Provérbios 25:25
Como águas frias para uma alma sedenta, assim são as boas novas vindas de uma terra distante.
Play Audio:
Você é um bom comunicador? Você mantém os outros informados a respeito de coisas boas? Você é um facilitador de informações? Você leva em consideração aqueles que estão por fora do circuito e perdem uma boa reportagem? Você é um correspondente consistente com aqueles que desejam ouvir de você? Você se lembra daqueles que amam você e que ficariam contentes em receber uma palavra sua?
O provérbio é uma simples analogia e símile. Uma pessoa sedenta é encorajada, preservada, refrescada, revitalizada e sustentada por um copo de água refrescante. Você deve ser capaz de enxergar o seu rosto feliz e sentir o seu coração agradecido! Um bom relato de um amigo distante ou de um projeto de empreendimento tem o mesmo efeito revigorador sobre aqueles que ouvem o respeito. Boas notícias são um grande presente e é barato! Porque não comunicar mais? Que maneira mais simples de refrescar a outros!
A maioria dos comentadores limita este provérbio a uma aplicação espiritual do Novo Testamento. Eles fazem da boa notícia o evangelho de Cristo, e fazem de um país distante o céu. Ao usar versículos bem conhecidos a respeito do evangelho, eles tornam a questão bastante atrativa para a interpretação que eles dão. Se este versículo estivesse inserido no capítulo 10 de Romanos, poderíamos até concordar com eles. Mas não está.
O evangelho de Jesus Cristo certamente é boas novas, e o céu é um país distante: e ouvi-los sendo pregado é refrescante para a alma. Mas Salomão ensinou lições práticas de sabedoria, como ele esclareceu bem na introdução do livro (Pv 1:1-9). Não há nenhuma referência ao evangelho no provérbio anterior ao de hoje e nenhuma no provérbio posterior (Pv 15:24,26). Se lembrarmos de que provérbios são ditados obscuros com um significado oculto, precisamos olhar com mais atenção em sua lição (Pv 1:6).
Existe uma lição prática e valiosa de sabedoria nestas palavras? Sim! É uma sugestão obscura para a invenção do telefone e do e-mail? Não! Boas notícias de pessoas ou situações distantes é encorajador e benéfico, por esta razão homens sábios são bons comunicadores para agradar e beneficiar aqueles que dependem deles (Pv 25:13). E com geniais invenções para se comunicar no século 21, não há razão para que não seja!
De que forma o ouvir de José afetou a Jacó? Ele não estava interessado em saber a respeito da comida ou do ouro nos sacos dos seus filhos comparado com aquela maravilhosa notícia vinda de um país distante (Gn 45:27-28)! O espírito de Jacó reviveu, e ele determinou ir ver o seu filho. Quem está esperando ouvir de você? Existem alguns desfalecendo com problemas que se animariam com uma boa palavra sua?
A maioria dos homens é egoísta demais para se comunicar. Outros estão ocupados demais, possuem temperamentos silenciosos, ou nunca foram treinados. Alguns não enxergam o objetivo ou o valor da comunicação. É comum se ouvir. “Longe da vista, longe do coração.” Mas os homens sábios não pensam desta maneira. Buscando crescer em favor para com Deus e os homens, eles são consistentes e meticulosos comunicadores. Eles sabem que um bom pensamento não expressado não tem valor algum. Porque considerar isto, se você não o disser?
Quem deseja ouvir a seu respeito? Quem sente que está num país distante pela falta de suas notícias? Os seus superiores estão informados a respeito do progresso de um projeto? Seus subordinados sabem o que você espera deles e se você está contente? Os seus pais sabem que você está bem? Os seus filhos sabem o que você quer que eles façam? Quando foi a última vez que você encorajou em Cristo um amigo distante? O que dizer dos membros da igreja que podem estar fora do círculo de comunicação?
Salomão já havia ensinado no contexto que um mensageiro fiel refresca seu patrão (Pv 25:13), mas aqui a sua ênfase está na mensagem. Que notícias boas você pode transmitir hoje para animar espíritos abatidos e beneficiar a outros? Um bom relatório engorda os ossos – ele prospera a vida de homens (Pv 15:30)! Esperar tempo demais pode deixar uma pessoa doente (Pv 13:12)! Você poderia ser uma árvore de vida para outros, simplesmente por se comunicar agora mesmo! Escolha alguém! Faça isto!
Para que algum leitor pense que o evangelho de Cristo não é a maior notícia jamais comunicada à terra, considere este glorioso texto: “Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Is 52:7).
Tão maravilhosamente grandiosa é esta mensagem que o abençoado Deus celestial certa vez rasgou uma abertura nos céus sobre a Judéia com uma multidão de anjos do exército celestial para dar uma notícia a pastores solitários. “Eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo… Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!” Leia o relato completo (Lc 2:8-20)! Mate a sua sede! Deixe que ela alegre o seu próprio coração!