Provérbios 3:28

Não digas ao teu vizinho: Vai, e volta novamente amanhã e dar-te-ei, quando o tiveres contigo.

Play Audio:

 

Uma demora pode tornar a caridade em crueldade e a dívida em roubo! Se você pode ajudar alguém hoje, não espere nem um dia! Ajude-o, hoje! Não prometa ajudar ou pagar no futuro. O amor ajuda agora! Se você deve a alguém hoje e pode pagar, não espere até amanhã! Livre-se da obrigação! Pague a dívida! O provérbio anterior condenou a recusa em pagar; este provérbio condena o atraso no pagamento. Homens piedosos pagam em cheio, e pagam de imediato!

Abençoe o Deus do céu! Existem boas razões para pagar hoje e não deixar para amanhã. Você pode não viver para ver o amanhã. Suas regras para a sabedoria e o sucesso se estendem até o fluxo de caixa e o pagamento imediato de obrigações e dádivas caridosas. Você talvez não viva para ver o amanhã (Pv 27:1). Você pode perder o dinheiro ou os bens que você tem atualmente (Pv 23:5). E você faz com que um homem pobre ou um credor viva um dia a mais de tristeza (Tg 2:15-16; Tg 5:1-5). Um pouco quando se tem necessidade é melhor do que ter mais depois!

Esta regra piedosa se aplica a contas, dívidas, obrigações, salários, impostos, caridade, sustento da família, contribuição e quaisquer compromissos semelhantes. Se você deve a alguém ou pode ajudar alguma pessoa, e você tem o dinheiro, você deve pagar rigorosamente hoje. A Lei de Moisés exigia que os trabalhadores diaristas deveriam ser pagos a cada dia e que os bens dos pobres, dados em garantia, lhes sejam devolvidos naquela mesma noite (Lv 19:13; Dt 24:12-15). O Deus do céu se preocupa com detalhes. Tome cuidado!

A data do vencimento numa conta ou no de pagamento de um empréstimo, é a data em que o mesmo é devido. Entendeu? O período de graça é os dias que o credor permitirá que você roube antes de colocá-lo na cadeia! Você não tem um direito cristão de um período de graça! Pague as suas contas antes da data devida! Quando você emprega alguém por um salário, seja para cortar a sua grama, consertar o seu carro, ou olhar as crianças, pague-os no mesmo dia! Deus será honrado, sua reputação será aumentada, e a parte ficará contente.

Deus se preocupa com os pobres. Ele espera que você cuide deles, pois têm reais necessidades e você pode ajudar. A conversa é barata e não faz bem (Tg 2:15-16; I Jo 3:17-18). A realização vale a pena (IICo 8:11).

Dar aos pobres é emprestar ao Senhor; (Pv 19:17) e é prova de vida eterna; (I Jo 3:11-24) e deve ser realizado tão logo a necessidade é conhecida. Jesus Cristo espera que os ricos estejam prontos para dar, e Ele os recompensará grandemente por isso (ITm 6:17-19).

Uma boa regra na vida é pagar as contas e as obrigações tão logo se incorram nelas, ou quando chegam pelo correio. Isto cria a liberdade financeira, e você estará sempre à frente quando enfrentar uma emergência inesperada. Vivendo de um cheque a outro, de uma conta a outra, é tolice masoquista.

Quando um vizinho precisa de alguma coisa, dê para ele assim que for possível. Você pode dar alegria ao coração dele com uma rápida providência. Dizem que, “Dá duas vezes aquele que dá rapidamente.” Faça isso!