Provérbios 5:2

para que possas considerar a discrição, e para que teus lábios possam guardar o conhecimento.

Play Audio:

 

Você sabe o suficiente para prudentemente salvar a si mesmo de problemas sexuais? Você sabe o suficiente para ensinar a prudência sexual a outros? Salomão frequentemente falava aos seus filhos a respeito de pecados sexuais, suas poderosas tentações e suas terríveis consequências (Pv 2:16-19; 5:1-23; 6:20-35; 7:1-27; 9:13-18; 22:14; 23:27-28; 30:19-20; 31:3; Ec 7:26). Fique atento, leitor!

Considere o contexto. Salomão pediu ao seu filho para humildemente ouvir a sabedoria e o conhecimento paterno (Pv 5:1), e ele conclamou a todos os seus filhos para que recebessem a sua instrução e não se afastassem dela (Pv 5:7). O que é que ele tanto temia em suas vidas? A mulher adúltera! Ele conhecia o seu falar lisonjeador (Pv 5:3), as incríveis consequências dolorosas de tocar nela (Pv 5:4-5), e a sutil natureza do seu caráter que enganava os homens (Pv 5:6).

A prostituição e o adultério são pecados quase que esquecidos. Eles são exaltados e estimulados nos programas de televisão, filmes, livros e revistas. As estrelas da sociedade – políticos, artistas ou atletas – vivem suas vidas de pecados sexuais que são vistas por muitos como sendo uma boa vida! Mas a Palavra de Deus condena a prostituição e o adultério e chama os filhos de Deus para uma santidade sexual (ICo 6:12-20; 7:1-5; ITs 4:1-8; Hb 13:4).

Relação sexual casual só existe nos pensamento dos dois pecadores que o cometem. O problema que certamente seguirá não é casual: é dolorido, permanente e pernicioso. Faça a sua escolha – você colherá um ou mais de um dos seguintes resultados: ciúme, sífilis, divórcio, herpes, reputação arruinada, gonorreia, insegurança, HIV, disfunção sexual, pai ou marido vingativo, mulher irada, virgindade perdida, culpa, gravidez indesejada, vergonha e assim por diante.

O provérbio se compõe de duas partes. A primeira é uma instrução de Deus e dos pais para ajudá-lo a se salvar de dores sexuais. A segunda é uma instrução de Deus e dos pais para ajudá-lo a salvar outros das dores dos pecados deles. Você já aprendeu o suficiente para salvar-se a si mesmo? Já aprendeu o suficiente para salvar a outros? A sabedoria dirige a sua vida e fornece o que falar quando você está falando com os outros? O seu futuro e o dos outros depende disto.

Deus tem revelado uma sabedoria maravilhosa para os filhos dos homens (Dt 29:29). É o seu dever ouvir e aplicar aquelas palavras à sua própria vida (Sl 119:11,128). E é o seu dever ouvir e aplicar essas palavras às vidas de outros (Pv 22:17-21; Tg 5:19-20). A perpetuação da verdade na terra depende de você adquirir a sabedoria e comunicá-la às crianças e aos outros.

Você tem ouvido e seguido as instruções de seus pais? Pastores? Conselheiros? Professores? Escrituras? Você está pronto para dar a razão da sua fé (IPe 3:15)? Se prepare!