Provérbios 8:26

enquanto ainda ele não havia feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.

Play Audio:

 

Jeová, o único Deus verdadeiro, sempre teve sabedoria. Ele sempre pensou e agiu com completo conhecimento e total entendimento. Ele nunca aprendeu nada. Ninguém jamais o instruiu. Ele nunca teve confusão, dúvidas ou perguntas. Ele sempre teve o perfeito entendimento. Ele possuía a infinita sabedoria antes que este mundo tivesse qualquer existência.

Nós somos criaturas deste mundo: nós reivindicamos a existência e a realidade pela terra. Fomos feitos do pó; nós extraímos a nossa subsistência do pó; nós voltaremos ao pó. Alguns tolos chamam o mundo de Mãe Terra. A coisa mais certa que conhecemos é a sujeira da terra. Mas o SENHOR tinha toda a sabedoria antes Dele criar do pó a terra seca, os campos ou o Monte Everest.

Salomão está no meio de sua personificação de sabedoria como uma mulher, que descrevia a oferecia os seus benefícios aos homens (Pv 8:1-9:12). O contexto imediato deste provérbio é a posse da sabedoria por Deus antes de Sua grande obra de criação (Pv 8:22-31). E o ato específico deste nosso provérbio é o ato criativo da formação da terra seca, tanto os campos quanto as montanhas.

A terra originalmente era uma bola de água (Pv 8:24; Gn 1:2). Não havia uma única célula de vida animal de qualquer tipo que pudesse se evolver de alguma forma. Era escuro, porque não havia o sol que Ele criou no quarto dia. No primeiro dia Ele criou a luz; Ele criou o céu e o ar no segundo dia, terra seca no terceiro. E Ele chamou a parte seca de Terra (Gn 1:3-13).

Antes do terceiro dia, Deus já estava de posse da sabedoria infinita, como declara o nosso provérbio. E Ele a usou para criar a terra majestosa! Isaías escreveu um complemento em cima da evidência da Sua grande sabedoria e entendimento de sua criação da terra seca e das montanhas. Ele disse, “Quem mediu com o seu punho as águas, e tomou a medida dos céus aos palmos, e recolheu em uma medida o pó da terra, e pesou os montes e os outeiros em balanças? Quem guiou o Espírito do Senhor? E que conselheiro o ensinou? Com quem tomou conselho, para que lhe desse entendimento, e lhe mostrasse as veredas do juízo, e lhe ensinasse sabedoria, e lhe fizesse notório o caminho da ciência? Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como a uma coisa pequeníssima.” Isaías 40:12-15.

Deus fez o Monte Everest do pó da terra! Ele está a 8.850 metros, ou seja, quase 9 quilômetros, acima do nível do mar! Isto é, 4.830 metros mais alto do que a altitude a partir da qual você precisa de uma suplementação de oxigênio! Muitos voos aeronáuticos não voam tão alto! Mais ou menos 4000 pessoas já tentaram escalá-lo; quase 700 pessoas conseguiram; e 142 morreram tentando. Quando o SENHOR brinca com o pó, grandes coisas acontecem!

O que você vai fazer com este grande Deus e a Sua sabedoria? O que é a sabedoria? É o poder de julgar retamente – o conhecimento e o entendimento de entender qualquer situação e saber o que fazer. A sabedoria começa com o temor do Senhor (Pv 1:7; 9:10), e os detalhes são fornecidos na palavra escrita de Deus (Sl 19:7; 119:98-100). Se você negligenciar a Sua oferta, você certamente ama a morte, porque Ele zombará de você quando as suas calamidades chegarem (Pv 8:36; 1:24-32).