Provérbios 4:19

O caminho dos ímpios é como a escuridão, eles não sabem em que tropeçam.

Play Audio:

 

Você está horrorizado com a estupidez da raça humana, especialmente com a presente geração? Você deveria estar! Em virtude da depravação dos seus corações e a ignorância de suas mentes, eles vivem na escuridão no que diz respeito à verdade e à sabedoria. Ficam se ferindo com aquilo que não conseguem enxergar e as suas vidas se tornam mais e mais desequilibradas a cada dia que passa.

Salomão concluiu um paralelismo aqui. No provérbio anterior ele descreveu a vida de um homem justo como sendo uma luz que brilha, que aumenta a sua claridade até que a luz completa do dia possa ser vista (Pv 4:18). Na medida em que o homem aprende e aplica a verdade e a sabedoria, Deus lhe dá mais entendimento da mesma maneira em que o raiar do dia afugenta a escuridão e eventualmente introduz completa e claramente a luz do dia.

Mas os homens maus não conseguem enxergar nada, pois andam na escuridão. Não entendem a razão pela qual tropeçam e caem, porque não conseguem enxergar os erros dos seus pensamentos. A arrogância deles é uma grande maldição, pois há mais esperança para o tolo do que para o homem que pensa que ele está certo (Pv 26:12). Eles avançam no pecado até que repentinamente o pecado os abala com resultados dolorosos (Sl 36:1-2; Sl 50:21-22).

Existem muitos exemplos deste provérbio. Os homens sábios consideram o mundo e humildemente vão às Escrituras, para não se tornarem confusos e ignorantes quanto aqueles que estão à sua volta. Pais sábios mostram a loucura do mundo e as suas consequências dolorosas aos seus filhos. Os filhos de Deus deveriam desprezar os filhos das trevas (Pv 29:27; Gn 6:1-2; Sl 139:21-22).

Deus não é devedor da verdade e da sabedoria a homem algum. Ele revelou o seu eterno poder e divindade em Sua criação (Rm 1:18-20). Quando eles rejeitam esta oferta de conhecimento Ele, com justiça Ele escurece os seus corações e os deixa em completa confusão (Rm 1:20-23). A maldição da sodomia e muitas outras corrupções são os juízos de Deus sobre os homens rebeldes (Rm 1:24-32; Ef 4:17-19).

Aprecie Deus zombando dos idólatras – que tomam restos de madeira e os adoram! Eles têm uma mentira em sua mão direita e que não conseguem largar (Is 44:9-20)! Quando os homens não amam a verdade que lhes é oferecida, Deus lhes envia fortes ilusões de forma a acreditarem em mentiras e serem amaldiçoados (IITs 2:9-12). Ele engana os profetas de forma a ensinarem mentiras quando o homem vem com ídolos em seu coração (Ez 14:1-11). E ele enviou um espírito mentiroso a Acabe que havia escolhido a maldade (IRs 22:19-23).

Considere. O tolo preguiçoso mima a si mesmo ao estender o seu sono, mas fica frustrado porque ele não consegue adquirir nada (Pv 21:25)! O adúltero pensa que encontrou o máximo do prazer até que ele acorda como o homem mais solitário que há na terra (Pv 5:3-5)! A mãe moderna opta por mimar seus filhos ao invés de treiná-los, mas eles a desgraçam de vergonha (Pv 29:15)! Uma mulher púdica defrauda o seu marido do ato amoroso frequente e ela não entende porque ele fica amargurado (ICo 7:1-5)!

O desejo sexual do tolo o leva a namorar uma mulher pelo seu corpo e ele não consegue entender como é que ele acabou num inferno matrimonial (Pv 11:22; Pv 30:21-23; Pv 31:30)! A aluna de uma universidade mista desafiou a administração, mas agora ela se recente do adultério do seu marido! Políticos oferecem benefícios sociais para comprarem votos, mas eles são confundidos com a queda nos resultados e o aumento cada vez mais dos custos. Os cristãos carnais assistem à televisão todas as noites, mas culpam o pastor por pregar sermões enfadonhos!

A mulher moderna aborta dois bebês em gestação, mas ela sofre um esgotamento nervoso quando os seus vizinhos brigam! O evolucionista ensina que o homem veio dos macacos, mas ele procura por proteção policial dos babuínos que estão nos corredores de suas instituições de ensino! O armênio adora decisões regeneradoras, mas pergunta por que não há fruto! O intelectual rejeita a idéia de um Criador e termina por seguir à cega paixão insana de Freud com os dejetos do seu próprio corpo!

Os médicos que fazem abortos estraçalham bebês em gestação com o seu aspirador a vácuo, mas ele dolorosamente se estressa com os filhotes de focas na Antártica! Trabalhadores sindicalizados se regozijam com os aumentos no seu contracheque impostos aos seus empregadores, mas ficam chocados quando a fábrica fecha e eles ficam desempregados! O pistoleiro adolescente assassina colegas de estudo e professores, mas ninguém pensa em proibir músicas, filmes e ”vídeo games” violentos que distraem e programam esses adolescentes.

O mundo não está ficando esclarecido. Só idiotas educados das poucas gerações passadas acreditaram em evolução. Somente os cegos admiram Picasso! Somente os obscurecidos leem Nietzsche! Os homens maus e sedutores estão piorando cada vez mais (IITm 3:13). A moral do homem é óbvia. Basta ver a sua arte, ouvir as suas músicas, ler os seus livros, olhar para os seus jovens, contar o número de seus divórcios, medir as suas satisfações, calcular suas dependências químicas, contar os seus suicídios, etc.

Leitor, há luz nas Escrituras! Ela pode salvá-lo da insanidade escura do mundo. Ouça o que diz o salmista. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” (Sl 119:105). “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos.” (Sl 19:8). “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos.” (Sl 43:3).

Há luz em seus Provérbios! “Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei, uma luz, e as repreensões da correção são o caminho da vida.” (Pv 6:23). Isaías escreveu, “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.” (Is 8:20). A Bíblia é melhor do que a voz de Deus vinda do céu! “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração,” (IIPe 1:19).

Jesus Cristo é a luz do mundo. Mas somente aqueles atraídos pelo Seu Pai – os eleitos – vêm para a Sua luz (Jo 1:5; Jo 3:19; Jo 6:44-45). Se você pode compreender e apreciar a Jesus Cristo, é por pura misericórdia gratuita de Deus (Mt 11:25-27; Mt 16:15-17; Jo 10:26-29). É necessário que você tenha nascido de novo, pois sem a prévia regeneração o homem não pode ver ou ouvir nada de espiritual (Jo 3:3; Jo 8:43,47; ICo 2:14). Se lance humildemente sob a misericórdia de Deus em Cristo Jesus e Ele lhe dará luz (Jo 8:12; Ef 5:14). Muito obrigado, abençoado Deus!