Provérbios 6:12

Uma pessoa má, um homem malévolo, anda com a boca perversa,

Play Audio:

 

Qual é a maneira mais fácil de identificar um homem ou uma mulher má? Verificar os registros policiais? Pelo cheiro de maconha? Ter tatuagens? Não, não, não. Confirme pela boca perversa.

O nosso provérbio revela uma pessoa perversa e má (Pv 6:12-15). Sabedoria inclui o discernimento de caráter. Devemos evitar tolos e zombadores; devemos buscar homens sábios e bons (Pv 9:7-9; 13:20; 14:7). O mundo está cheio de pessoas más e os homens sábios os perceberá e os evitará.

Mas eles dirão, “Você não conhece o meu coração para que possa me julgar.” Dizem isto para esconderem sua hipocrisia e desculpar as suas ações. Mas nós vemos claramente os seus corações. Pois as palavras perversas em suas bocas vazam como esgoto de seus corações perversos (Pv 6:14).

O nosso Senhor ensinou claramente que a boca má comprova o coração mau (Lc 6:45). Um coração puro é conhecido pela fala agradável (Pv 22:11). A boa maneira de falar não vem de um coração mau, e nem uma maneira de falar mal vem de um bom coração. Aqui tem sabedoria. Aprenda-a.

Duas palavras em nosso provérbio são usadas com frequência, assim vamos verificar suas definições em português.

Vil. Pessoa caracterizada pela maldade moral ou ímpia; ruim, torpe, ordinário, desprezível.

Perversa. Pessoa que tem muita má índole; malvada, traiçoeira. Indivíduo perverso.

Pessoas vis e perversas tem um coração ruim, mau, torto e perigoso. Eles são tolos, zombadores, e daí para pior. Pelo fato de que devemos evitá-los, precisamos aprender, em primeiro lugar, a identificá-los. O seu modo de falar será do contra, irracional, negativo, crítico, ordinário, desrespeitoso, arrogante, áspero, rebelde e profano. Eles não conseguem mudar, pois seus corações são maus.

Pais, prestem atenção à maneira de falar dos seus filhos. Tolices e maldades podem ser corrigidas, se você usar a vara e a repreensão bem cedo (Pv 22:6,15; 23:13-14; 29:15).

Quando você avista uma pessoa assim se afaste dele (Pv 14:7; 22:10). Ele armará uma cilada para a sua alma, não perca o seu tempo trazendo disputas e problemas. Mas você não precisa ter medo dele, pois as calamidades logo estarão chegando à vida deles. Deus o destruirá repentinamente sem que ele tenha recurso (Pv 6:15).

Paulo orou para que fosse livrado deles, pois ele sabia que só homens com bons corações e fé eram os seus objetivos (IITs 3:1-2). Senhor, que sejamos homens assim; que busquemos tais homens.