Provérbios 12:4

A mulher virtuosa é uma coroa para seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.

Play Audio:

 

Uma mulher virtuosa é uma mulher nobre, graciosa, diligente e amorosa. Ela agrada e honra o seu marido fielmente. Ele é grato e se regozija na bondade de Deus para com ele através dela. Mas uma mulher odiosa envergonha o seu marido, e lentamente o mata de dentro para fora pela sua estupidez, egoísmo, teimosia ou infidelidade.

A coroa é simplesmente uma metáfora. Uma coroa honra a pessoa. Reis recebem coroas pela honra do seu ofício, e atletas são coroados para honrar as suas realizações esportivas. Uma grande mulher honra o seu marido pelo prazer e pela admiração que ela traz para ele, e ela coroa a autoridade dele através da sua submissão e pelo que ela exige dos seus filhos. A coroa é uma bela peça de jóias e a mulher virtuosa é assim, também, para com o seu marido!

A podridão nos ossos dele é uma símile simples, uma comparação que se revela pelo uso da palavra “como”. Os ossos são o suporte da anatomia e a podridão neles é um problema certo para o seu corpo. Pergunte a qualquer pessoa que sofre de leucemia avançada. Uma mulher odiosa causa terrível sofrimento à mente do homem e agonia para a sua alma. Em público ele fica envergonhado de estar casado com ela e em particular ele está profundamente ferido em seu coração. É uma aflição dolorosa. Uma mulher não consegue verdadeiramente entender isso, pois ela foi feita para ele e não ele para ela (ICo 11:9)

Mulher cristã, humilhe-se diante deste provérbio. Esqueça o que você pensa a seu próprio respeito. Esqueça o que a sua mãe lhe disse. Esqueça até mesmo o que o seu marido lhe diz. O elogio dele não é a medida. Nem chega a ser quase suficiente. Um homem que se sente maritalmente enlaçado sem uma coroa de ouro pode até pensar ou dizer que uma coroa de espinhos é bom! Especialmente num momento de fraqueza, quando ele precisa de alguma coisa, ou espera uma aprovação!

O seu marido provavelmente já não lhe disse a verdade. Se você perguntar, ele ainda não dirá. Pare e pense. É muito difícil criticar uma esposa, especialmente em questões tão íntimas e pessoais como o casamento e a sua condição de mulher. Os homens também temem as conseqüências da interrupção da tranqüilidade doméstica; eles ressentem ter que explicar o óbvio, novamente; e/ou eles podem não acreditar que vá surtir algum efeito de qualquer maneira. Ele provavelmente não está tão satisfeito quanto você pensa.

Pare de enganar a si mesma de que você é virtuosa. Os outros sabem que não é bem assim. A virtude é muito objetiva e visível. Suas opiniões autojustificativas e arrogantes são enganosas. Se você acha que a crítica é muito severa, pense a respeito destas três coisas. Uma mulher odiosa é uma das grandes maldições da vida (Pv 30:21-33).

A doença interna dos ossos vale um pouco de esforço para obter a sua atenção! E salvar a vida de um homem exige medidas desesperadoras, especialmente considerando a necessidade de impedir um assassino! Uma mulher má é mais amarga do que a morte, de acordo com o nosso Pregador (Ec 7:26)!

O caráter e a conduta que torna a mulher virtuosa são tão visíveis aos outros quanto a sua aparência. Uma mulher verdadeiramente virtuosa é altamente respeitada por todos os outros em todos os tempos (Pv 11:16). Mas o mau cheiro de uma mulher odiosa não pode ser escondido, não importa o que ela pensa de si mesma (Pv 27:15-16). A maioria das pessoas só enxergam um porco coberto de pelos e mal cheiroso, mesmo quando são informados de que ele tem uma anel de ouro de 24 quilates no nariz (Pv 11:22)! Humilhe-se! Deixe que o Pregador lhe ensine alguma coisa!

Os seus filhos também sabem. Eles sabem se o pai deles está alegre e contente com a sua maravilhosa esposa, ou se ele está apodrecendo nos seus ossos por força da negligência e da solidão. Você vai custar a si mesmo os seus filhos e as suas filhas, pois eles se ressentirão por você ter ferido o pai e por ser muito menos aquilo que querem ser, ou ter, em um casamento.

