Provérbios 15:31

O ouvido que ouve a repreensão da vida habita entre os sábios.

Play Audio:

 

Quão bem você ouve? Especialmente em relação àqueles que o reprovam? Disposição para acatar a correção e a instrução é uma condição para a sabedoria. Se você ressente a repreensão, você então rejeita a sabedoria, o que é necessário para um viver bem sucedido. Você quer ser um homem sábio? Então aprenda a aceitar repreensões.

Salomão repetiu a sua informação de outra forma, “O que rejeita a correção menospreza a sua alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento.” (Pv 15:32). Se você recusar a correção e a instrução, que são necessárias para um viver bem sucedido, você precisa desprezar a sua própria alma, pois você rejeitou os meios da sabedoria.

Uma das principais lições do rei Salomão, é a importância de obter a sabedoria pela correção, instrução, repreensão, reprovação e avisos de outros. Um homem sábio aceitará a reprovação e o amará por assim fazer e, como resultado, se tornará ainda mais sábio; mas o escarnecedor rejeitará a correção e irá odiá-lo por isso (Pv 9:8). Um cresce no favor de Deus e dos homens; o outro é odiado e rejeitado por ambos.

O que é reprovação? É quando alguém expressa uma desaprovação da sua conduta, ações, crenças, etc.; quando repreendem, culpam, ou encontram falha em você ao fazer algo errado; quando eles censuram, criticam ou advertem você de que a sua atual direção na vida é insensata e terminará em dor ou problemas.

É difícil apreciar o criticismo. Por quê? Porque todo caminho do homem é direito aos seus próprios olhos (Pv 16:2,25; 20:6; 21:2). Como todo homem pensa que ele está certo, ele ressente aqueles que o reprovam ou advertem a respeito da tolice das suas escolhas, caráter ou conduta. A sabedoria diz que você deve duvidar das suas idéias em todo e qualquer assunto.

É difícil apreciar o criticismo. Por quê? Porque a maioria prefere o entretenimento incensado acima da repreensão vinda de um homem sábio (Ec 7:5). Mas uma repreensão partindo de um amigo fiel, apesar de ferir, é melhor do que beijos mentirosos e amor oculto de um falso amigo (Pv 27:5-6). A sabedoria diz que se deve amar àqueles que o repreendem.

O que é uma reprovação de vida? É a correção ou a instrução de alguém cujo objetivo é de impedi-lo de se matar de uma das muitas maneiras, de forma a ajudá-lo a prosperar e ter uma vida bem sucedida. É criticismo ou avisos para ajudar orientá-lo nos caminhos certos da bênção e do favor de Deus em sua vida.

De onde vem a reprovação? Em primeiro lugar ela vem dos pais (Pv 6:20-23; 7:2; 15:5). Qualquer um dos pais é quase que infinitamente mais sábios do que os seus filhos. Na medida em que esse intervalo se reduz com a idade, maturidade, e experiência, ele é tão grande na infância e na juventude que a reprovação dos pais deve ser tratada como a sabedoria celestial.

Reprovações também vêm de professores, pastores, mestres, maridos e outros governantes com maior sabedoria e experiência. Eles estão compromissados com a lei de Deus para repreender qualquer pecado em sua vida de forma a demonstrarem, desta forma, o amor deles por você (Lv 19:17). Você prova o seu amor ao reprovar? Você aceita o amor em uma reprovação?

A maior parte das reprovações vem da Bíblia, que é a palavra de Deus para reprovar o viver insensato e ensinar o sábio viver (IITm 3:16-17). Ela é a luz neste mundo tenebroso e, por isso, você deveria dar muita atenção a ela (IIPe 1:19). Ela traz bênçãos para aqueles que a leem e a praticam (Tg 1:21-25). Quão bem você ouve?