um homem apressado que se torna pobre. Ele ensinou que o homem diligente é paciente em seus pensamentos e esforços, e ele será bem sucedido. Um homem preguiçoso é impaciente em seus pensamentos e esforços, e ele está descendo a ladeira.
Um homem diligente sabe que o arar o seu campo dia após dia, trará resultados (Pv 12:11; 28:19). Em se plantando uma semente de milho, seis meses depois se colherá 800 grãos! Ele sabe que o serviço é tedioso, duro e ingrato – um que não é destaque nos infomerciais. Ele sabe que fazendeiros não dirigem carros esportivos nem usam relógios Rolex. O capital dele está comprometido com algo mais importante – terra e equipamentos geradores de receita. Ele sabe que a poupança é um precioso capital, a semente do milho é para a próxima primavera ou os fundos para a aquisição de um trator novo e com mais capacidade (Pv 14:4).
Se um homem se dedicar a um emprego básico e necessário como o é o cultivo (também pode ser aplicável a uma profissão do colarinho branco), ele tem o alicerce pronto para o sucesso. Se ele fielmente trabalhar mais do que os outros nesse emprego com a sabedoria encontrada em Provérbios, procurando os meios de trabalhar com mais astúcia do que os outros, economizando parte de cada um dos seus contracheques e investindo-os conservadoramente, ele vai progredir (Pv 10:4; 13:4; 22:29; 27:18; Ec 10:10)! Garantido! Se isto soa tedioso ou vagaroso demais, tenha certeza que a palavra “pobreza” descreve você.
Um homem preguiçoso tem uma idéia melhor! Ele está tão convicto dos seus pensamentos que ele não se importa com as razões que você apresentar contra ele (Pv 26:16). Ele não gosta do trabalho duro ou tedioso e espera por um carro esportivo e um Rolex! A perseverança é um palavrão! Ele adora assistir ao estilo de vida dos ricos e famosos na televisão. Ele quer um trabalho glamoroso que lhe renda muito dinheiro, sem muito trabalho, onde ele não precisa se sujar! Ele nunca teria a persistência de um fazendeiro! Ele quer um atalho que lhe renda muito dinheiro! Ele deseja se aposentar em 10 anos!
O mundo tem opções para o preguiçoso que sonha acordado! Ele comparece a uma reunião de uma malha de marketing, onde ele canta o hino nacional, e ouve um casal exibicionista descrever o iate deles; mas ele não consegue enxergar as 10.000 pobres almas abaixo deles que compram sabão acima do seu valor todos os meses para pagarem por aquele iate! Ele vê um homem que ganha na loteria, mas ele não consegue enxergar os 10.000.000 de pessoas pobres que pagaram por esse ganho! Ele não consegue entender que a loteria é o único meio de taxar o pobre, que não ganha o suficiente para pagar o imposto de renda!
Ele se move pela banca de revistas para encontrar algo melhor do que uma malha de marketing ou de loteria. Claro! Um investidor ”queroser” publicou uma reluzente revista a respeito de compra e venda de ações num mesmo dia. Ele abre uma conta com dinheiro emprestado e, antes de conseguir ler o terceiro capítulo, o corretor de valores já engoliu a sua conta! Em seguida ele encontra uma forma de fazer dinheiro rápido – um investimento garantido pagando 50% do valor do seu investimento, trimestralmente, com muitas testemunhas de pessoas que confirmam terem recebido gordos cheques. Agora, ele toma emprestado de sua outra avó; mas pouco depois de ”investir” o seu capital, ele lê que o dinheiro foi roubado por um esquema Ponzi, estabelecido para tirar dinheiro de pessoas espertas como ele!
Se esse sonhador acordado não tratar de organizar os seus pensamentos, a sua cobiça e ambição podem tentá-lo a considerar subornos, roubos, prática de negócios falsos, alterações de testamentos familiares, ou qualquer outra forma de esforço louco e maldoso para tentar atingir o sucesso do fazendeiro fiel (Pv 20:21; 28:20,22). Ele deveria visitar o fazendeiro e pedir um emprego. Talvez ele consiga dirigir um trator durante alguns anos, economizar o seu dinheiro, até que consiga comprar o seu próprio trator e alugar os seus serviços a terceiros!
O rei Salomão observou e analisou tanto o rico quanto o pobre (Pv 24:30-34; 27:23-27). Ele até observou o trabalho das formigas (Pv 6:6-11; 30:25). Com a sabedoria de Deus e a inspiração divina, ele coloca as suas conclusões a respeito do sucesso econômico em provérbios de forma a beneficiar o seu filho e os cidadãos do reino (Pv 1:1-9; Ec 12:8-14). Você está disposto a desistir de suas idéias tolas e começar a pensar como um homem sábio? A escolha é sua – abundância ou pobreza!