Provérbios 6:3

Faze isto agora, meu filho, e livra-te, quando estiveres na mão do teu amigo; vai, humilha-te, e certifica teu amigo.

Play Audio:

 

O assunto aqui é o de ser fiador de alguém (Pv 6:1-5). Fiança diz respeito a ser um consignatário de empréstimos, assumindo obrigações, ou garantindo o desempenho de outras pessoas. Quando assumido dolosa, apressada ou excessivamente, se torna um pecado da imprudência. Deus deseja que você seja livre de riscos desnecessários ou de responsabilidades contingentes. Ele quer que você leve uma vida tranquila. Homens sábios se alegram com esta regra!

Salomão frequentemente fez advertências a respeito de fianças (Pv 6:1-5; Pv 11:15; Pv 17:18; Pv 20:16; Pv 22:26-27; Pv 27:13). Considere a razão pela qual os filhos de reis eram alvo de constantes pedidos para que usassem de seus créditos, reputações, ou autoridade a favor de amigos, conhecidos, ou de bajuladores. Com um simples aperto de mãos, assinatura, telefonemas, ou e-mails, o jovem poderia rapidamente criar grandes obrigações potenciais que poderiam comprometer os seus recursos e/ou relacionamentos.

A prudência é uma porção grande da sabedoria. Homens prudentes são pessimistas, céticos, e trabalham bastante para evitar riscos e problemas futuros; homens tolos são otimistas, presunçosos, e acreditam quase em tudo o que ouvem (Pv 14:15; Pv 22:3; Pv 27:12). Um homem sábio sempre tem os olhos no future, para que as suas ações de hoje não lhe custem mais amanhã (Pv 23:5; Pv 27:23-24). Homens sábios são cautelosos, conservadores, críticos, deliberados, avesso a riscos e lentos. Você é assim?

O provérbio de Salomão é dirigido a seus filhos. Ele queria que os seus filhos fizessem tudo que estivesse ao seu alcance para sair imediatamente de alguma obrigação financeira assumida para amigos (Pv 6:1-5). Não importa o quanto será humilhante reverter uma posição assumida com um amigo, faça-o agora! Livre-se de uma promessa apressada! Rogue a ele para você sair da questão, agora! Se desembarace do contrato credor/devedor! Dobre os seus joelhos e implore pela sua liberdade!

O que começou agradavelmente com glória e orgulho, deve agora ser mudado com dor, humildade e vergonha. Escolhas pecaminosas trazem consequências negativas; você não deve ficar surpreso. Você pode ficar pensando a respeito dessa questão durante algum tempo, antes de corrigi-la? Não! Nem mesmo permita a si mesmo dormir (Pv 6:4)! Você pode, pelo menos, fazer um esforço educado e razoável? Não! Você deve procurar energicamente e freneticamente uma saída como um animal ou uma ave que cai numa armadilha (Pv 6:5)!

Neste provérbio nós temos uma lição mais rica e abrangente; a lição que você poderá usar durante o resto de sua vida. Está pronto? O aspecto da urgência e da humildade requerida para rapidamente sair de uma situação de fiador, também se aplica a outras questões, também. Você quer ser mais sábio além de uma mera prudência financeira? Se apronte! Você vai se encontrar, em muitas ocasiões, em outras situações pecaminosas, e você deve usar do mesmo esforço intenso para se livrar delas. Se apronte!

Se houver a mínima chance de você ter ofendido uma pessoa, vá imediatamente, humilhe-se, e recupere o seu irmão; não considere o sono ou a necessidade de adorar a Deus, pois tudo o mais pode esperar (Mt 5:23-26). Por outro lado, se alguém lhe ofendeu, e você não pode, fazer vista grossa a ela, então vá com um glorioso amor, humilhe-se e aborde a pessoa que lhe ofendeu (Pv 10:12; Pv 19:11; ICo 13:4-7; Mt 18:15-17).

Se você é solteiro e vive um relacionamento com um incrédulo, vá agora, humilhe-se, e saia desse jugo pecaminoso (ICo 7:39; ICo 11:11; IICo 6:14; Ed 10:1-44). Se você está até mesmo levemente tentado a adulterar com qualquer pessoa, vá agora, humilhe-se, e faça o que for necessário para se distanciar o mais que puder daquela pessoa e da tentação (Pv 4:14-15; Pv 5:8; Mt 5:28-30).

Se a televisão está afetando a sua família, vá agora, humilhe-se, e arranque o fio da tomada de trás (Sl 101:3). Se você se sente amargurado com o seu cônjuge, vá agora, humilhe-se, a clareie a situação completamente (Ef 5:33; Cl 3:19). Se você negligenciou o treinamento spiritual de seus filhos, vá agora, humilhe-se, e comece tudo de novo (Sl 34:11; Ef 6:4).

Se você tem um problema com as tentações da internet, vá agora, humilhe-se e diga ao seu pai ou ao seu cônjuge para colocar filtros com senhas protetoras, para salvá-lo do mal. Se você tem sido descomedido com alimentos e bebidas, vá agora, humilhe-se, e passe uma lei com testemunhas próximas, para uma limitação santa na comida e na bebida (Pv 23:2; ICo 9:24-27).

Se você não tem feito nada para os seus pais recentemente, vá agora, humilhe-se, e leve-os para jantar fora hoje à noite (Ef 6:1-3; ITm 5:8). Se você está em atraso com as suas dívidas, vá agora, humilhe-se, e pague a dívida hoje, ou diga ao credor quando é que você vai poder pagar (Pv 3:27-28; Rm 13:8). Se você não fez nada por seu irmão nos últimos dois dias, vá agora, humilhe-se, e faça alguma coisa boa ainda hoje (Hb 3:12-13; At 20:35).

Se você está atrasado com a confissão dos seus pecados, de orar ou ler a sua Bíblia, vá agora, humilhe-se diante de Deus, e confesse, ore ou leia agora (Sl 32:5; Sl 55:17; Sl 119:72). Não permita que o trabalho, família, lazer, ou sono interfira (Jó 23:12; Sl 66:18). Se você não tem ouvido música sacra recentemente, vá agora, humilhe-se, e cante ao Senhor (Sl 47:6-7)!

Quando a questão é o de obedecer ao abençoado Deus, não permita que outras obrigações ou orgulho entre no seu caminho. Davi disse, “Apresso-me sem detença a observar os teus mandamentos” (Sl 119:60). O Senhor Jesus Cristo está vindo brevemente com os Seus poderosos anjos; Ele vai lhe encontrar confiantemente justo (I John 2:28-29)? Vá, humilhe-se, e garanta o seu Senhor (Rm 12:1-2)!