Provérbios 7:26

Porque ela humilhou muitos feridos; sim, muitos homens fortes foram mortos por ela.

Play Audio:

 

O que Sansão, Davi e Salomão tinham em comum? Eles não conseguiam resistir a atração por uma mulher proibida. Os homens são mais fortes do que as mulheres? Em regra geral, sim! Quando a mulher é uma adúltera, não! Aqui temos o aviso do Pregador a respeito do perigo da mulher estranha – uma mulher que não é a sua esposa, especialmente quando tem um coração adúltero (Pv 7:1-27).

Salomão, com a sabedoria paterna, sobriamente advertiu o seu filho a respeito da tentação e do perigo de uma mulher despudorada (Pv 7:1-5,24-27). Depois de descrever a sedução dela de um estulto homem jovem numa extensa parábola (Pv 7:6-23), ele resumiu o grave perigo de se aproximar de uma mulher assim por duas razões – o seu poder sobre os homens é grande (Pv 7:26) e os resultados são fatais (Pv 7:26-27).

Adão e Eva ensinaram uma lição sóbria no Éden (Gn 2:18-25; 3:1-6). Apesar de Adão ter sido feito primeiro e Eva era o seu auxiliar, ele não conseguiu resistir ao seu pedido para comer a fruta proibida (Gn 3:12). A mentira de Satanás para a Eva não enganou a Adão, mas ele se submeteu com fraqueza à sua mulher, acima de Deus e de Seu mandamento (Gn 2:16-17; ITm 2:14). E, desde então, Satanás tem usado as mulheres para seduzir os homens, fossem eles casados ou não (Jó 2:9; IRs 11:1-11).

Por sábio desígnio Deus fez o corpo da mulher, a fala lisonjeira, o contato físico e a ansiedade pela intimidade para atrair poderosamente os homens. Usados de maneira apropriada no casamento, resultam nos grandes prazeres de Cantares. Fora do casamento, poucos homens conseguem resistir à tentação poderosa. Como declara o provérbio, “são muitíssimos os que por ela foram mortos.” A única maneira de evitar o adultério é ficar longe dela (Pv 7:6-8,25).

Mulheres alteraram nações ao seduzirem seus líderes. Considere Cleópatra. Essa mulher conspiradora roubou o trono do Egito e minou o de Roma ao seduzir Júlio César e depois ela também destruiu o general Marco Antonio por adultério. Esses homens, reconhecidos pelas suas coragens, liderança e força, eram como uma massa mole em seus abraços mentirosos.

Mas também houve José, que resistiu às repetidas abordagens da mulher de Potifar, tendo eventualmente governado o Egito, era o segundo maior homem depois de Farão (Gn 39:7-12). Mesmo não tendo a força de Sansão ou como Davi ter morto um gigante, José é um grande herói! E o Senhor Jesus Cristo, tentado de todas as formas como a qualquer homem, não pecou durante toda a Sua vida (Hb 4:15)!

Qual o preço de uma adúltera para você? Você será ferido e morto! Dalila levou Sansão a uma sepultura prematura de ignomínia e vergonha. Bate-Seba custou a Davi a sua vida inteira. E mulheres pagãs de outras nações arruinaram a vida e a dinastia de Salomão. Adultério não é a diversão excitante que o mundo proclama; o adultério é um inferno e uma morte dolorosa (Pv 7:27).

De que forma o homem pode derrotar a adúltera? Eles não podem se aproximar de sua casa, porque eles não têm força para resistir. Eles devem evitá-la totalmente. Ela tem quatro artimanhas: o olhar, a lisonja, o toque e disposição. Rejeite a pornografia, a natação mista e mulheres indecentemente trajadas. Rejeite o flerte, os telefonemas, as salas de “chat”, e os contatos pela internet. Rejeite a dança, os abraços ou quaisquer outros contatos com outra mulher que não seja a sua esposa. E nunca permita uma conversação pessoal e íntima ou uma oportunidade onde a disposição dela pelo pecar possa ser comunicado.

Boas esposas reconhecerão o poder que elas têm e o usa para agradar os seus maridos e estabelecer a paz dos seus casamentos e lares (Ct 8:6-7; ICo 7:1-5). E eles mesmos se regozijarão no maravilhoso prazer (Ct 1:1-2; 2:3-7; 3:4-5; 5:9-16; 8:1-4)! Elas usarão os seus olhares, suas palavras sensuais, suas carícias físicas e a iniciação do ato do amor para promover o romance e salvar os seus maridos de mulheres adúlteras (Pv 5:19-20; ICo 7:1-5; Hb 13:4).