Provérbios 5:11

e que tu não lamentes no fim, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo,

Play Audio:

 

Antes que isto o mate, pense naquilo que você está fazendo! Antes que você esteja no seu leito de morte, examine a sua vida. O mundo glorifica a fornicação, mas eles estão indo para a morte e o inferno. Você é suficientemente sábio para entender a importância de questionar as suas ações antes da morte?

A morte trás sobriedade a pecadores e até aos fornicadores. Quando o homem tem saúde, ele justifica os seus pecados. Ele desfruta dos prazeres do mesmo, não vê nem sente qualquer má consequência e tem muito tempo futuro para corrigir os seus caminhos. Mas o leito de morte traz lamentações, quando então ele gostaria de voltar para reviver a sua vida. Fornicadores! Odeie o pecado agora, antes que o mesmo consuma o seu corpo e em seguida a sua alma!

Se um homem soubesse que ele iria morrer hoje, a fornicação seria a última coisa que ele teria na sua mente. A brevidade da vida, finalmente a morte e a realidade do julgamento eterno preservaria a sua mente de tais tolices pecadoras. Fornicadores! Como é que você sabe que não vai morrer hoje?

Salomão está no meio de uma longa sentença descrevendo as consequências da fornicação (Pv 5:8-14). A questão aqui é a tristeza que certamente virá a um final de vida dolorosa e sem esperança, por ter pecado contra todas as instruções e sabedoria dos seus mestres e orientadores.

Fornicadores podem morrer de muitas maneiras! Há uma grande lista de doenças sexualmente transmissíveis que devastam e consomem a carne humana de formas diferentes e em vários locais do corpo. As lamentações e os gritos dos sofredores são terríveis. Mas se a morte vem por causas diretas ou indiretas, as consequências são as mesmas. Você desejará de forma terrível poder reviver a sua vida!

O que pode um jovem aprender deste provérbio? “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração.” (Ec 7:2). Festejando ou sendo integrante de uma festa, é o ambiente e a atividade que leva à pensamentos tolos e à fornicação. Um enterro, entretanto, fará com que um jovem considere o viver com seriedade e justiça, antes que seja tarde demais. Aonde você irá esta noite?

Salomão também disse, “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer” (Ec 12:1). Dias doloridos virão. O futuro é certo, meu jovem! Você vai morrer e vai dar conta de cada um de seus pensamentos e ações secretas. Pense nisso hoje! “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.” (Ec 12:13, 14).

Todo jovem que se arrepende e coloca a sua total confiança do homem perfeito, Jesus Cristo, pode encarar aquele dia com alegria e paz crendo na glória indescritível que o espera no céu.