Provérbios 16:22

O entendimento é uma fonte de vida para aquele que o possui, mas a instrução dos tolos é a loucura.

Play Audio:

 

Alguns homens são vencedores e outros são perdedores. Qual é o seu ativo maior? Você consegue medir o verdadeiro sucesso e a riqueza? Alguns homens têm dentro de si uma fonte de vida, e esses são verdadeiramente ricos. Mas outros estão cheios de tolice, o que os deixa falidos de dentro para fora. O entendimento, ou o poder de pensar corretamente, é algo maravilhoso, mas poucos o têm. Tolice, que é a estupidez ignorante, governa os pensamentos e as ações da maioria dos homens.

O que é entendimento? É a habilidade de entender – de compreender e captar a verdadeira natureza de alguma coisa. É a análise correta e apropriada de um dilema, evento, ou situação que vê tudo de vários ângulos e suas consequências. É o raciocínio acurado e inteligente que leva à conclusão certa por entender corretamente todos os detalhes de uma questão e quais as possíveis contingências. Ele olha para além das aparências de forma a ver a verdadeira essência de uma questão.

O que é uma nascente? É a fonte ou a cabeceira de um riacho; a origem de um rio. Quando usado figurativamente, uma nascente é uma fonte de perene emanação ou suprimento. A nascente é a provisão contínua ou perpétua de alguma coisa. Salomão descreveu a excelente maneira de falar de um homem sábio como sendo uma fonte, quando escreveu, “Águas profundas são as palavras da boca do homem, e a fonte da sabedoria, ribeiros transbordantes” (Pv 18:4).

O entendimento é uma nascente de vida fornecendo um suprimento perpétuo de análises e conclusões corretas para os numerosos dilemas, situações e dificuldades da vida. O homem com entendimento pode sempre escolher aquelas alternativas que preservam e prosperam a sua vida. O homem que possui entendimento é verdadeiramente rico. Ele possui um tesouro de conhecimento e sabe como usá-lo para proteger a si mesmo e aqueles que estão à sua volta da morte, da disfunção e das dificuldades.

Mas considere a maioria dos homens! Eles não possuem uma fonte de entendimento. São ignorantes e estúpidos. São insensatos. Seus pensamentos, palavras e ações são dirigidos pelos seus próprios pensamentos tolos, o que os leva à tolice e à morte a cada esquina. Ao invés de melhorarem suas vidas, criam disfunções, devastações, miséria e dor para si mesmos (Pv. 13:15; 19:8). Todas as vezes que voltam para dentro de si mesmos à busca de uma resposta, só conseguem idéias insanas e profanas. A insensatez deles resulta em disfunção, destruição, dificuldades e morte.

Leitor, não pense que você mesmo está acima da instrução da insensatez. Você chegou a este mundo sujando a si mesmo; e sem o auxílio de Deus, você vai acabar insensato da mesma forma como você entrou no mundo. Você nasceu com um coração desesperadamente enganoso e perverso (Jr. 17:9), e somente por um transplante de coração pela regeneração e conversão você pode ter entendimento. O mundo e o diabo estão decididos a levá-lo para baixo, ao nível de pensamento vil, perverso e rebelde deles.

Você pode constituir uma fonte de vida. Davi escreveu, “Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade” (Sl 119:104). E, novamente, “A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples” (Sl 119:130). A Bíblia que contém os preceitos e a palavra de Deus desenvolve o entendimento. Você pode entender mais do que os seus professores e os anciãos guardando os preceitos de Deus (Sl 119:99-100). São as palavras de Deus encontradas na Bíblia que ensina a sabedoria e o entendimento (Dt 4:5-8).

Obedecendo humildemente os mandamentos de Deus e se desviando do mal é o caminho para o entendimento (Pv 28:5; Jó 28:28; Sl 111:10). Isto deveria fazer perfeito sentido, considerando que o Deus, infinitamente sábio, foi Quem inspirou as palavras da Bíblia. A sabedoria começa com o temor do Senhor (Pv 3:3-6; 9:10), e aumenta ainda mais com a oração (Pv 2:2-3; IRS 3:9; Cl 1:9). É a inspiração de Deus que pode dar a um jovem uma vantagem sobre os homens mais velhos. (Jó 32:8; IITm 2:7).

Nabal e a sua mulher Abigail ilustram a diferença entre o bom entendimento dela e a grosseira tolice dele (ISm 25:3). Enquanto Nabal colocou em risco toda a sua família por ser insolentemente rude com os servos de Davi, a sábia mulher preservou seu lar ao piedosamente argumentar com um Davi bastante irado. O que o Senhor fez? Ele matou a Nabal e deu a linda mulher dele a Davi. O entendimento dela era uma fonte de vida para ela e para a sua casa.

Quando os homens param para pensar, o resultado são idéias como evolução e revolução, duas coisas que homens com entendimento ridicularizam como sendo absurdas. Eles leem a Bíblia e sabem que todas as coisas foram criadas do nada pela ordem de Deus (Gn 1:1-3; Hb 11:3) e a rebelião é a natureza de cães rábicos (IIPe 2:10-12). Eles sabem que a pena capital funciona, não importando o que a ACLU (organização americana de defesa dos direitos do indivíduo) possa dizer (Gn 9:6; Ec 8:11). E sabem que punição física funciona melhor do que ser moído até o chão (Pv 13:24; 22:15).

