Provérbios 26:10

O grande Deus que formou todas as coisas, tanto recompensa ao tolo, quanto recompensa aos transgressores.

Play Audio:

 

Só há um Deus verdadeiro – o Criador de todas as coisas – e o Seu nome é Jeová. Ele é o Deus Todo Poderoso, e Ele dirige o universo como o único Ser independente e infinito. Ele é o Senhor Soberano sobre todas as criaturas, e Ele pune os tolos ignorantes e preguiçosos e pecadores rebeldes e presunçosos. Nenhum desses escapará ao Seu juízo certo.

O que podemos conhecer a respeito de Deus? Nós vemos na natureza o Seu eterno poder e a Sua suprema personalidade de Deus através do raciocínio dos efeitos à causa (Rm 1:20). Somente escarnecedores dementes dedicam um só pensamento à evolução – todos os homens observadores sabem que há um único Criador glorioso (Sl 19:1-6). O sol, as estrelas, os oceanos, as tempestades, as estações, as criaturas, a vida e a morte, todos testificam claramente a seu respeito.

Que mais podemos saber a respeito de Deus? O único livro inspirado no mundo, a Bíblia, O descreve com detalhes maravilhosos. Só Ele recebe o nome de Jeová – EU SOU O QUE SOU – o Deus eterno existindo em Si e de Si (Êx 3:14; 6:3). Ele é o Deus Todo Poderoso, e Ele zomba de todos os outros deuses como sendo o produto da imaginação de homens tolos (Is 9:6; 44:9-20; Sl 135:5-18).

Algo mais? Ele não absolverá nem livrará pecadores por quaisquer meios (Nm 14:18; Na 1:3). Todos eles serão punidos (Sl 9:16-17; 50:21-22)! O SENHOR Jeová não tolera tolos e Ele despreza e odeia os ímpios (Sl 5:5-6; 11:5-6; Mt 7:23). Ele mantém o registro de cada pecado e Ele julgará severamente cada pecador (Ap 20:11-15). Ele pode puni-lo nesta vida e/ou na próxima, e os homens deveriam tremer diante Dele (Ec 3:14; Lc 12:4-5).

Deus pune os tolos e transgressores. Um tolo é um transgressor, e um transgressor é um tolo (Sl 14:1; 36:1). Mas quando distinguidos, como neste provérbio, nós procuramos as diferenças. Um tolo peca por ignorância e/ou por preguiça; um transgressor peca presunçosamente e por rebeldia; mas ambos são dignos de juízo (Sl 19:12-13; Lc 12:47-48).

Quais as lições a serem extraídas? Viva com sobriedade e justiça à luz deste grande Soberano (Ec 12:13-14). Não se aflija pensando que os pecadores escaparão com as suas maldades (Sl 37:35-36; Ec 5:8). Não pense em se vingar deles com as suas próprias mãos (Na 1:2). Use de todos os meios possíveis para evitar ser um tolo; e ore e trabalhe contra os pecados da presunção.

A maioria dos comentaristas questionam as palavras de Deus, alteraram o versículo de forma a ler, “Um grande homem sofre tudo; e ele contrata o tolo; e também contrata os transgressores.” Que paródia! O sentido elíptico de Deus está além do entendimento deles (está em itálico na versão “King James”). Esta mesma presunção fez com que eles dissessem que Elanã matou Golias (em qualquer outra versão, exceto na KJV – “King James Version” em inglês que afirma que Elanã matou o irmão de Golias; IISm 21:19). E não perceber que Jesus argumentava a partir de uma palavra também escrita em itálico (Mt 22:31-33 compare com Êx 3:6).

Leitor! Você tem sido um tolo? Você é um tolo? Você tem sido um transgressor? Você é um transgressor? Se você respondeu positivamente a uma destas perguntas, você está numa terrível situação, pois o grande Deus lhe recompensará – e o salário do pecado é a morte (Rm 6:23)!

Existe esperança para você? Nenhuma se para isso você depende de suas habilidades, seu “pedigree”, ou do seu valor!

A única esperança para você é um Salvador, um Mediador, um Arbitrador, ou um Sumo Sacerdote com um sacrifício infinito (Mt 1:21; ITm 2:5; Jó 9:33; Hb 7:25-27)! O grande Deus escolheu os Seus eleitos em Cristo Jesus antes de ter formado todas as coisas, e Ele livrará cada um da justa e terrível recompensa dos seus pecados (Jo 6:39; 10:26-29; 17:2; Rm 8:29-39; 9:14-24; Ef 1:3-12). Tome posse da sua eleição e salvação por crer que Jesus Cristo é o grande Filho de Deus e que pratica atos de justiça por Ele (IIPe 1:5-11).