Provérbios 8:3

Ela clama nos portões, à entrada da cidade, ao chegar às portas.

Play Audio:

 

Você é abençoado hoje! Você está sendo apresentado a uma nobre Senhora enquanto você lê esta sentença! A Senhora Sabedoria não está se escondendo em algum local obscuro se tornando difícil para você encontrá-la. Ela está clamando a todo o pulmão para atrair a sua atenção para este parágrafo. Se vocês dois não se tornarem bons amigos e companheiros, ela não tem nada a perder, mas você perderá! Você nasceu tolo e ignorante; ela está tentando lhe salvar de uma vida de disfunção e de dor e da eternidade.

O abençoado Deus, através do Rei Salomão, utilizou de vários recursos no livro de Provérbios para atrair a sua atenção e ensiná-lo a sabedoria. Ele usou de ameaças, promessas, dor, recompensas, provérbios curtos, parábolas longas, observações, regras, ilustrações, analogias, comparações, fenômenos sociais, lições do reino animal, de recomendações do seu pai, de ensinos de Agur e até mesmo da carta de uma mãe da realeza para o seu filho. Você é abençoado!

Mas aqui ele usou de uma personificação – a ferramenta literária de representar algo imaterial como sendo uma pessoa – para apresentar a sabedoria a você como sendo ela uma mulher nobre e maravilhosa, a Senhora Sabedoria. Ela se apresenta e apela para que você a ouça; (Pv 8:1-10) e descreve os benefícios que tem a oferecer a você; (Pv 8:11-21) Ela descreve como Deus a usou na criação do universo; (Pv 8:22-31) e conclui, rogando a você que a receba ou seja punido horrivelmente na vida (Pv 8:32-36).

Você hoje é abençoado! Você consegue compreender que o Deus Criador do céu lhe mandou instruções escritas de forma a poder compartilhar o conhecimento, a percepção, a prudência, a verdade, o entendimento e a sabedoria que Ele tem? Aqui não há vã religião de cerimonias, entonações, orações rituais, superstições, tradições de homens, mistérios obscuros, ofertas de intestinos de búfalos ao Grande Espírito, banho no imundo rio Ganges, beijo num meteorito em Meca, ou orando o Rosário.

A Senhora Sabedoria está diante de você! Ela quer que você a veja! Ela grita buscando a sua atenção às portas e os portões de entrada da cidade, onde você transita diariamente. Ela roga por uma oportunidade de lhe ajudar (Pv 8:1-5). Ela lhe oferece coisas boas e corretas – as únicas que você encontrará neste mundo maldito de pecado (Pv 8:6). Em cada palavra dela há verdade e justiça (Pv 8:7-8). Sua instrução é fácil de aprender (Pv 8:9) e é melhor do que a riqueza ou qualquer outra coisa (Pv 8:10-11).

A própria criação natural ensina claramente o conhecimento a todas as línguas e a todos os povos (Sl 19:1-6)! Mas o homem rejeitou o Criador trocando-o por suas idiotas alucinações – você e tudo mais surgiram de uma explosão de gases cósmicas num universo sem sentido; o lodo oceânico resolveu se tornar sapos de árvores; os babuínos que tomaram aulas de auto melhoria se tornaram seu avós! De uma total ignorância em seu nascimento, o homem se atropela em direção à insanidade institucionalizada da evolução e do mundo sem sabedoria. Por isso Deus os julga (Rm 1:18-32)!

Deus enviou, através da Bíblia, conhecimento ao homem a respeito de si mesmo, da origem e do futuro do homem, e como prosperar na vida e na eternidade (Sl 19:7-11; Is 8:20; IITm 3:16-17; IIPe 1:16-21). Mas os homens ao longo do tempo queimaram-na, queimaram seus publicadores, colocaram-na debaixo de cadeias, leram-na em latim àqueles que não conheciam o latim, proibiram-na nas escolas e nos escritórios públicos, retiraram-na dos tribunais, confundiram-na com novas versões, e a relegaram às prateleiras ao substituírem-na por novelas inúteis! Por isso Deus os julga (Pv 4:18-19; Jo 12:47-48)!

Deus enviou homens para ensinarem as Suas palavras e o significado apropriado para você. Eles são ministros de Jesus Cristo, os pastores de Suas igrejas (Jr 3:15; 23:28-32; At 8:30-35; Ef 4:11-14; ITm 3:16). Mas o mundo os deu como alimento aos leões, os estraçalhou nas rodas da tortura, os queimou nas fogueiras das inquisições católicas, os baniu e ainda os ridiculariza nos dias de hoje! Até a maioria dos crentes os rejeitaram pelos novos operadores populares e suaves que lhes dá entretenimento e fábulas ao invés da sã doutrina (IITm 3:1-7; 4:1-4).

Mas a maioria dos homens rejeita a Senhora Sabedoria, que encontram na criação, nas escrituras e no ministério! E ela está sendo rejeitada nos dias de hoje. O que você tem feito para atender ao seu chamado? Para atender ao seu convite? De aceitar a sua oferta? Você se treme e regozija na criação, sabendo que ela é a obra de um Criador com poder eterno Divino? Você ama e estuda as palavras preciosas de Deus na Bíblia? Você frequenta e sustenta fielmente uma igreja onde um homem sério prega as palavras de Deus sem comprometimento ou distração?

Hoje você é abençoado! A Senhora Sabedoria encontrou você nos portões, à entrada da cidade, e nas entradas das portas. Ela encontrou você hoje. Ela o convida novamente. O que você vai fazer com ela? Se você a receber, ela o abençoará no tempo e na eternidade, com incríveis vantagens e bênçãos. Se você a rejeitar, ela pode e zombará de você quando a vida e a eternidade implodirem sobre você. A escolha é sua; as consequências são de Deus! É melhor ser quebrantado pelo arrependimento do que ser moído até o pó por causa da sua rebelião (Mt 21:44).