Quando você reúne vários homens pensando, eles produzem a idéia de casamentos do mesmo sexo, o que um homem com entendimento odeia como sendo uma abominação contra Deus e a natureza (Rm 1:24-27). Quando você reúne várias mulheres, elas tratam do assassinato dos seus bebês em gestação, enquanto realizam demonstrações para salvar corujas pintadas e proibir a punição física (Êx 21:22-25; Jó 39:13-18)! A instrução dos insensatos é a tolice!

Esses idiotas promovem os sindicatos de trabalho para protegerem seus empregos, o que resulta num efeito oposto com o fechamento de suas empresas ou a transferência de suas indústrias para outros países! Eles argumentam que a Segunda Guerra mundial trouxe a prosperidade dos anos 50, mas nunca são capazes de ligar os pontos para compreenderem que a destruição jamais traz a prosperidade! Eles chamam de arte a confusão de Picasso, de música o “rap” iletrado, o adultério de caso, e sodomia de “gay”. Quanta tolice!

O precioso livro de Provérbios, que foi dado para ensinar o entendimento (Pv 1:2), ensina aos homens para evitarem os esquemas de rápido enriquecimento (Pv 12:11; 13:11), alerta contra dar garantias (Pv 17:18), ensina como tratar uma pessoa que foi ofendida (Pv 15:1), alerta a respeito do perigo da raiva (Pv 14:29), e dá o padrão de uma grande mulher (Pv 31:30), entre muitas outras lições.

Mas o entendimento vai muito mais longe. O homem que o tem conhece a causa e a cura da morte (Rm 6:23)! Glória! Ele conhece o objetivo da existência do homem na terra (Pv 16:4; Ap 4:11). Glória! Ele sabe de um conflito espiritual fora da sua visão que excede em importância a qualquer evento visível (Ef 6:12). Ele conhece o futuro do universo e Quem está realmente no controle!

Insensatos devem ser evitados, porque a tolice deles corrompe as suas boas maneiras (Pv 9:6; 13:20; ICo 15:33). Como é que você pode identificar um insensato? Ouça (Pv 14:7)! O insensato não consegue controlar a sua boca. Ele vai despejar a bobagem que está no coração dele (Pv. 15:2,28; Ec 10:12-14). Assim que você identifica uma pessoa que fala o oposto daquilo que está na palavra de Deus ou que não a estudou, evite-o e o despreze (Is 8:20; Rm 16:17-18; ITm 6:3-5,20-21; IITm 2:23).

Estupidez deveria ser crime: e é contrário à lei de Deus (Rm 1:31). O Senhor espera que você use a sabedoria que Ele oferece através da Sua palavra e dos Seus pastores (Pv 1:22-23; 9:1-6). Se você não aceitar isso e a buscar, Ele vai rir da suas calamidades (Pv 1:23-33; 8:5,36). Esta é a busca mais importante da sua vida (Pv 4:5-7; 16:16; 23:36). O que você está esperando? O que está desviando a sua atenção? O que está enganando você? Busque o entendimento com todas as suas forças.

Assim que você conseguir algum entendimento, você poderá se tornar uma árvore de vida para aqueles à sua volta (Pv 10:21; 15:4). Quando os outros não souberem o que fazer, você deverá ter as respostas certas de verdade e entendimento para eles (Pv 22:17-21). Ao invés de uma criança que precisa ser ensinada, você estará crescendo em entendimento de forma a ensinar a outros (Hb 5:12-14).

O que você vai fazer hoje e amanhã para criar uma fonte de vida? O futuro da sua família e patrimônio depende disso (Pv 23:3). Até um homem pobre pode obter entendimento, apesar da pobreza geralmente provar o contrário (Pv 28:11). Deus tem enviado pastores para alimentarem o seu conhecimento e entendimento (Jr 3:15; Ne 8:7-8). Você ama a repreensão deles (Pv 15:32)?

Você vive no período perigoso dos últimos dias, e é seu santo dever, diante de Deus, ser sábio e entender qual é a vontade do Senhor (Ef 5:15-17). Ao invés de trocar a verdade por fábulas como o resto do mundo cristão, você precisa seriamente lutar pela fé uma vez entregue aos santos (Jr 6:16; IITm 4:3-4; Jd 1:3).

Bestas brutas não possuem entendimento algum, não importa o que a PETA (uma organização não governamental que se dedica aos direitos dos animais) diga. Mas Deus cega os homens rebeldes que se tornam piores do que bestas brutas (Is 44:18-20; Rm 1:18-27; Ef 4:17-19). Hienas e jumentos não praticam o cruzamento do mesmo sexo! E não tente obter entendimento do sistema educacional deste mundo, porque Deus prometeu destruir os esforços deles (ICo 1:19-20; 3:19-20).

Se você crê com sinceridade e verdade que Jesus Cristo é o Filho de Deus, você possui um grande entendimento através do dom da vida eterna (IJo 5:20). Você deveria estar sempre agradecido (IITs 2:13), pois nenhum homem pode compreender ou discernir as coisas de Deus sem o milagre da regeneração (Sl 14:2; 53:2; Jo 8:43; 12:40; Rm 3:11; ICo 2:14).

Ao Senhor Jesus Cristo foi dado grande entendimento, pois Nele estavam escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Is 11:1-4; Cl 2:3). Humilhe-se diante de Deus e rogue a Ele por um pouco daquela sabedoria. Ele não vai lhe dar as costas ou criticar o seu urgente pedido (Tg 1:5; Cl 1:9-10). Aplique-se à palavra de Deus a cada dia, e dê concentrada atenção aos Seus pregadores. Você pode ter uma fonte de vida para a sua grande prosperidade.