Provérbios 4:26

Pondera a vereda de teus pés, e que todos os teus caminhos sejam estabelecidos.

Play Audio:

 

Homens sábios não deixam a vida apenas acontecer. Eles não agem sem antes pensar com cuidado e sóbria consideração. Eles planejam e administram as suas vidas. Eles escolhem objetivos sábios e os meios para atingi-los, e comparam os seus progressos com esses. Ao invés de ficar pulando de um objetivo para o outro, eles determinam as suas vidas num único percurso. De forma moderada eles disciplinam todos os aspectos em seu modo de viver ao objetivo determinado. Eles consideram cuidadosamente cada parte da vida. Eles questionam, avaliam, e meditam sobre cada escolha que tomam de forma a manter o seu objetivo final.

Leitor, o que você vai fazer? Considere o caminho dos seus pés. Tudo que você está fazendo é envelhecer? A vida está acontecendo com você ao invés de você estar dirigindo-a? Suas rotinas diárias e semanas deveriam ter um propósito sólido e um objetivo nobre. Ou você está numa esteira mecânica – numa rotina – não fazendo nenhum progresso? Dê um passo para trás; considere o caminho dos seus pés. Examine-se a si mesmo (IICo 13:5). Considere os seus caminhos (Ag 1:5). Comungue com o seu próprio coração (Sl 4:4).

O que significa ponderar? Significa pesar a questão mentalmente, considerá-la cuidadosamente, pensar a respeito dela, refletir sobre ela e meditar sobre ela. Muitos estão ocupados demais com muito barulho e atividade para parar e pensar seriamente a respeito da sua vida. Ao invés de refletir, eles buscam diversões – atividades planejadas para parar os pensamentos.

Ao invés de um período de quietude para refletir sobre as suas vidas, eles têm rádios em seus carros, televisões em suas casas, e telefones celulares em seus bolsos. “Não há Deus.” (Sl 10:4). Eles não sabem para onde estão indo, por que estão indo numa determinada direção, ou quais as consequências disso tudo.

Mas a sabedoria grita, “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Sl 46:10). “Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama e calai-vos (Selá)” (Sl 4:4). “De noite chamei à lembrança o meu cântico; meditei em meu coração, e o meu espírito investigou.” (Sl 77:6). “Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” (Hc 2:20). Estas são as atividades de homens sábios e santos.

É o tolo que vive sem pensar, anda sem meditar e escolhe seus caminhos sem fazer considerações! Os cristãos são chamados para andar com prudência – examinando os seus caminhos de todos os ângulos! Somente por esta disciplina eles podem compreender e aplicar a vontade de Deus para as suas vidas (Ef 5:15-17). É o seu dever endireitar os caminhos dos seus pés (Hb 12:13)!

O que você deve considerar? Você está andando com Deus e crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo? Você está produzindo muitos frutos espirituais? O seu casamento é o que deveria ser? Você exerce atividades em sua vida que criam tentações e conduzem ao pecado? Você é obcecado pelo reino de Deus? Você vive com a eternidade em vista? Se você morresse hoje, Jesus Cristo o encontraria no caminho da justice?

A sua vida está direcionada ao objetivo santo de agradar a Cristo? O seu caminho aos domingos inclui uma igreja fiel, onde todas as doutrinas e práticas são compatíveis com as escrituras? As suas prioridades são consistentes com aqueles relacionados por Salomão neste livro? Você lê, medita, ora e louva em particular regularmente? Considere o caminho dos seus pés.

Pai, você já considerou o caminho que sua mulher e filhos estão tomando? É o seu dever diante de Deus, dirigir, guiar e corrigi-los para o caminho certo. A verdadeira medida do seu dever e amor é o de prepará-los e aperfeiçoá-los para se encontrarem com o Senhor Jesus Cristo. Você está ajudando-os a manterem os seus pés no caminho da justiça?

O que impede que você considere o caminho dos seus pés? Seja lá o que for não vale a pena o perigo de se desviar do caminho do entendimento e permanecer na congregação dos mortos (Pv 21:16). Veja os comentários de Provérbios 21:16: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” (Pv 14:12; Pv 16:25). E leitor, se você não considera os seus caminhos, o SENHOR os está considerando, especialmente os sexuais (Pv 5:21)! Veja os comentários de Provérbios 5:21. Não negligencie ou esqueça este dever sagrado de considerar os seus pés!

O SENHOR, Jeová e Jesus são os Seus nomes, diz para você para nada menos o que disse a Abraão. “Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.” (Gn 17:1).

Se você atender a este chamado, o SENHOR lhe enviará professores visíveis e invisíveis. “E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” (Is 30:21).

O salmista disse, “Considerei os meus caminhos e voltei os meus pés para os teus testemunhos.” (Sl 119:59). Leitor, você se juntará ao salmista neste dever frequente de considerar a sua vida? “Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los e voltemos para o Senhor.” (Lm 3:40). Faça disso uma parte dos seus exercícios diários em oração (Sl 139:23-24).

Sua carne, o mundo e Satanás diariamente armam ciladas em seu caminho. Você se defrontará com muitas hoje. Elas procurarão lhe tentar e lhe embaraçar em seus pensamentos, sua fala, seus relacionamentos, seu emprego e tudo o mais. É seu dever considerar com cuidado os seus caminhos e evitar aquelas armadilhas. É o seu dever se desviar, rapidamente, de qualquer tentação e de situação ameaçadora (Pv 4:14-15; Rm 13:14; IITm 2:22).

Depois de considerar os caminhos dos seus pés, é o seu dever de fixar e firmar todos os seus caminhos no temor do Senhor. De que forma você identifica o temor do Senhor em sua vida? Pelas Santas Escrituras! Elas são lâmpadas para os seus pés e luz para os seus caminhos (Sl 119:105). A rocha firme dos dizeres de Jesus deve ser o alicerce de sua casa (Mt 7:24-27; IIPe 1:19-21). Estabeleça – fixe e determine permanentemente – todos os seus caminhos no Senhor! E a graça de Deus é capaz de lhe abençoar em direção a essa vida gloriosa (IPe 5:10; ITs 3:12-13)!

Verdadeiros discípulos continuam na palavra de Cristo (Jo 8:31). Eles não se afastam da esperança do evangelho, mas continuam na fé firmada e determinada (Cl 1:23). E é por causa dessa perseverança confiante e estabelecida na verdade que mostram que somos verdadeiros irmãos no Senhor Jesus Cristo (Hb 3:6,14). Senhor, guarde-nos pela sua graça!