Provérbios 9:5

Vem, come do meu pão, e bebe do vinho que eu tenho misturado.

Play Audio:

 

É fácil conseguir sabedoria. Somente o orgulho e a teimosia lhe impedem. Você aceita a generosa oferta ou você vai se rebelar e continuar nos seus caminhos tolos? A Senhora Sabedoria oferece um banquete em sua casa para o seu prazer e prosperidade eterna. Ela busca a sua comunhão e amizade. Escolha a sua companheira – a Senhora Sabedoria (Pv 9:5) ou a própria Tolice (Pv 9:13-18).

Salomão continuou a sua personificação da sabedoria (Pv 8:1-9:12). Aqui ele faz a comparação do convite da Senhora Sabedoria (Pv 9:1-6) com o de uma mulher tola, uma estranha, uma prostituta (Pv 9:13-18). As duas têm uma casa; (Pv 9:1,14) ambas clamam em voz alta aos homens; (Pv 9:3,14,15) as duas fazem o mesmo convite (Pv 9:4,16). Mas a Senhora Sabedoria oferece vida, a mulher tola a morte (Pv 9:6,11,18)!

E olhe a qualidade da comida de cada casa! A Senhora Sabedoria matou os seus animais para obter a melhor carne, entremeado de seus mais preciosos vinhos e gloriosamente abastece a sua mesa (Pv 9:2). Ela assou maravilhosos pães os quais ela oferece com o seu vinho. Seu banquete é substancial, agradável e uma combinação dos melhores componentes para uma refeição refinada! Você aceita?

A tola oferece o alimento servido na prisão – pão e água (Pv 9:17)! Porque considerar uma oferta tão horrível? Porque ela é uma prostituta e sugere que a água bebida ilegalmente é doce e o pão comido em um encontro secreto é agradável. Apesar do fato que a sua refeição não tem substância, ela seduz muitos homens pelo apelo superficial e de prazo curto do alimento pecaminoso. Você aceita?

As duas mulheres clamam a cada homem, durante toda a sua vida. Leitor, a disputa pela sua alma é intensa. As consequências são severas. O que você vai fazer? Você já está determinado a rejeitar cada abordagem de uma mulher estranha, não importando o quão atraente for a tentação? Você já comprometeu a sua vida à Senhora Sabedoria? Você já pediu a ela que lhe ajudasse a desprezar a Tola?

Muitos cristãos perdem uma excelente refeição. A maioria rejeita o vinho que alegra o coração de Deus e do homem (Dt 14:26; Jz 9:13; Sl 104:14-15). Uma salada de capim e suco de fruta para beber não chega a ser uma refeição! Deixe que a Senhora Sabedoria o oriente na sua dieta. Tanto Melquisedeque como Jesus escolheram a comunhão com pão e vinho (Gn 14:18; Lc 7:33-35). Pegue do forno um pão francês ou italiano bem quentinho e coma tomando uma taça de um bom vinho e aprecie o seu filé mignon (Pv 9:2)!

Se você quer uma refeição substancial que realça a saúde e que é uma experiência maravilhosa de uma refeição, só há uma escolha – a Senhora Sabedoria. A refeição dela satisfaz, nutre e é muito agradável. De que forma você pode aceitar o convite dela e comer à sua mesa? Humilhe-se diante de Deus e da Sua palavra e escolha a sabedoria como o seu modo de vida (Pv 1:7; 9:10; Sl 19:7; 119:98-100). “Deixai os insensatos, e vivei, e andai pelo caminho do entendimento.” (Pv 9:6).

O casamento com uma mulher virtuosa que tem o SENHOR é a melhor coisa que se possa ter na terra, até mesmo para um rei Pv 18:22; 19:14; 31:1-31; Ec 9:9). Escolha amar e se deliciar com o corpo dela e o ato sexual, desprezando, rejeitando e evitando qualquer outra mulher pelo prazer físico ou emocional (Pv 5:19; 6:25). Escolha ter, legitimamente, uma família grande e feliz, que é uma benção sem igual e maravilhosa do casamento (Pv 5:15-18; Sl 127:3-5; 128:1-6).

Fique tão longe da Tola quanto for possível, para evitar que os seus encantos e os seus convites mentirosos o enganem e o levem a considerar uma refeição própria de uma prisão, morte e inferno que ela esconde atrás de suas saias e do seu abraço ardente. Ela pode lhe abordar em qualquer lugar, atraindo os desejos da carne e dos olhos. Você pode vê-la na televisão, numa sala de “chat”, na igreja, durante as férias na praia ou fazendo compras no shopping. Fuja!

Uma guerra pela sua alma está sendo travada (IPe 2:11)! Tolice, a sua escolha por natureza, deseja lhe destruir – como uma mulher mentindo a respeito da dieta do pão e água, que é a melhor oferta que pode ser oferecida pelo adultério e pela prostituição. Morte e inferno são os resultados reais! A sabedoria que Deus oferece através da Sua palavra trará prosperidade à sua vida. Nada se compara a ela (Pv 8:11). Ela é como uma mulher que oferece paz e prazer perpétuo na sua casa (Pv 9:1-6). Aceite a sua oferta, hoje!