Provérbios 7:7
e contemplei entre os simples, discerni entre os jovens, um jovem homem vazio de entendimento,
Play Audio:
Garoto estúpido! Cresça! Não permita que uma meretriz o use dessa maneira! Não permita que ela destrua a sua vida! Não se aproxime dela! Se afaste, agora! Sua alma, corpo e reputação estão em risco.
Salomão usou estas palavras para iniciar sua extensa parábola a respeito da sedução de um jovem por uma adúltera (Pv 7:6-23). Ele identificou o caráter da vítima como sendo uma pessoa simples, um jovem, e um homem jovem sem entendimento. Homens jovens maduros e sábios não se envolverão com uma mulher prostituidas tão facilmente, porque eles compreendem o perigo e a evitam.
O que é uma pessoa simples? De acordo com o “Oxford English Dictionary” (Dicionário Oxford de Inglês), ela é uma pessoa carente de sentido normal ou de inteligência, mais ou menos tola, ridícula ou estúpida. Salomão usou o jovem vulnerável para a sua parábola, porque ele tinha observado muitos jovens tolos serem arruinados por mulheres profanas. Seu objetivo é o de chamar a atenção do seu filho (Pv 7:1,24).
O que é um jovem? É uma pessoa com idade entre a infância e a idade adulta. Se a infância termina na puberdade, e a idade adulta começa aos 30, então estamos falando de 18 anos entre os 12 e 30 anos (Nm 4:3; ICr 23:3; Lc 3:23).
Salomão observou que a infância e a juventude eram vaidade (Ec 11:10). Como um homem sábio, ele não tinha qualquer consideração para com a idade de 18 anos como se esta significasse alguma coisa. Qualquer homem que tenha vivido até a idade de 30 anos sabe que ele era infantil aos 18 anos.
O que é um homem jovem vazio de entendimento? Ele é um macho na idade anterior à de adulto que não compreendeu quão sério é a vida, as consequências do pecado, ou os perigos das mulheres. Ele pensa que a vida é feita de oportunidades para o prazer sem nenhuma punição pelas suas tolas escolhas. Ele não tem a Deus e, por isso, ele faz todas as suas escolhas e toma as suas decisões pelos sentimentos e dos desejos sexuais.
Tais homens jovens são inacreditavelmente perigosos – para si mesmos! Eles precisam de um pai que os mantenham afastados das tentações, que os treinarão em justiça, e que os alertará das severas consequências dos pecados sexuais. Jovem, você é um tolo estúpido ou é um homem sábio e sério? Pai, você ensinou e treinou o seu filho para a vida, ou não?
Paulo advertiu Timóteo a respeito dos desejos sexuais da juventude, quando os hormônios estão agitados e a mente e a alma estão fracas (IITm 2:22). Davi pediu a Deus para perdoar os pecados da sua juventude, quando ele tinha caído em tentação (Sl 25:7). Você deve ser uma criança na malícia – não guardando rancor, mas um homem de entendimento – deixando que a sabedoria determine a sua conduta (ICo 14:20).
Como pode um jovem se salvar? “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Sl 119:9). Especialmente Provérbios (Pv 1:1-5)!