Provérbios 2:20
Para que tu possas andar pelo caminho dos homens bons, e guardar as veredas dos justos.
Play Audio:
Só existem dois tipos de homens no mundo – homens bons e justos e homens maus e perversos. Estes dois grupos de homens vivem de maneira bem diferenciada: seus estilos de vida e princípios são bem diferentes. Homens bons e justos vivem uma vida nobre de virtude e de integridade. Homens maus e perversos vivem uma vida profana de vaidade e mentira. Só homens sábios conseguem enxergar as diferenças; só homens sábios podem entender as escolhas que conduziram a uma vida nobre e bem sucedida.
Este capítulo tem dois objetivos – ensiná-lo como obter sabedoria e entendimento(Pv 2:1-9)e a grande recompensa em obtê-los (Pv 2:10-22). Quando um homem obtém sabedoria, conhecimento, discrição e entendimento (Pv 2:10-11), ele estará a salvo dos homens e mulheres perigosos, que andam nas veredas e nos caminhos da perversidade (Pv 2:12-19). É deste estilo de vida maligna dos homens e das mulheres mundanas que Salomão procurou salvar o seu filho.
Em primeiro lugar ele explicou as razões negativas para obter sabedoria – para ser salvo das escolhas destrutivas e dos hábitos dos ímpios (Pv 2:12-19). Em seguida ele começou neste provérbio a explicar a razão positiva para se obter sabedoria – para seguir as escolhas e os hábitos dos grandes homens (Pv 2:20). Pois as bênçãos de proteção e prosperidade de Deus só estão sobre eles (Pv 2:21-22).
A definição de bom e ruim não é cultural, interpretativa ou preferencial. O nosso glorioso Deus resolveu estas questões simples na Bíblia. Ela claramente define o que é bom e aceitável, e o que é ruim e desprezível. Não existe um estilo de vida neutro. Ou você está vivendo uma vida boa ou uma ruim, e você será recompensado ou punido por causa dela.
A Bíblia não só define o que é bom e ruim; ela também dá exemplos de homens bons e ruins. Ela compara homens sábios com os tolos, mulheres virtuosas com mulheres detestáveis, santos com pecadores. O contraste é claramente visto entre Abel e Caim, Abraão e Ló, Davi e Saul, Abigail e Mical, Pedro e Judas, Paulo e Demas. Veja os comentários de Provérbios 12:26.
Homens bons pecam, mas não chafurdam em seus pecados. Eles podem cair sete vezes, mas se erguerão; o ímpio cai e fica lá (Pv 24:16). Davi e Pedro pecaram de forma deplorável, mas se arrependeram e revelaram um caráter abrangente excedendo em muito a outros homens. Saul e Judas pecaram de forma deplorável, e continuaram pecando. O caminho deles foi a destruição final e total.
A sabedoria é a chave que abre a porta para o caminho dos homens bons e a vereda dos homens justos. Ela é oferecida gratuitamente nas Escrituras, e especialmente neste livro de Provérbios. Se ela entra em seu coração e é agradável à sua alma, você será capaz de enxergar e seguir as vidas dos grandes homens e mulheres que existiram antes de nós, sendo o Senhor Jesus Cristo o maior exemplo de todos.