Provérbios 4:11
No caminho da sabedoria te ensinei, te guiei pelas veredas certas.
Play Audio:
Pais! Mães! Considerem esta nobre reivindicação pelos pais mais sábio do mundo! Leia-o novamente. Você poderá repetir estas palavras no fim da sua vida? Você pode dizê-las hoje? Será que Deus e a sua família concordam com você? O que você já fez pelos seus filhos hoje?
Você já ensinou os seus filhos a terem uma vida longa e próspera (Pv 4:10)? Você já os ensinou a evitar as distrações, os problemas e as armadilhas da vida (Pv 4:12)? Mães, vocês não estão isentas deste privilégio e dever (Pv 1:8; Pv 4:3; Pv 6:20).
O nosso provérbio tem três lições – o dever, o contentamento e a confidência do bom ato de criar e ensinar filhos. Leia as palavras de Pregador, e veja as três lições; e vamos aplica-las hoje. Precisamos ensinar; precisamos ensinar as coisas certas; devemos fazê-lo com confiança!
A formatura do primeiro grau da escola ou a obtenção de um certificado de conclusão de uma faculdade, não impressiona o Senhor, nem ajuda os seus filhos. A maior parte das faculdades pagãs tem certificados de conclusão e a maioria dos graduados é pagã. Somente 1% dos santos na história considerou a possibilidade de frequentar uma faculdade. Esses objetivos humanísticos e mundanos da N.E.A (National Endownment of Arts – Fundo Nacional das Artes) nos Estados Unidos são estranhas ao Céu e ao verdadeiro sucesso! O excelente espírito de Daniel e da fé não fingida de Timóteo é o que precisamos cultivar!
Os “caminhos da sabedoria” e as “veredas da retidão” são contrários à educação de artes liberais. Estas coisas que nos levam a agradar a Deus e aos homens em vida, não são mais ensinadas. A abrangência e a sequência das escolas de hoje é um currículo do inferno preparado para formar humanistas. Pais, precisamos ensinar a sabedoria e o verdadeiro conhecimento em casa! Nem o pastor que é responsável por ensinar uma poucas horas da semana se aproxima da instrução fiel dos pais.
Os seus filhos são agradáveis? São diligentes no trabalho? Tem alto índice de energia e de concentração? Com caráter padrão do ouro? Com sabedoria financeira? Eles odeiam o pecado, chegar atrasados, a injustiça? São socialmente capazes? Bons comunicadores? Atenciosos e generosos? Eles conhecem o evangelho? Possuem respostas para perguntas normais? Como resolver problemas biblicamente falando?
A palavra deles vale tanto quanto o ouro? Eles são misericordiosos e clementes? São sábios e prudentes? Santos e puros? São estimados no mundo real? Os seus nomes são honrados? Têm muitos amigos? Eles se preocupam com os outros? Até mesmo com aqueles que não têm recursos para lhes retribuir? Eles servem o reino dos céus? Dispostos a fazerem qualquer coisa para a igreja e a qualquer tempo?
Pais, vocês são tão confiantes quanto o pai do nosso provérbio? O nosso Criador não nos deu a verdade para que nos desculpássemos por ela ou a rebaixássemos. Leia Jó 42 e veja a santa confiança de Eliú. Precisamos ser ousados, dogmáticos e críticos; pois Satanás e o mundo certamente envidam esforços para se oporem a nós e abolirem a verdade. Nós temos a resposta certa e devemos dizer isso. E devemos rejeitar qualquer coisa em contrário (Sl 119:128; Is 8:20).
Pais, o que vocês vão dar aos seus filhos esta noite? Leia um capítulo de Provérbios e explique um dos versículos a eles. Todo homem pode fazer isto. Um pequeno ponto a cada dia logo redundará numa montanha de sabedoria. Se você não crê nisto, observe as formigas do seu quintal!
A nossa lição aqui não é uma sugestão para os pais – é um mandamento (Ef 6:4). Que cada homem cumpra a sua obrigação celestial, e veja o futuro com o olhar da fé. Uma semente piedosa para a glória de Deus, a defesa da fé, e a felicidade de nossas famílias, vale a pena. Considere o dever, o conteúdo e a confiança de ensinar; e faça isso!