Provérbios 31:16
Ela considera um campo e o compra; ela planta uma vinha com o fruto de suas mãos.
Play Audio:
A mulher virtuosa nunca descansa em cima da sua fama; ela raramente se senta! Aqui ela segue adiante numa nova direção. Deveres domésticos não ocupam todas as suas habilidades e tempo, por isso ela analisa empreendimentos, adquire bens imobiliários e investe a sua disponibilidade em ganhos dos seus ativos.
Mulheres, a mãe do rei Lemuel deu a ele as seguintes palavras: “Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou sua mãe.” (Pv 31:1). Estas não são palavras de um homem, que não conhece as dificuldades de uma esposa e mãe. Estas são as palavras de uma mãe que sabe que a diligência criativa é o traço de uma esposa perfeita. Boa aparência, cozinhar e limpar não são suficientes! Esta mulher é uma sábia troiana!
Ela considera um campo. Ela é inteligente e bem informada o suficiente para vislumbrar o potencial de um terreno não desenvolvido para o uso imobiliário comercial. Ela não perde uma boa oportunidade. Ela analisa diferentes idéias comerciais para aquela propriedade, avalia o investimento capital, calcula o potencial do retorno, verifica os preços de mercado para o vinho, determina o retorno lucrativo do investimento, fixa o valor do fluxo de caixa necessário e toma a sua decisão.
Ela adquire a propriedade. Tendo considerado o potencial da propriedade e o preço correto para um retorno lucrativo, ela gasta suas preciosas reservas para adquirir a propriedade. Ela é decisiva e arrojada; ela consegue discernir o futuro e é corajosa; ela é criativa e empreendedora. Ela confia na sua habilidade, análise e o potencial lucrativo de forma a recompensar futuramente a sua família.
Ela usa o fruto de suas mãos para efetuar o investimento. Em razão do sábio cuidado dela pela casa e de outras questões financeiras, o seu marido lhe deu uma porção da receita familiar (Pv 31:11-12,23,31). Veja os comentários de Provérbios 31:31. Ao invés de gastar horas procurando ofertas de cruzeiros marítimos, ela busca maneiras de investir o seu dinheiro visando o futuro de sua família.
Ela planta um vinhedo. Ela evita projetos sociais de mulheres que nunca trabalharam um dia em suas vidas. Ela quer trabalhar – ser produtiva. Ela não somente adquire a propriedade como também investe o seu trabalho de forma a completar o projeto (Pv 12:27). Ela adquire e planta as sementes, e espera. Ela enxerga o futuro, considerando que um vinhedo não é formado da noite para o dia. Que senhora!
O cristianismo não ensina as mulheres a serem caseiras ignorantes. A mulher virtuosa trabalhou fora da sua casa. Em primeiro lugar ela supriu as necessidades do seu marido e filhos (Pv 31:10-12 e 27-28). Ela conhecia boas donas de casa (Tt 2:5) que condenavam qualquer ociosidade e hábitos pecaminosos de mulheres insensatas; isto não queria dizer que ficavam o dia todo em casa (ITm 5:13-14). Ela coloca o SENHOR em primeiro lugar, o seu marido em segundo, a sua família em terceiro, e os negócios em quarto. O seu marido e filhos a louvarão, não por estar em casa o dia todo, mas por ajudar no desenvolvimento do patrimônio familiar.