Provérbios 7:12

Ora está nas ruas, ora, nas praças, espreitando por todos os cantos.

Play Audio:

Você consegue identificar uma prostituta? Salomão está no meio de uma parábola tratando da sedução de um jovem tolo (Pv 7:6-23), mas gastou mais tempo descrevendo o espírito e a conduta de uma prostituta elegante (Pv 7:10-20). Dois versículos se destacam para indicar que são características particulares dessa mulher a serem consideradas (Pv 7:11,12).

A mulher aqui mencionada não é uma prostituta ou vagabunda imunda. Ela é uma mulher adúltera de um bem sucedido homem de negócios (Pv 7:19-20). Ela mora com o seu marido em uma casa (Pv 7:8,11). Ele tinha dado coisas luxuosas a ela, que foram usadas por ela em sua sedução (Pv 7:16,17). Ela é uma mulher fina exercendo atividades religiosas para encobrir o seu coração e sua conduta traiçoeira (Pv 7:14). Ela não está à cata do dinheiro do jovem: ela quer fazer amor apaixonadamente (Pv 7:15,18).

O que podemos aprender a respeito dela para que os homens a evitem e as mulheres a rejeitem? Ela não gosta de ficar em casa! Salomão registrou que ela saiu da sua casa. Uma mulher prostituta não está satisfeita em ficar em casa. Deveres domésticos e maritais são enfadonhos para ela. Ela procura desculpas para sair de casa. Ela ama a agitação e a liberdade de poder ir e vir sempre que quiser e especialmente arrumada. Ela fica entediada e frustrada quando tem que ficar em casa.

Deus fez a mulher para ajudar o seu marido (Gn 2:18). Uma mulher virtuosa, mesmo inteligente e bastante capaz, prefere os deveres domésticos e matrimoniais (Pv 31:10-31). Ela é uma mantenedora comprometida com o lar (Tt 2:5). Ela conhece o risco de sair de casa (ITm 5:11-15). Quando ela sai de casa, ela trabalha para o seu marido ou pratica a caridade (Pv 31:14,16,20,24). Ela sabe que não há nada melhor para ela do que o exercício de seu papel como esposa e mãe.

O que podemos aprender a respeito da mulher prostituta para que os homens a evitem e as mulheres a rejeitem? Ela adora os locais populares onde as pessoas se reúnem, “Ora está nas ruas”. Uma mulher prostituta gosta das coisas populares da vida. Ela é influenciada pelas novidades, modas e o estilo de vida glamouroso. Ela gosta de sair e frequentar os locais onde ela pode assistir as atividades carnais das pessoas. Ela prefere comer fora de casa a comer em casa, e fazer isso preferencialmente sozinha ou com uma amiga feminina o que é ainda melhor!

A mulher virtuosa gosta do conforto, segurança e tranquilidade do lar. Ela adora criar um ambiente aconchegante onde se refugiar do mundo, onde ela pode agradar o seu marido e os seus filhos com afeição, refeições criativas e os confortos do lar. Ela não gosta das atrações mundanas da cidade, onde o pecado e as tentações abundam. Ela prefere ficar calmamente se dedicando à sua família.

O que podemos aprender a respeito da mulher prostituta para que os homens a evitem e as mulheres a rejeitem? Ela procura estar onde os homens a encontrarão! Salomão registrou, “Junto à esquina da mulher estranha”. Uma mulher prostituta anseia por atenção e a adulação dos homens e, por isso, ela encontra os eventos e locais onde muitos homens podem vê-la. Ela adora ser uma mulher entre os homens.

A mulher virtuosa é totalmente dedicada ao seu homem. Ele confia nela com segurança, pois ela não deseja nem busca a atenção de outros homens (Pv 31:10-12). Ela é modesta e recatada em público (ITm 2:9-10). Estar com o seu marido, não importando o que ele está fazendo, dá mais prazer a ela do que estar com outros homens. Ela se conduz de tal forma a reduzir ou eliminar os elogios deles. Todo mundo sabe que ela ama dedicadamente e tão somente o seu marido.

Homem cristão, evitar as mulheres é a sua sabedoria, mesmo que elas sejam membros da igreja, que estão descontentes por terem que ficar em casa e preferirem os frequentados locais públicos. Não preste honra a uma mulher que gosta de sair e passear, pois ela pode ter um coração traiçoeiro.

Mulher cristã, é seu dever preferir o espaço caseiro e o serviço para o marido e os filhos. Ao ficar em casa e evitando o mundo o quanto for possível, você livrará a sua alma da maior parte dos descontentamentos maritais e das tentações sexuais.

As escrituras comparam com frequência a falsa religião à prostituição, especialmente Roma e as suas adúlteras corrupções do cristianismo (Ap 17:1-6). Ao invés de inspirar a satisfação e a piedade em seus membros, ela empenhou todos os meios que estão à sua disposição para cobrir a terra e o mar com o objetivo de seduzir mais um prosélito (Mt 23:15). Ela está lá fora, agora nas ruas e fica à espreita em cada esquina. Estejam de sobreaviso fiéis discípulos de Jesus Cristo.

Além disso, santo cristão, é seu dever permanecer em casa nos antigos caminhos e não procurar por tendências religiosas novas e excitantes (Jr 6:16; 18:15). Você está casado com um marido, que é o Senhor Jesus Cristo (IICo 11:1-4). Os prostitutos carnais do cristianismo estão esperando para o elogiar e corromper. Fique em casa e sê fiel, mesmo até à morte, e você receberá a coroa da vida (Tg 1:12; Ap 2:10).