O que é que efetivamente envergonha um homem e faz com que apodreça de dentro para fora? Uma falta de sexo frequente, uma casa suja e desorganizada, conversa demais, falta de sexo criativo, crianças negligenciadas física ou emocionalmente, preguiça, uma atitude negativa e queixosa, a falta de sexo agressivo, implicância, más maneiras em público, uma falta de reverência, um corpo fora de forma, insubordinação, um enfoque pudico a respeito do sexo, falta de comunicação, uma falsa moral, a falta de sorrisos alegres, correção de detalhes, cuidado excessivo com as crianças, relembrando os defeitos dele, animação por poder se afastar para estar sozinha, se eriçando quando corrigida, os outros não gostam dela, e uma atitude de “Eu estou ótima”.

Todas estas coisas são claramente condenadas e repreendidas na Bíblia. Uma mulher virtuosa tem ao Senhor acima de tudo. Ela procura se exceder em tudo aquilo que a Bíblia ensina como sendo a medida de uma grande mulher. Ela lê o comentário sobre Provérbios 31:30. Ela reconhece as porções Bíblicas que são enviadas por Deus para ela. Ela as ama e as põe em prática. Algumas dessas, são: (Gn 3:16; ICo 7:1-5; 11:9; Ef 5:22-24,33; Tt 2:3-5; IPe 3:1-6)

Uma mulher virtuosa conhece o livro de Provérbios, inspirado por Deus (Pv 31:10-31).

E o livro de Cantares de Salomão que é para ela. Ela quer ser a companheira alegre e amorosa do seu marido, a maior amante do mundo, a deusa doméstica em questões das responsabilidades do lar, uma rainha de hospitalidade e de graça social, e uma mãe perfeita dos filhos dele, como poderá ser compreensivamente observado detalhadamente nestas duas passagens.

Só existe um meio de se tornar essa mulher. Confesse os seus pecados a Deus e ao seu marido; elimine toda a amargura e sua auto justificação; repudie as suas próprias idéias e hábitos; confie na Palavra de Deus, sem questionamentos; e alegremente pratique tudo que está escrito na Bíblia para as mulheres, sem qualquer justificativa. Você e seu marido serão mais felizes por isso; seus filhos serão mais felizes; e o SENHOR do céu lhe recompensará.

Homem cristão, há esperança, a Palavra de Deus pode curar o apodrecimento dos seus ossos se você puder ajudar a sua mulher a crer e a obedecê-la. Deus criou a mulher para você, e Ele escreveu o perfeito manual do casamento para que você obtenha uma coroa de ouro puro. Ela precisa estar na igreja que prega todo o conselho de Deus de uma maneira prática e poderosa. E você deve fazer tudo que puder para dirigir, encorajar e direcioná-la à obediência à Bíblia.

Se você está casado com uma mulher virtuosa, segundo a medida da Palavra de Deus, então você é grandemente abençoado, pois uma mulher assim é uma benção divina do céu (Pv 14:1; 18:22; 19:14; ICo 11:7,11). Dê graças ao SENHOR por salvá-lo de uma morte lenta e dolorosa!

Jovem, pense a respeito de ossos apodrecendo. É o que você vai sofrer se você casar com pressa ou tolamente. Veja os comentários sobre Provérbios 31:30. Sendo solteiro é uma situação celestial se comparado com um casamento com uma mulher mediana em nossa sociedade (Pv 19:13; 21:9,19; 27:15-16). Mulheres virtuosas são raras, muito raras. Você precisa confiar em Deus, buscar em muitos lugares, ser crítico e confiar em homens sábios para ajudá-lo a avaliá-las.

A mulher virtuosa também é uma coroa para o seu Senhor Jesus. Ele impede que os adversários do evangelho falem mal ou blasfemem da palavra de Deus (ITm 5:14; Tt 2:5). Seu amor por Cristo é pura hipocrisia se ela não ama ao marido da maneira que Jesus Cristo a ensinou em Sua Palavra. Que toda mulher seja uma esposa virtuosa. Que todo jovem busque por uma.