Provérbios 20:19

Aquele que vai por aí como um mexeriqueiro revela segredos; portanto, não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.

Play Audio:

 

Pessoas de duas caras são perigosas. Elas falam dos dois lados da boca na medida em que isto lhes é conveniente. A lição visa evitá-las pelos problemas que elas causarão em sua vida. Aqui temos um grande conselho de um homem sábio – uma pessoa lisonjeira também é culpada de espalhar boatos.

O que é um espalhador de boatos? É uma pessoa que possui informações confidenciais a respeito das pessoas, que ela compartilha com outras para causar danos à reputação de quem ela fala. Espalhador de boatos é o pecado esquecido da boataria. A Bíblia também chama isto de detração e de mexerico. É comumente chamado de fofoca.

Quais são os segredos? São informações privadas dadas como tais ou informações pessoais que deveriam permanecer em segredo. São fatos que não deveriam se tornar públicos, pois só causariam danos a reputações. Todo mundo tem segredos ou esqueletos que desejam manter em segredo.

O que significa entremeter? Significa se associar ou misturar com pessoas ou coisas. Neste caso, significa associar com bajuladores conhecidos. A advertência de Salomão visa evitar a interação social ou amizade com pessoas que gostam de bajular, pois representam um perigo para você.

O que é bajular? São cumprimentos excessivos ou elogiosos para ganhar a confiança, aprovação ou favores da pessoa. O objetivo é o de gratificar a vaidade da pessoa e fazer com que se sintam honrados ou distinguidos. Isto é insinceridade em graus variáveis, pois geralmente têm segundas intenções.

O provérbio lhe avisa para evitar bajuladores, porque frequentemente também são fofoqueiros. Se você permite que um bajulador adule você e consegue fazer com que você relaxe a respeito de questões da sua vida, ele toma aquela informação e a repartirá com outros visando causar dano à sua causa e ao seu nome.

Seu sucesso depende de duas coisas neste provérbio. Em primeiro lugar você mesmo deve evitar o bajular e o fofocar, porque as duas coisas são pecados à vista de Deus e dos homens de bem.

Bajulação é agradável tanto para dar como para receber, mas basicamente é uma mentira. Ela corrompe relacionamento. Deus adverte quanto a dar ou a recebê-la (Sl 5:9; 12:2-3; 78:36; Pv 2:16; 6:24; 7:5,21; 20:19; 29:5; ITs 2:5). Se você está na área de vendas, ou é um otimista, ou uma pessoa eloquente, esteja avisado.

Você não deve lisonjear. Jó disse, “O que, lisonjeando, fala aos amigos, também os olhos de seus filhos desfalecerão.” (Jó 17:5); Eliú, o amigo mais sábio de Jó, não daria títulos lisonjeiros a homens (Jó 32:21-22). Jesus condenou a lisonja, especialmente na religião (Mt 23:5-12).

Você não deve aceitá-la. Salomão disse, “O homem que lisonjeia a seu próximo arma uma rede aos seus passos.” (Pv 29:5). E novamente, “A língua falsa aborrece aquele a quem ela tem maravilhado, e a boca lisonjeira opera a ruína.” (Pv 26:28). Apesar de agradável, é perigoso.

Você deveria confiar na língua dos outros? Você consegue domar a sua própria língua? Apesar de todo o tipo de animais terem sido domesticados, nenhum homem consegue verdadeiramente domar a língua – é um mal ingovernável, cheio de veneno mortal! Quem foi tão desrespeitoso para com a sua língua? O inspirado apóstolo Tiago (Tg 3:7-8)!

A língua é um dos menores membros do corpo, mas é um dos mais perigosos, da mesma forma que um fósforo pequeno pode destruir por fogo uma floresta. O mesmo apóstolo escreveu, “A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” (Tg 3:6).

Os provérbios de Salomão revelam que ele tinha muito a dizer a respeito da maneira de falar. Ele lhe avisa para julgar os homens pela sua maneira de falar (Pv 7:4-5; 14:7; 19:27; 23:6-8; 27:15). E avisa a você para controlar o seu modo de falar (Pv 10:21; 15:1; 17:27; 25:15). Você aprendeu as lições cruciais?

Você pode encontrar maneiras de falar honestas e sóbrias nas igrejas de Jesus Cristo. Lá os pastores lhe dirão a verdade a respeito de você mesmo, pois falam como embaixadores de Deus. Os membros ali farão o mesmo, pois têm os seus interesses terrenos e eternos nos corações deles.