Provérbios 14:15

O simples acredita em cada palavra, mas o homem prudente olha bem por onde vai.

Play Audio:

 

Ceticismo é uma virtude. Precaução é um sinal de mobilidade. Exigir provas é sabedoria. Somente os bobos e os tolos acreditam em tudo que ouvem. Um homem sábio e bem sucedido examinará uma questão com todo o cuidado antes de tomar uma decisão a respeito. Ele entende os riscos e as recompensas antes de escolher um curso de ação. Ele não faz nada por acaso ou por uma expectativa.

O nosso provérbio fala de segurança e de sucesso. É um dos melhores. Memorize-o. Vai te livrar de poucas e boas (Pv 22:3). Vivemos em tempos difíceis. Os homens confiam mais em frases curtas de impacto do que em sãs considerações. A explosão de informação nos bombardeia com novas informações diariamente. Tele marqueteiros, catálogos de venda, propaganda, informações comerciais, comerciais “pop ups” e a internet lançam opiniões, sugestões e produtos sobre nós. Deus inspirou Salomão para salvá-lo desta situação com este enérgico ditado.

Os prudentes são sábios. Eles têm discrição. Não são crédulos. São céticos com qualquer coisa que soa como bom demais, fácil demais, ou organizado demais. O lema deles é, ”Bom demais para ser verdade”. Eles não ficam impressionados com coisas impressas, afirmações de autoridades, ou testemunhos de pessoas desconhecidas. Eles buscam por evidência, e esta precisa ser validada. Se os simples ficam excitados, eles concluem que isso não está certo. A opinião da maioria, em nossa sociedade ignorante e perversa, os assusta e os afasta.

Aprenda a rejeitar qualquer coisa que não tem comprovação, e aprenda os rudimentos sobre como avaliar as provas. O sistema educacional público negligencia a lógica e a retórica, porque querem que sejamos crédulos e confiantes nas ”autoridades”, que são os educadores, na mídia e nos humoristas. Nenhum deles, nestes dias de rejeição Bíblica, tem a mínima idéia a respeito da verdade e do erro. Veja o comentário de Provérbios 13:16.

Os homens são vulneráveis a fraudes em diversas áreas. Os idosos anseiam pela cura do envelhecimento e de doenças, por isso compram revistas repletas de especulações sobre a saúde e rapidamente encomendam o queijo do leite de cabras com óleo de tubarão! Jovens querem se parecer com Hércules e, por isso, ingerem quantias imensuráveis dos mais recentes pós visando o aumento de peso da mesma loja que a avó visitou! É claro que daqui a 20 anos eles provarão de um novo pó para reduzir seus pesos!

Alguns homens são suscetíveis a fraudes financeiros porque querem faturar milhões facilmente! Outros ficam obcecados a respeito de maquinações e evitam os caixas nos supermercados, com receio de receber a marca da besta! Maníacos por segurança param de voar, porque o voo deles num determinado dia, de um total de 40 mil voos por dia, pode ter o passageiro com uma bomba no sapato! E mães corujas tocam sons do mar subliminares para os seus filhos enquanto dormem para ajudá-los a aprender a nadar!

Pais, ensinem a seus filhos a serem céticos. Isto pode ser divertido. Mostre a eles as propagandas falsas que você recebe. Mostre a eles as frases em letras bem miúdas ressalvando o que afirmaram ser verdadeiro, e como contratualmente alugar ricas propriedades em condomínios nos mais diversos lugares dos quatro continentes do mundo. Ensine-os a procurarem o que está escrito em pequenas letras e ensine-os a analisar tudo à sua volta, que chamamos de circunspecção ou prudência (Ef 5:15).

Ensine aos seus filhos uma das mais importantes lições – não existem refeições gratuitas. Ensine a eles outra lição – nenhuma pessoa estranha os ama. Os vendedores e os comerciais tem um único objetivo, o de tirar dinheiro do bolso dos outros para colocar nos bolsos deles. Ensine-os que a Bíblia é o único livro no qual podem acreditar completamente. Ensine-os que o Senhor é a única Pessoa em quem podem confiar totalmente.

Assista aos noticiários vespertinos com eles e mostre a eles as besteiras que o apresentador do programa diz, não importa quem quer que eles sejam. Diga a eles que os apresentadores que alegam curas milagrosas jamais curaram alguém, e que angariam milhões de reais por ano, e dificultam qualquer proposição para que seus livros contábeis sejam auditados por auditores reconhecidamente capazes. Leia para eles “As roupas novas do imperador”, que é um conto de fadas de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen, inicialmente publicado em 1837, e explique para eles com que frequência precisarão afirmar, “Mas o imperador não está vestindo nenhuma roupa!”, em nosso mundo pervertido pela pressão de seus pares.

Vivemos nos tempos tenebrosos dos últimos dias (IITm 3:1). A informação é a coqueluche do momento. Escolas e graus, livros e outras mídias, se multiplicam ridicularmente. Estamos empanturrados de informação, mas há pouca verdade! Paulo avisa, “Que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. ” (IITm 3:7). E isto não vai melhorar, pois ele disse, “Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.” (IITm 3:13).

Marido proteja a sua mulher. Satanás roubou a mente de Eva em segundos no Éden, e Paulo advertiu que os religiosos horripilantes procurariam capturar mulheres tolas, fracas e vulneráveis (IITm 3:6). Proteja o seu vaso mais fraco (ICo 14:34-35; IPe 3:7). Qual é a cura? Confiança e conhecimento na Palavra de Deus (Sl 119:128; IITm 3:14-4:4)!

Temos aqui a sabedoria de Deus. Na vida existe a verdade e o erro. O homem sábio provará todas as coisas, rejeitará o erro, e se apegará à verdade. Paulo ensinou esta regra claramente quando escreveu, “Julgai todas as coisas, retende o que é bom.” (ITs 5:21). Os Bereanos eram nobres porque buscavam as escrituras para por à prova até mesmo Paulo (At 17:11). Eles não eram simplórios. Não criam facilmente, eles o provaram. Não creia em qualquer espírito (IJo 4:1-6)!

Deus é a verdade absoluta, e a Sua Palavra é a absoluta verdade (Dt 32:4; Jo 17:17). Satanás é um mentiroso e o pai das mentiras; nele não há verdade algum (Jo 8:44). E todos os homens seguem um ou outro. Não há chão neutro (Gl 1:8-9; Ef 2:1-3; ITm 6:3-5). Pelo nosso primeiro nascimento, nós amamos as mentiras (Jo 8:45). Mas como filhos de Deus, podemos seguir a verdade, se a provarmos e a buscarmos (Jo 8:47; ICo 2:15; Jd 1:3). Permita que Deus seja verdadeiro (Rm 3:4)

O Senhor Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6). Ele é o Fiel e Verdadeiro (Ap 19:11). Você pode confiar Nele completamente; para o seu futuro hoje e na eternidade.