Provérbios 9:13

A mulher tola é espalhafatosa, ela é simples e nada sabe.

Play Audio:

 

A Senhora Sabedoria tem uma concorrente e a maioria dos homens se apaixona por ela. Mas ela é insultante e repugnante aos homens sábios. Ela é barulhenta e tola, falastrona e ignorante. Mas, claro, esta descrição não é elogiosa para as mulheres; mas isto não se aplica às mulheres agradáveis e sábias. Aqui Salomão descreve uma mulher tola.

Esta mulher não é só tola; ela é também uma meretriz (Pv 9:14-18). Ela é descrita em contraste com a Senhora Sabedoria, de que já lemos a respeito na primeira parte deste capítulo (Pv 9:1-6). A linha de pensamento de Salomão é este: todos os homens, especialmente os jovens, têm duas mulheres perseguindo-o – a Senhora Sabedoria e a mulher estranha. Veja os comentários de Provérbios 9:4.

Mas o ensino aqui é importante para homens e mulheres, pois mulheres sábias evitarão estas três características pessoais, e os homens rejeitarão qualquer mulher que as têm. Existem indicadores claros que revelam o coração tolo de uma mulher – ela é barulhenta, crédula e ignorante. As mulheres sábias são quietas, prudentes e inteligentes. A diferença é óbvia e significante.

Uma mulher tola é clamorosa – ela é insistente e barulhenta (Pv 7:11). O mundo não suporta o seu barulho, especialmente os homens nascidos ou casados com ela (Pv 30:21-23). Os homens vão para qualquer lugar para escapar dela (Pv 21:9,19; 25:24). Sua tagarelice é como a tortura de uma água que pinga (Pv 27:15-16). Jovem, se você busca a paz, rejeite mulheres tagarelas ou insistentes em suas opiniões (Pv 17:1; 19:13). Deus ama mulheres quietas, bondosas e graciosas: exija isto (Pv 11:16; 31:26; IPe 3:3-4).

Uma mulher tola é simples – ela é crédula e vulnerável a quase todas as idéias estúpidas (Pv 14:15; 28:26). Ela é uma mulher tola dos dias perigosos dos últimos tempos – os nossos dias – sendo facilmente cativada por falsos mestres (IITm 3:6-7). Novidades e cultura inútil sobre qualquer assunto atraem as suas fantasias infantis. Verdadeiramente um vaso mais frágil, conforme provado por sua queda total no Jardim do Éden, ela se alimenta de emoções, popularidade, sentimentos e politicamente correta.

Uma mulher tola não sabe nada – ela é ignorante a respeito da verdade e da sabedoria (Pv 17:24; 18:2; 24:7). Ela está sempre aprendendo, mas não é capaz de chegar ao conhecimento da verdade (IITm 3:6-7). Ela não aprendeu a sabedoria divina de perguntar ao seu marido em casa (ICo 14:34-35). Ela confia em seu próprio coração, sem levar em conta o que os outros ou os fatos podem provar (Pv 28:26). Ela só aumenta em idade e em peso; ela não cresce em verdade e em sabedoria.

Duas igrejas também buscam as almas dos homens. Existe a noiva de Cristo, a verdadeira igreja; e existe a Meretriz e as suas filhas, as falsas igrejas deste mundo. Igrejas falsas criam um rumor arrogante e barulhento, mas são simples e totalmente ignorantes a respeito da verdade.