Provérbios 8:6

Ouvi, porque eu falarei de coisas excelentes, e o abrir dos meus lábios será para as coisas certas.

Play Audio:

 

A sabedoria é o mais doce som da terra. Você já a ouviu? Ela clama por você (Pv 8:1-5). Ela fala somente de coisas excelentes e corretas (Pv 8:6). Ela ama a verdade e odeia a maldade (Pv 8:7). As suas próprias palavras são justiça e ela nunca fala com engano ou com perversidade. (Pv 8:8) Suas lições são claras e corretas para aqueles que temem e amam ao Deus do céu (Pv 8:9).

Salomão personificou a sabedoria como sendo uma mulher que o convida a recebê-la e às maravilhosas bênçãos que ela traz (Pv 8:1-10). Ele continuou a personificação, detalhando as grandes coisas que a acompanham (Pv 8:11-21). Em seguida ele a exaltou mostrando a eterna dela existência com Deus (Pv 8:22-31). Ele concluiu estendendo o convite dela, novamente (Pv 8:32-36).

As palavras de sabedoria da boca de Deus, a revelação da pura sabedoria, eram mais preciosas a Jó do que o alimento necessário (Jó 23:12). Davi achou estas mesmas palavras como sendo mais valiosas do que o fino ouro e mais doce do que o mel e os seus favos (Sl 19:10). Mesmo sendo rei, ele as reivindicou como a sua herança para sempre, porque elas traziam alegria ao seu coração (Sl 119:111). O profeta Jeremias também as considerou como sendo a alegria e o regozijo do seu coração (Jr 15:16).

Certa vez Pedro acompanhou Jesus a um alto monte com Tiago e João. Ali ele viu Jesus glorificado falando com Moisés e Elias (Mt 17:1-9). Deus o pai trovejou dos céus para manter a atenção e o foco no Seu amado Filho. Que experiência! Pedro ouviu as palavras de Deus vindas do céu na presença de testemunhas terrenas e celestiais! Mas mais tarde ele declarou que as Escrituras eram mais reais (IIPe 1:16-21)! E ele exortou aos seus leitores para praticarem o que era certo ao tomarem conhecimento das gloriosas palavras registradas na Bíblia! Creia nela!

Quão excelentes são as palavras da Bíblia? Elas falam da origem do céu e da terra e tudo que há neles, e dos nossos primeiros pais! Elas falam a respeito do pecado e da origem da morte, o que nenhum homem pode explicar. Elas falam a respeito do Deus Criador que faz amizade com os homens por Sua própria escolha graciosa. Elas nos dizem como devemos agradar a Ele e obtermos as Suas bênçãos na vida. Elas dizem as coisas maravilhosas que esperam aqueles que O obedecem, na vida por vir. Os segredos do universo estão abertos e explicados aos humildes leitores da Bíblia (ICo 2:6-16)!

A Bíblia fala do primeiro pecado com uma promessa anexa a respeito da redenção vindoura pelo Filho da mulher (Gn 3:15)! Ela fala a respeito de Isaque encontrando Rebeca, Jacó amando Raquel, José governando o Egito, Moisés liderando a saída de Israel do Egito, Davi matando Golias, Jesus nascendo de uma virgem chamada Maria, Sua morte sobre a cruz pelos pecados dos Seus eleitos, e a Sua ressurreição do túmulo e assunção ao céu. Estas coisas são um grande mistério (ITm 3:16)! Esses fatos são inteiramente desconhecidos dos educadores, filósofos e cientistas do mundo.

A Bíblia é a única fonte de história antiga, e tem as maiores poesias do melhor coração humano nos Salmos. Ela tem a melhor sabedoria proferida pelo mais sábio rei nos incisivos ditos de Provérbios. Ela resume as maiores experiências filosófica jamais vistas em Eclesiastes, e ela descreve o mais apaixonado romance em Cântico dos Cânticos de Salomão. Mas os evangelhos descrevem a transação apaixonada do maior e mais terrível Deus, adotando homens e mulheres arrancados da rebelião e da condenação para serem Seus filhos e filhas!

Ou você preferia ouvir um pouco a respeito da sujeira deste mundo? Como o delírio egoístico de Carl Sagan a respeito das origens? Ou você prefere as alucinações de Charles Darwin? Você se aqueceria com um canto romântico de Elton John a respeito do seu amante Daniel? Ou você prefere o Michael Jackson prometendo estar ali com você? Devemos buscar entre os deuses do panteão de Roma uma história que se compara com a Bíblia? Ou o conhecer aqueles deuses foi o resultado da ignorância e de beber demais vinho que embota os seus interesses?

Você deseja as coisas certas? A sabedoria as tem para você! Ela só fala de coisas certas! A Bíblia ensina o valor da vida humana ao exigir a pena capital por assassinato (Gn 9:4-7)! Glória! Ela condena a amargura ou a traição de um marido para com a sua mulher e espera que ele seja sobrepujado pelo ato sexual e pela procriação dela (Pv 5:19; Cl 3:19; Ml 2:10-16). Ela condena a embriaguez, mas recomenda o vinho para alegrar o coração do homem; ela condena a glutonaria, mas recomenda o banquetear como um ato de adoração a Deus (Dt 14:26).

Ela ensina os homens a trabalharem bastante, as mulheres a serem submissas, as crianças a obedecerem, a patrões a serem justos e equânimes, a servos para não responderem aos seus senhores, a cidadãos a pagarem os seus impostos, e governantes a lembrarem d’Aquele que os governa! Ela endossa o falar agradável, a bondade aos animais, o sustento dos pobres, a fazer economia, a ter cuidados com a higiene, as mulheres a se vestirem com modéstia e dos filhos a honrarem os seus velhos pais. Ela condena mulheres detestáveis, a hipocrisia religiosa, a defraudação sexual, a calúnia e a difamação, abortos, apostas, enriquecimento com base religioso e brincadeiras sarcásticas.

A Bíblia define o amor numa sentença mais requintada e completa que jamais foi escrita (ICo 13:4-7). Ela personifica a sabedoria como sendo uma mulher agradável numa forma atraente e poderosa (Pv 8:1-36). Ela descreve e detalha o mais alto ideal da condição da mulher (Pv 31:10-31). Ela prova, explica e promete a ressurreição dos corpos mortos (ICo 15:1-58). E ela nos fala de um pecador miserável que encontrou misericórdia e perdão aos pés de Jesus (Lc 7:36-50).

Mas acima de tudo a Bíblia fala a respeito do mais glorioso, bem sucedido e bondoso Príncipe que o mundo jamais imaginou, o próprio Senhor Jesus Cristo, o mui amado Rei e Salvador dos Seus eleitos (Sl 45:1-17; Ct 5:9-16; ITm 6:13-16; Ap 5:1-14; 19:11-16). Desde o início da Bíblia até o seu fim, as Escrituras testemunham a respeito do mais glorioso Homem que já existiu – Jesus Filho de Deus (Gn 3:15; Jo 5:39; I Jo 4:1-6; 5:5-13; Ap 22:20-21)

O que você está fazendo a respeito da Senhora Sabedoria? A sua Bíblia está ajuntando poeira na cabeceira de sua cama? É com muita dificuldade que você luta para completar a leitura de um capítulo por dia? Se você se ressente da sabedoria da palavra de Deus, você deve amar a morte (Pv 8:36). Se você a ama, você a encontrará e muito mais (Pv 8:11,17-18). Você é abençoado por ter lido este provérbio hoje, pois a você foi oferecido coisas excelentes e retas guardadas por muitas gerações (Mt 13:16-17). Amém!