Provérbios 8:23

Fui formada desde a eternidade, desde o princípio, antes do começo da terra.

Play Audio:

 

A sabedoria não muda. A sabedoria não evolui. A sabedoria não é o resultado de descoberta ou de experimentação. A quantia de sabedoria no mundo não está aumentando. Os homens não estão melhorando em sabedoria com a educação e o tempo. A sabedoria não é desenvolvida nos grupos de pensadores na universidade. A sabedoria não está acumulada em livrarias. Existe uma quantia fixa de sabedoria no universo, e os homens estão perdendo contato com ela. O futuro da raça está em jogo!

A sabedoria é a capacidade de julgar corretamente uma situação e escolher a ação certa. Existe uma quantia fixa de sabedoria – o perfeito entendimento de todas as coisas – com Jeová (Pv 8:22-31). Ele possuía a sabedoria desde o princípio … o mesmo princípio quando Ele criou tudo que nós conhecemos (Gn 1:1). Qualquer sabedoria disponível aos homens existe pela revelação Dele, tão somente; ela não é descoberta pelo esforço humano. Ela começa com o temor do Senhor (Pv 1:7; 9:10).

A sabedoria fala aqui na primeira pessoa, pois Salomão está no meio de uma extensa personificação da sabedoria como uma mulher (Pv 8:1-9:12). Numa poderosa figura de oratória, a Senhora Sabedoria está apelando para os filhos dos homens para considerarem a suas dádivas e virtudes superiores às das insensatas e maldizentes atrações da mulher estranha (Pv 9:13-18). Todo homem faz uma escolha – aceitar a oferta da eterna sabedoria de Deus ou, ao invés disso, escolher a depravada insensatez.

Vivemos no meio de uma explosão de informação. A internet e suas montanhas de dados estão apenas a uma distância de um clique do mouse. Mais recursos estão sendo gastos na educação e crianças estão sendo enviadas a instituições de maior aprendizado, para mais anos de estudos do que jamais houve. Pesquisas públicas e privadas, ou até mesmo os mais bizarros e obscuros assuntos, estão aumentando constantemente.

Mas o que foi que Paulo disse a respeito de tal conhecimento e aprendizado: Ele advertiu Timóteo a guardar a sabedoria dada a ele pela pregação e evitar a profana e vã tagarelice e oposições da falsa ciência, que leva os homens a desviarem da verdade (ITm 6:20-21). Que aviso oportuno! E ele também o advertiu a respeito do grave perigo que estava por vir numa geração que estaria sempre aprendendo sem qualquer habilidade de jamais entender a verdade (IITm 3:1-7).

Os homens não estão ficando cada vez mais espertos. A invenção do automóvel e outros avanços científicos são enganadores. Pois ao mesmo tempo a raça humana está moralmente implodindo. Os homens educados erram até no objetivo sexual de uma mulher. Deus efetivamente deu ao homem uma lobotomia e o deixou solto numa loja de doces de uma mente lunática (Rm 1:18-32).

As salas de aula estão cheias de crianças púberes com “piercing” na língua, cabelos tingidos, vestidos de trapos e fumando drogas. Uma versão mais idosa de suas espécies desenvolvidas monitora o compartilhamento de sonhos e imaginações. Eles ridicularizam os pais, zombam dos pastores, se rebelam contra o governo, e pedem uma maneira diferente para as coisas. E eles chamam isso de educação! E chamam isso de aprendizado!

O conjunto fixo de sabedoria que o SENHOR Jeová tem oferecido à raça humana só é encontrada na Santa Bíblia. Mas é claro, com todo o acúmulo de informações da internet e desvarios universitários eles desprezam a única sabedoria disponível! Na realidade, para se certificarem de que as suas alucinações não sejam questionadas ou refutadas, eles declararam ilegal a Bíblia na escola! Quanta inteligência!

Leitor, se você aprecia a definição correta e a fonte da sabedoria, então leia o seguinte: (Jó 28:12-28) Permita que um verdadeiro homem sábio lhe instrua! Quando você tiver terminado, haverá uma só resposta para as reivindicações depravadas e profanas para o avanço do conhecimento em nossa geração, “Mas o imperador está nú!” Que Deus seja verdadeiro, mas cada homem um mentiroso!

O abençoado Senhor Jesus Cristo possui toda a eterna sabedoria de Deus (Cl 2:3). Ele sempre a possuiu totalmente. Ele nunca muda – Ele não está crescendo em sabedoria (Hb 13:8). Ele está deixando que o mundo mostre as suas verdadeiras cores – rebelião depravada contra Deus e o ódio pela sabedoria, antes que Ele venha e o incinere (IITs 1:7-10; ITm 6:13-16).