Provérbios 24:12

Se dizes: Eis que não sabíamos; aquele que pondera o coração não o considerou? E aquele que guarda a tua alma, não sabe disso? Não retribuirá cada homem de acordo com suas obras?

Play Audio:

 

Guarde as suas desculpas! Elas não funcionam. Você não pode enganar a Deus, que sonda o seu coração e guarda a sua alma. Ele conhece os seus pensamentos, e Ele o recompensará de forma correspondente. Apesar das suas desculpas poderem justificar você diante dos outros, o grande Deus não é tão facilmente movido.

Este aviso sóbrio é para ser compreendido à luz do versículo anterior, “Livra os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança, se os puderes retirar.” (Pv 24:11). Deus o considera responsável por livrar qualquer pessoa inocente de uma morte não merecida. Se você resolver não se envolver se justificando que não sabia, Deus o julgará com justiça.

Onde houve custo, esforço ou perigo envolvido, a maioria não se envolverá como é ocaso da lição do Bom Samaritano que Jesus mostra. Tanto o sacerdote quanto o levita, apesar de serem conterrâneos, se recusaram em ajudar um judeu ferido. Foi um samaritano, um inimigo cultural dos judeus, que parou e fez tudo o que era necessário ao homem ferido (Lc 10:29-37).

A maioria das pessoas não gosta de se incomodar. A maioria espera que outros cuidem do problema. A maioria não gosta de se envolver porque isto pode lhes custar tempo e dinheiro. Estas pessoas egoístas e preguiçosas evitam uma consciência culpada, ignorando os eventos à sua volta. Mas homens e mulheres nobres e virtuosas são vigilantes e se envolvem, pois são melhores.

Duas pessoas aqui escolheram não tomar conhecimento. Esta é a desculpa para não se envolver em salvar uma vida. Tais desculpas trazem o juízo de Deus, “O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre também clamará e não será ouvido.” (Pv 21:13). E, “O que dá ao pobre não terá necessidade, mas o que esconde os olhos terá muitas maldições.” (Pv 28:27)

Temos aqui o pecado da omissão – Você não fez algo que deveria ter feito. A maioria dos homens só pensa nos pecados da comissão – fazer alguma coisa que não deveriam ter feito. Mas os homens piedosos também medem a si mesmos por aquilo que Deus espera deles, pois a Bíblia diz, “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado.” (Tg 4:17).

A Palavra de Deus, o Senhor Jesus Cristo, é ágil e poderosa, e Ele discerne os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4:12). Tudo em sua vida está nu e descoberto aos olhos Dele (Hb 4:13). Portanto, é melhor você considerar sobriamente todos os seus deveres diante Dele que, no caso do nosso provérbio em destaque, é ajudar e livrar aqueles que estão em sérias dificuldades (Hb 4:14).