Provérbios 4:3
Porque eu era filho de meu pai, tenro e único, amado à vista de minha mãe.
Play Audio:
Os filhos são uma bênção, mas trazem responsabilidades. Se um homem insemina uma mulher e a mulher dá à luz a um bebê e eles o criam, não fizeram nada mais do que os animais fazem – eles reproduziram a espécie. Um verdadeiro pai e mãe amará cada criança! E farão todo o possível para ensinar sabedoria a cada uma delas!
Os pais de Salomão foram Davi e Batseba. Deus amou a Salomão e Davi também o amou. Deus escolheu a Salomão dentre todos os filhos de Davi para ser o próximo rei de Israel. Salomão sabia que o seu pai tinha um amor especial por ele – “Eu fui o filho do meu pai” – e o seu pai lhe ensinou muitas coisas (Pv 4:1-9).
O conselho de Davi na coroação de Salomão foi glorioso (ICr 28:1-21], e no seu leito de morte o seu conselho também foi muito sábio (IRs 2:1-9; IISm 23:1-7).
Batseba também amava muito a Salomão. Ela o amou carinhosamente cada minuto da sua vida, apesar dela ter quatro filhos. Veja os comentários de Provérbios 31:2 (1). Os maiores homens têm mães assim – mulheres que os amam com carinho e que fazem qualquer coisa para prepará-los para a sua vida adulta. Batseba também ensinou a Salomão (Pv 1:8; Pv 6:20; Pv 30:1),E ela foi à luta por ele quando parecia que a coroa poderia ser dado a um outro irmão concorrente (IRs 1:11-40).
Salomão recorreu ao grande amor que os seus pais tinham por ele para explicar o motivo que os levou a instruí-lo (Pv 4:3-9), pois ele desejava que os seus filhos entendessem o seu grande desejo para os ensinar também (Pv 4:1-2). O livro de Provérbios consiste basicamente de conselhos paternos de Salomão para os seus filhos, especialmente para o seu filho. E a aplicação prática do amor dos pais em ensinar sabedoria é a lição que você vai aprender com este provérbio.
Animais dão cria! Animais cuidam dos seus filhotes! Animais trazem p´ra casa o alimento! Animais ensinam os seus jovens a sobreviverem! Animais auxiliam no abate em família! Os animais morrem e deixam um covil familiar ou toca para os seus jovens! Mas você não é um animal! Se o seu papel de pais é de somente reproduzir, alimentar, vestir, enviá-los à escola e sustenta-los financeiramente, você não fez nada diferente daquilo que um animal faz. E você não fez nada mais do que os pais pagãos fazem pelos seus filhos! Que o Senhor nos ajude!
A criança é uma alma eterna, emprestado pelo seu Criador. Você deve ensinar a cada criança a sabedoria de Deus – a sabedoria de Provérbios e a Bíblia. Tarefa para casa não é sabedoria – a maior parte é simplesmente besteira e tolice. Pagar para eles frequentarem uma faculdade é pior – você está corrompendo a mente deles para longe da sabedoria de Deus! Uma graduação em artes liberais é uma licença para um modo de pensar insano! Caia na real! Ensine a eles algo de valor! Davi disse: “Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.” (Sl 34:11)
Davi e Batseba amavam Salomão, por isso eles o ensinaram! Você ama os seus filhos? Isto nada tem a ver com emoções sentimentais e o suprir alimentos, vestimentas, abrigos e educação para eles! Você está dando a eles sucesso moral diante de Deus e de homens bons, ensinando-os o temor do Senhor a sabedoria de Deus contido neste próprio livro?
Pai, isto não é uma opção! Isto nada tem a ver com o estar cansado no final do dia! As partes de cada dia devem ser vistas como oportunidades para treinar. Moisés ordenou aos pais israelitas para ensinarem diligentemente aos seus filhos, quando sentados em suas casas, andando pelo caminho, levantando pela manhã e indo para a cama à noite (Dt 6:4-9). Se você preencher este requisito com cuidado e sinceridade, você será uma glória para os seus filhos (Pv 17:6).
