Provérbios 9:6

Abandona os tolos e vive; e ide pelo caminho do entendimento.

Play Audio:

 

Precioso conselho! Rejeite amigos e influências insensatas! A vida, uma vida abençoada e pacífica agradável a Deus e aos homens, depende disso. Se afaste de todos os tolos. Vá pelo caminho do entendimento (escolha o estilo de vida). Busque uma vida santa e justa, e não permita que alguém o impeça ou tente desviá-lo em qualquer outra direção. A sua sobrevivência e a da sua família está em risco. Amigos insensatos só levam você para baixo. Veja os comentários de Provérbios 4:15, 5:8, 13:20, 19:27 e 25:5.

O primeiro conselho da Senhora Sabedoria, depois de oferecer uma casa fabulosa e uma festa para os homens simples, é a de se abandonar os insensatos e escolher o caminho da sabedoria (Pv 9:1-5). A segunda coisa melhor que você pode fazer para si mesmo é o de romper com os insensatos e suas más influências. A má companhia levará você para o fundo do poço e destruirá a sua vida, não importando o quão forte você pensa que é. Se você quer realmente viver se afaste dos insensatos e escolha uma vida piedosa de sabedoria e de entendimento.

Este é um conselho simples – influências insensatas corrompem as boas maneiras (ICo 15:33). Paulo já havia avisado, “Não vos enganeis.” O seu coração, concordando com Satanás para destruí-lo, justificará as influências insensatas. Ele sussurra, “Eles não te influenciarão,” ou, “Todo mundo está fazendo isso, e eles estão bem,” ou, “Você não precisa ser inamistoso,” ou pior do que tudo, “Você poderá influenciá-los para o bem.” Você poderá estar tentando justificar as influências insensatas neste momento!

Considere Ló. Ele não temia as influências de Sodoma. Um emprego melhor justificava o risco. Ele e a sua família estariam bem. Afinal de contas, ele era sobrinho de Abraão. Ele escolheu uma casa perto de Sodoma; depois ele mudou para a cidade; então ele se juntou ao conselho da cidade; então ele deixou as suas três filhas se casarem com homens do local. Ele não abandonou os insensatos de maneira alguma. Eles destruíram a ele, sua mulher, e suas cinco filhas. Que perda deplorável e maligna de sete vidas!

Considere Roboão. Ele era filho de Salomão e a razão de muitos provérbios. Mas ele rejeitou os sábios conselheiros e escolheu os seus colegas. Isto afetou a sua vida? Em apenas uma geração, ele perdeu a grande nação do seu pai e a sua enorme prosperidade, pois dez das doze tribos de Israel o rejeitaram e formaram uma nova nação. Que lamentável perda!

Considere Josafá. Um descendente de Davi e um grande rei de Judá, ele escolheu ser amigo de Acabe, o rei pagão e profano de Israel. Ele permitiu que o seu filho se casasse com a filha de Acabe. Esta união com um homem comprometedor e mau lhe custou as bênçãos e a paz no seu reino, pois o Senhor ficou irado com ele por causa do seu relacionamento. E o Senhor retirou três dos seus descendentes da linhagem real de Jesus Cristo por causa de uma aliança profana.

Aqui está a questão para você! Qual é a sua Sodoma? Quem são os seus conselheiros? Quem é o seu Acabe? Você já rejeitou todos os insensatos da sua vizinhança, nas escolas dos seus filhos, em sua profissão ou emprego, em sua igreja, e nos contatos sociais de sua mulher? Qualquer amigo ou influência que não seja igual ou maior em santidade e sabedoria do que a sua o arrastará para o nível deles. Garantido! Não minta para si mesmo!

De que forma você escolhe as suas amizades? Davi as escolheu da seguinte forma: “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.” (Sl 119:63). E novamente, “Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.” (Sl 101:4). Ele era muito seletivo com as suas amizades. E você? Mas é claro, você terá menos amigos desta forma, mas isto economiza tempo e incômodos! Quem precisa de mais amigos, especialmente, quando eles estão lhe destruindo!

