Provérbios 5:6

Para que não ponderes a vereda da vida, seus caminhos são errantes, que tu não podes conhecê-los.

Play Audio:

 

Filho, sua grande inimiga é flexível. Ela alterará seus métodos de forma a atrair e prendê-lo, pois ela não pode se dar ao luxo de você examinar a sua vida ou considerar as consequências de futuras interações com ela. Você conhece esta inimiga? Você conhece as suas táticas? Você sabe como salvar a si mesmo dela? Seja avisado com antecipação e viva, meu filho (Pv 5:1)!

Salomão usou muitos provérbios para advertir os homens a respeito da mulher estranha e como ela destrói homens (Pv 7:26; 23:28). Uma mulher estranha é qualquer mulher que não seja sua esposa e, em especial, uma prostituta; e ele avisou seu filho a respeito dela (Pv 5:1-5). Ele próprio conhecia a dor que ela causaria, e sua experiência confirmava que ela era uma grande ameaça destruidora de homens jovens (Ec 7:25-29).

Ele conhecia alguns dos atraentes aspectos e métodos que elas usavam. Advertiu a respeito das suas palavras aduladoras (Pv 6:24), de suas belezas e o contato com os olhares delas (Pv 6:25), seus beijos (Pv 7:13), pretensas características (Pv 7:14), afeições românticas (Pv 7:15), habilidades de fazer amor (Pv 7:16-18), e discrições e seguranças para os seus locais de encontros (Pv 7:19-20). Mas, nem eles mesmos conheciam todos os recursos que elas utilizavam.

Como escapar de uma mulher estranha exige do homem um exame sóbrio e desapaixonado da sua vida e dos futuros resultados de suas ações. Uma calma reflexão lhe revelará que está pendurado sobre o abismo do inferno, tendo como resultados certos a amarga dor e a morte. Tudo que ela pode oferecer são prazeres momentâneos e temporais. Ele precisa se afastar dela imediatamente – tão longe quanto for possível.

Uma prostituta não vai lhe dar tempo para pensar com sobriedade, pois isso seria a ruina dela; e, por isso, ela usa de todos os seus ardis para impedir que os homens analisem suas situações. Ela os atrai inexoravelmente de tantas formas que ele não consegue se livrar de suas atrações. Ela utiliza de todos os instintos da sabedoria feminina, e seus treinamentos infernais, e de suas seduções diabólicas para mantê-lo desequilibrado e sob seus encantos. Ela não pode se dar ao luxo de deixar que você pare para considerar os seus caminhos. Ela precisa manter a sua alma escrava dos seus desejos.

Salomão aprendeu da maneira mais difícil que “… a mulher cujo coração são redes e laços e cujas mãos são grilhões…”(Ec 7:26); redes e laços são ferramentas daqueles que capturam animais, pássaros e peixes distraídos. São armadilhas escondidas das vistas; seus disfarces são alterados com frequência; e têm atrativas iscas chamarizes. Mulheres prostituídas são como animais de caça agachados, sorrateiros, ocultos para então saltar sobre suas vítimas desavisadas de suas destruições mortais (Pv 23:27-28; 22:14).

Sansão sabia que Dalila queria destruí-lo depois de três eventos anteriores; mas, mesmo assim, ele não conseguia resistir aos encantos sedutores dela; e ela destruiu um homem forte (Jz 16:4-21; Pv 7:26). A ruína de Sansão é difícil de ser acreditado, por isso Salomão deu um aviso solene neste provérbio. Tamar sabia que ela precisava mudar as suas aparências para enganar a Judá, o que ela conseguiu (Gn 38:12-19).

Prostitutas podem jogar como se fossem difíceis de obter – ou fácil de ter. Elas podem ser depravadas e sujas – ou justas e nobres (Pv 7:14). Elas podem oferecer amor – ou ameaçar vingança. Elas podem conquista-lo com palavras – ou com toques. Elas podem ser misteriosas – ou atrevidas. Elas podem dar a impressão de estar escapando – ou prometendo eterna adoração. Elas podem se apresentar como inocentes e virtuosas – ou loucamente atrevidas. Elas mudam para prender você a elas!

Jovem, uma forma segura de se garantir é de se afastar bastante dela (Pv 5:8; 4:15; Rm 13:14). Não se engane com a sua habilidade de resistir às tentações dela. Se expor às habilidades dela é mais do que você pode resistir. Quase toda prostituta é tentação demais para quase qualquer homem, portanto fuja, agora! Fuja rapidamente e bem distante (Gn 39:12; IITm 2:22)!

Você nunca conseguirá escapar de uma mulher convidativa a não ser que você considere o caminho da vida. Você se examina à luz da palavra de Deus, onde o caminho é traçado para você (Sl 139:23-24)? Você se prepara para a pregação da palavra de Deus para lhe convencer de quaisquer erros em sua vida? Este exercício é fundamental para a sua segurança e sucesso na vida (IICo 13:5).

Além das mulheres prostituidas, o diabo também é o seu inimigo. Ele anda por aí buscando quem ele pode devorar, exatamente como uma devassa procura uma vítima (IPe 5:8). Tome toda a armadura de Deus e permaneça firme contra as suas astutas ciladas (Ef 6:10-19). Jesus resistiu aos três melhores esforços do diabo para O destruir usando sobriamente a palavra de Deus (Mt 4:1-11)

Além de influenciar mulheres prostitutas em suas maléficas táticas de sedução, o diabo também influencia falsas igrejas para mudar os seus métodos de forma a enganar almas instáveis (IIPe 2:4). O chefe principal dessas igrejas é aquela que está em Roma, a qual tem seduzido mais de um bilhão de almas para o seu bordel religioso com toda sorte conhecida de invenções abomináveis (Ap 17:1-6).

O nosso Senhor Jesus foi tentado de todas as formas, mas sem pecado (Hb 2:17-18; 4:15). Sendo um homem perfeito, Ele certamente teve experiências com mulheres maliciosas e fracas que O perseguiam (Pv 6:26), mas Ele, gloriosamente, resistiu a todas elas. Deus escolheu uma vida assim para Ele e, por isso, se tornou o Sumo Sacerdote daqueles que enfrentam tais tentações. Vai até Ele para obter força, e vai a Ele para buscar perdão.