Qual é o grau de seriedade da questão? Vida ou morte ou inferno! Um treinamento apropriado pode salvar a sua criança de uma morte prematura ou uma vida de função defeituosa, vida ou inferno na terra (Pv 23:13-14). Negligencia nesse treinamento lhe trará vergonha perpétua (Pv 29:15). Pais, vocês têm a obrigação de controlar o destino final dos seus filhos neste mundo (Pv 22:6 e 15)! Que tipo de destino você está dando para eles hoje?
Qual é a seriedade desta questão? Os pais são ordenados a ensinarem sabedoria aos seus filhos (Ef 6:4), e viúvas devem ser desprezadas se não realizaram esta parte mais importante de ser mãe (ITm 5:9-10). Grandes mulheres levam a sério este trabalho e têm crianças maravilhosas, assim como Samuel e Timóteo (ISm 1:24-28; IITm 1:3-5; IITm 3:15). Uma mulher que preenche estas tarefas com cuidado e sinceridade será louvada pelos seus filhos (Pv 31:28).
Você ama as suas crianças? Então você as repreenderá e as surrará para salvá-las da tolice, de problemas e da destruição de suas vidas (Pv 3:12; Pv 13:24; Pv 19:18; Pv 29:27). Faça isto agora enquanto ainda há esperança! Faça isto na hora de dormir, antes de adquirem maus hábitos! Não alivie o castigo pelo choro delas! O bendito Deus do céu declara que você odeia as suas crianças, se você não estiver empenhado num esforço sério de ensiná-los o temor de Deus e o conhecimento da Bíblia.
E esta questão não termina quando os seus filhos saem de casa, pois os seus netos também são sua responsabilidade (Sl 71:18; Sl 78:1-8; Jl 1:1-3). Eles somente são as coroas dos homens velhos, se estiverem andando no caminho da justiça e da sabedoria (Pv 17:6). Um filho tolo é a calamidade e a vergonha de toda a família (Pv 10:1; Pv 17:21 e 25; Pv 19:13), e um neto tolo é o resultado de um avô preguiçoso, que não ensinou o seu filho a ser um pai piedoso!
A ideia do mundo na questão de treinamento é a de Benjamim Spock, mobiles idiotas, alimentar com mamadeira, Dr. Seuss, Vila Sésamo, MTV, namorando aos quatorze anos, um carro aos dezoito, etc. Que Deus nos ajude!
A ideia deles a respeito de educação é uma esfera de ação e sequência engendrada por aqueles que odeiam a Deus, desprezam a verdade, motejam os pais, ridicularizam a Bíblia, imorais, degenerados, descendentes de macacos! A lavagem cerebral feita neles durante 20 anos, desde o jardim de infância até um mestrado, formou a geração mais moralmente falida e socialmente anômala que o mundo jamais viu.
Você ama a sua criança? Não meça suas afeições pelos padrões desta geração bestial; meça o seu amor pelo padrão do santo Deus e nas Escrituras inspiradas. Ensine-os o temor do SENHOR, a sabedoria de Provérbios, a glória de Jesus Cristo, a preciosa graça de Deus na salvação do Seu eleito, e a esperança da eternidade que muda vidas.
Você teve pais assim? Então abençoe e louve ao Deus celestial e agradeça a seus pais se eles ainda vivem. Deus teve grande misericórdia de você em lhe dar bons pais, e você deve agradecer a Ele e aos seus pais também. A escolha Dele foi por pura graça e bondade, pois Ele não consultou nem a você e nem a eles. Louve o glorioso e soberano nome Dele!
Se você não teve pais assim, agradeça a Ele por este provérbio, e interrompa o ciclo de pais ímpios e famílias disfuncionais na sua árvore genealógica. Você não precisa repetir a história mandando os seus filhos pouco amado e preparados deficientemente para a vida. Você pode começar uma nova árvore genealógica da família e criar uma ilustração viva de amor e sabedoria em sua família.
Na verdade só existe um pai perfeito – Deus o Pai. Examinando a orfandade da humanidade pecadora, Ele não conseguiu encontrar nem mesmo um que O entendeu ou buscou (Sl 14:1-3). Portanto, Ele escolheu, por pura misericórdia, adotar alguns, pagando por eles pela morte do Seu Filho, criando neles uma nova natureza pelo Seu Espírito, e preparando para eles uma herança eterna no céu (Mt 25:34; Rm 8:29-39; Ef 1:3-12). O que é o evangelho? A notícia desta adoção!