Provérbios de Salomão: Alimentos e Bebidas

Alimento e bebida são questões importantes? Quanto você consome? Que? Quando? Onde? Com quem? Sim! Deus inspirou Salomão a escrever algumas regras para o alimento e a bebida que fazem parte da sabedoria. Se você aprende as regras e os coloca em prática, isto trará bênçãos bem maiores do que a saúde física. Aprecie a palavra de Deus e Provérbios pelo suas grande praticabilidades.



Provérbios 23:30

“Para os que se demoram perto do vinho,
para os que andam buscando bebida misturada.”

O vinho causa a embriaguez? Nunca? Você é sábio o suficiente para entender e concordar com esta declaração incomum? O resultado e os sintomas da embriaguês não são culpa do vinho, mas sim do insensato que bebeu vinho demais.


Provérbios 20:1

“O vinho é escarnecedor,
e a bebida forte, alvoroçadora;
e todo aquele que neles errar nunca será sábio.”

O vinho pode torná-lo um insensato, e a bebida forte pode torná-lo um raivoso insensato. Será que Deus e Salomão condenam o beber vinho ou bebidas fortes? Sem chance! Mas eles possuem regras a respeito do quanto você bebe de um e de outro.


Provérbios 23:20

“Não estejas entre os beberrões de vinho,
nem entre os comilões de carne.”

De que maneira você escolhe os seus amigos, especialmente no período da sua juventude? Existe uma regra inspirada da sabedoria que serve para avaliar os outros pelo uso que fazem da comida e da bebida, e você deve evitar esses tolos que quebram esta regra simples.


Provérbios 17:1

“Melhor é um bocado seco e tranqüilidade do
que a casa farta de carnes e contendas.”

O que faz com que uma bolacha crocante salpicada de sal na superfície seja mais gostoso do que uma refeição com a melhor picanha ou filé mignon? Um aspecto da sabedoria é aprender as prioridades da vida e existe um ingrediente mais importante para uma grande refeição, do que qualidade, quantidade, ou variedade do cardápio!


Provérbios 9:2

“Já sacrificou as suas vítimas,
misturou o seu vinho e já preparou a sua mesa.”

Carne fresca combinando com um bom vinho é uma grande refeição. A atmosfera é criada com uma mesa e sala decorada com o carinho de uma anfitriã agradável. Deus, através de Salomão, o convidou para uma refeição assim? Você entendeu?

Provérbios 31:6

“Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito.”

Para que serve o vinho e a bebida forte? Você sabe? De que forma Deus e Salomão aprovam o uso deles neste livro de provérbios? Deus forneceu as propriedades dos dois e o efeito deles sobre o corpo humano. Use-os na hora certa e usufrua do benefício deles.


Provérbios 23:2

“Mete uma faca à tua garganta, se és homem glutão.”

Quando é que você precisa colocar uma faca na sua garganta? Se tiver severamente deprimido? Não, não e não! Mas existe uma situação onde a metáfora deve ser lembrada, e isto ocorre numa hora em que você está se sentindo muito confortável e honrado. Cuidado!


Provérbios 31:14

“É como o navio mercante: de longe traz o seu pão.”

Alimentos rápidos têm o seu lugar, mas não um grande lugar! Uma mulher virtuosa não se satisfaz com essa conveniência; ela sabe que um pouco mais de esforço pode ser mais gostoso, aquecer corações e nutrir melhor os corpos do que qualquer “fast food” ou refeições congeladas.


Provérbios 25:16

“Achaste mel? Come apenas o que te basta,
para que não te fartes dele e venhas a vomitá-lo.”

Um alimento mais doce, uma iguaria em todas as nações, vai fazer você ficar doente, se você comer demais dele. A regra da sabedoria é moderação ou temperança, uma abordagem disciplinada para o uso de qualquer coisa, e isto se aplica especialmente para a área de alimentos e bebidas.


Provérbios 22:9

“O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre.”

Qual é a coisa mais fácil e agradável que você possa fazer pelo pobre? É lhes dar uma agradável refeição, tomando o cuidado de recebê-los com bondade e calor humano. Eles serão abençoados pelo seu favor, mas você será abençoado pelo favor de Deus.