Todos os seus amigos são cristãos? Realmente? Quão seletivo! Um terço da população é cristão. Isto faz com que sejam amantes da verdade e da sabedoria? Pessoas religiosas acusaram falsamente a Jesus e O crucificaram! Seus padrões são bem, bem baixos demais! Verdadeiros cristãos vivem vidas santas de renúncia, não gostam das coisas terrenas, acreditam exatamente naquilo que Paulo ensinou e possuem mentes espirituais (Tt 2:11-14; Fp 3:18-19; Rm 16:17-18; 8:5-9).

O que dizer a respeito da televisão? Você lê sabedoria pela manhã, arrasando a insensatez, e então assiste à televisão à noite? Davi disse, “Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará.” (Sl 101:3). A televisão é moralmente neutro – quando está desligado! É um instrumento abominável do inferno – quando está ligado! Quase não há um minuto de programação em qualquer canal que a Senhora Sabedoria endossaria.

A melhor de todas as programações televisionadas não contém Deus, é vazia de sabedoria e glorifica a falsa filosofia do humanismo, da ausência de esperança, e da carnalidade. A mensagem perversa vomitada pelas suas imagens e sons destroem almas – especialmente as de crianças vulneráveis mesmerizadas pela capacidade de cativar totalmente seus olhos e ouvidos. As programações mais “saudáveis” nunca promovem a fé, a piedade, o casamento, a oração, a doutrina, a espiritualidade, a verdade, os pais, a Bíblia, etc.

A influência dos insensatos pode ser sutil. Amigos insensatos que aparentemente escapam ao pecar amortecem o seu ódio do pecado; a falta de conversações espirituais reprime as suas; e o alegre entusiasmo deles incentivando-o a se juntar a eles é uma forte tentação.

Apresentações televisivas de um estilo de vida carnal e sem Deus amortece a sua sensibilidade para as coisas espirituais e o santo viver. A poderosa glorificação audiovisual do pecado excita grandemente as suas luxúrias.

O que dizer das igrejas? A maioria das igrejas usa a insensatez para manter as crianças, tranquilizar os não regenerados, e aumentar a frequência e o fluxo de caixa. São todas as palavras do púlpito, e as atividades da igreja, defensáveis somente pelas escrituras? Se não o são, você então estará escolhendo a insensatez até mesmo na sua própria religião. A má comunicação ali corrompe as boas maneiras tanto quanto em qualquer outra parte (ICo 15:33). Medido por um manual afeminado emitido pela sede denominacional, sua igreja pode passar por sábia. Mas se pela Palavra de Deus, talvez não possa passar!

Pais, vocês deixariam seus filhos passarem uma noite com um molestador e matador infantil serial? Você se retrai até mesmo pela pergunta! Mas a Senhora Sabedoria aqui avisa você que as influências insensatas destruirão as vidas deles. Você vê o perigo? As almas deles são mais importantes do que o corpo dele! De que maneira você pode deixar que eles escolham as suas amizades, ouçam as suas próprias músicas, escolham seus parceiros de vida, ou ter uma televisão em seus quartos?

O perigo é claro! A encruzilhada do caminho está bem na sua frente! Para a esquerda está o portão bem aberto que leva ao inferno. Todos os outros, com algazarra e um grande espírito de comunidade estão entrando por aquele portão à esquerda- e eles chamam você para se unir a eles. À direita há um portão bem limitado e apertado que leva à vida. Quase ninguém está entrando por aquele portão, e eles parecem inusitadamente sóbrios e sérios a respeito disso. Corra para ele, leitor! E atravesse correndo por ele!

Seu coração é desesperadamente enganoso e mente para você muito mais do que você possa imaginar (Jr 17:9). Sem a graça e o diligente cuidado de Deus, você se desviará para a insensatez e o pecado. Mas ao se expor à insensatez sob qualquer forma é desastre certo. Conduzirá você para baixo! Ao invés disso, “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” (Rm 13:14). A religião pura diante de Deus visa guardá-lo imaculado do mundo (Tg 1:27).