Provérbios 7:3

Ata-os aos teus dedos, escreve-os sobre a tábua do teu coração.

Play Audio:

 

O Pregador usou esta parte de Provérbios para ensinar seu filho a respeito do grande perigo das mulheres prostituidas, e ele não queria que o seu filho se esquecesse das suas palavras (Pv 7:1-2). Os olhares e as adulações da mulher má são incrivelmente poderosos. Filho, não se esqueça dos meus avisos! As consequências das relações ilícitas são morte e inferno. Você arruinará a sua vida. Não se esqueça das minhas lições!

Bons pais avisam os seus filhos a respeito do terrível perigo das mulheres fáceis, mas os filhos devem se lembrar dos avisos para que estes surtam bons efeitos. Ouvir um aviso é uma coisa, mas se lembrar dele e evitar o perigo são outra coisa, especialmente quando o perigo é tão convidativo e atraente como uma mulher sedutora. Filho, lembre-se do que lhe ensinei!

Ter sido avisado que uma determinada estrada foi destruída pelas águas, mas dirigir naquela estrada à noite é pura insanidade. É uma ação tão tola quanto ler os avisos sábios de Salomão a respeito da mulher estranha e, depois, fazer companhia para uma delas, ler pornografia, ou visitar ímpias salas de “chat”. Sabedoria é aceitar o bom aviso e se desviar para tão longe quanto for possível de qualquer perigo.

Temos aqui duas figuras de linguagem, a importância prática de lembrar avisos sábios. Você não pode efetivamente atar versículos da Bíblia em seus dedos ou escrevê-los numa tábua dentro do seu coração. O objetivo da lição é de guardar definitivamente os avisos com você e tê-los claramente nos processos internos dos seus pensamentos. Você não pode deixar que esses avisos caiam no esquecimento.

Davi disse, “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sl 119:11). Você consegue fazer isto memorizando a Palavra de Deus, para que você a tenha em seu coração quando você precisar dela. Você também pode meditar na Palavra de Deus e se agarrar à fortíssima ênfase contra os pecados sexuais. Você precisa estar comprometido a todo tempo contra a mulher estranha.

Os pais em Israel repetiam com frequência os mandamentos de Deus. Ele disse, “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Dt 6:6-9).

As tentações sexuais estão em toda a parte da nossa sociedade. Muitas mulheres são prostituidas. Se você se esquecer da palavra de Deus que você ouviu você perde o efeito salvador dela em sua vida (ICo 15:2). Você não pode permitir que aquilo que lhe foi ensinado caia no esquecimento (Hb 2:1-4). Você precisa se lembrar dele e guardá-lo, e você não pode ficar ressentido ou rejeitar pregadores que, com frequência, repetem os avisos (II Pe 1:12-15).