Provérbios 7:10
e eis que, ele encontrou uma mulher com vestimenta de prostituta, e sutil de coração.
Play Audio:
A mulher estranha se veste para atrair os olhos dos homens. Apesar de o pecado sexual requerer a retirada das roupas, uma mulher prostituidora se veste, inicialmente, para ganhar a atenção deles. Então, com um anzol nos olhos deles, ela pode dar continuidade às suas adulações, beijos e abraços (Pv 7:11-21). Salomão aqui está continuando sua advertência contra os horríveis perigos da mulher estranha (Pv 7:1-27).
Qual é a vestimenta de uma prostituta? É uma roupa desenhada e usada para atrair o olhar dos homens para o corpo de uma mulher e despertar os desejos da carne para os pecados sexuais. São acessórios e adornos cuidadosamente estudados para maximizar a aparência física da mulher para conseguir a aprovação e atenção dos homens. O esforço da mulher em se vestir visa ser, tanto quanto possível, visualmente atraente.
Mulher cristã, você se veste como uma prostituta? Você pode não ter a intenção de assim fazer, mas se as suas roupas atraem a atenção do homem para o seu corpo, então você é culpada dessa perversidade. E você é uma cúmplice na destruição das almas dos homens, mesmo que você não durma com eles. Se você pensa que as prostitutas calçam sapatos de saltos altos de 10 cm. ou mais, vestem meias imitando redes de pesca, saias bem curtas de couro preto, e agasalhos de um vermelho vivo, você confirma a sua ignorância a este respeito!
Preste bem atenção! A mulher estranha é sutil de coração. Isto que dizer que ela é sagaz e enganadora em seus caminhos. Ela não vem à tona e diz, “Eu sou uma prostituta e quero que você peque comigo.” Ela não é estúpida, barata, crassa e vil para se vestir como uma vagabunda de rua. Ela quer manter uma imagem decente enquanto assegura a atenção visual dos homens.
Deus fez roupas para cobrir Adão e Eva. Enquanto confeccionaram proteção parcial de certas partes do corpo com folhas da figueira, o Senhor os cobriu completamente com roupas de peles (Gn 3:7,21). Roupas são para cobrir e ocultar, não para descobrir e revelar! E pele não precisa ser mostrada para revelar o corpo da mulher induzindo os olhos e as mentes dos homens para a concupiscência sexual.
A indústria de roupas não procura esconder o corpo das mulheres, mas para incensar, revelar e a por a descoberto. Todos os anos alguns novos aspectos são desenhados para revelar mais ainda o corpo dela de uma maneira mais lisonjeira do que se usava até então. Toda mulher cristã deve tomar cuidado para ser escrupulosamente modesta em seu vestir. Como a mulher não pode compreender a mente de um homem, ela deve prestar atenção aos homens quando falam das características voluptuosas das roupas, e evitar a maioria delas.
Saias curtas mostram pernas demais; blusas decotadas mostram tórax demais. Todo mundo sabe que estas escolhas de roupas são erradas. “Spandex” (tiras de fibras elásticas) e alças ”espaguetes”, barrigas expostas, cinturas baixas e calças jeans apertadas não são para o uso de mulheres modestas. Mas claro, o marido pode até gostar delas! A modéstia não se aplica a uma mulher quando está com o seu marido em particular (Hb 13:4). Que toda mulher casada seja esportista (Gn 26:8)!
Mas saias compridas podem mostrar e provocar tanto quanto, ou mais pelas suas fendas, e saias retas ou aderentes de qualquer comprimento revelam claramente os quadris e as nádegas. Blusas fechadas feitas de material transparente podem ser piores do que as blusas decotadas e um agasalho de gola ”rulê” pode enfatizar o seio de uma mulher mais do que a maior parte de outras vestimentas. ”Suéters” de manga comprida frequentemente podem ser imodestas.
Salto alto não foi inventado para o conforto, mas para alterar o formato da panturrilha e o movimento dos quadris durante o andar. Um andar de passos curtos é provocador (Is 3:16). Vestidos sem mangas, sandálias sem correias, acabamento com renda e gaze, braceletes para tornozelos e muitos outros itens deveriam preocupar as consciências de mulheres que buscam a modéstia pública.
É claro que as mulheres modernas se rebelarão com estas limitações e restrições em suas escolhas de roupas. Mas as mulheres há poucos anos atrás teriam consideradas estas idéias como sendo inadequadas para a própria modéstia. O que está acontecendo? A nossa civilização está em queda livre moral em direção ao abismo da lascívia excessiva. Verdadeiras santas devem procurar a porta e o caminho estreito!
O Deus abençoado, que criou a mulher e inventou o sexo, declarou que um espírito manso e calmo é precioso à sua vista (IPe 3:3-4). À vista Dele? à vista Dele, sim! Uma mulher agradável e piedosa é bonita de se olhar; mas a sua alma e espírito são vistos ao invés do seu corpo. Uma mulher nobre enfatiza a santa conduta e um espírito humilde e gracioso acima dos seus cabelos, acessórios ou trajes. Ela se adornará em primeiro lugar e acima de tudo com a santidade.
As escrituras não ensinam que as mulheres devem ser desalinhadas, feias ou rejeitadas pelas suas aparências. Na realidade uma mulher virtuosa era linda de se ver. Mas ela fazia isto de uma maneira a agradar e honrar o Senhor e o seu marido (Pv 31:10-12,22,30). Veja os comentários de Provérbios 31:22.
Sara, Rebeca, Raquel, Abigail e outras mulheres santas eram lindas de serem vistas! O que é importante são as prioridades. A mulher deve enfatizar o espírito piedoso e agradável acima da sua aparência física.
Homem cristão, considerando que o pecado sexual com uma mulher estranha começa com um olhar, a segurança está em evitar a presença dela tanto quanto possível. Você é tolamente pecaminoso quando escolhe locais onde as mulheres se vestem sem qualquer modéstia (Rm 13:14). Se você não pode evitar totalmente a presença dela, então evite olhar para ela. Por que começar a despertar os seus desejos sexuais (IJo 2:16; Tg 1:13-16)? Se você ficar distante e evitar olhar para as mulheres modernas que não tem modéstia, a batalha está quase ganha!
Se você é um marido e/ou pai, certifique-se de que sua esposa ou filha se vestem com modéstia, pois, do contrário, você é um cúmplice indireto às horríveis tentações de outros homens. Os santos de Deus devem buscar companheiras(os) e ajuntamentos santos apropriados para ambos, onde as tentações sexuais decorrente de vestes sem modéstia nunca faz parte do grupo. Que o Senhor Jesus Cristo possa ser louvado através de tais homens e mulheres puros e virtuosos! Amém!