Provérbios 31:19

Estende as mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca.

Play Audio:

As mãos de uma mulher são importantes. Servem para outras coisas além de ostentar um anel de diamantes. Servem para outras coisas além de fazer o tratamento das unhas regularmente. Eles servem para outras coisas além de segurarmos enquanto passeamos no parque. Elas são feitas para trabalhos manuais, e uma mulher virtuosa está disposta a utilizá-las diligentemente e com destreza. Ela não tem medo de sujar as suas mãos para fazer com que o trabalho se realize, e ela não tem medo de adquirir habilidades com as suas mãos para servir a sua família e construir um patrimônio.

Salomão menciona as mãos diversas vezes, porque elas são as principais partes do corpo para o trabalho, especialmente o trabalho manual. Pessoas diligentes usam muito bem as suas mãos (Pv 10:4; 12:24). Pessoas preguiçosas escondem as suas mãos (Pv 6:10-11; 19:24; 21:25; 26:6; Ec 4:5). Não é de se admirar que os anúncios de emprego procurem por “trabalhadores” que “arregaçam as mangas” e fazem o serviço. Uma mulher virtuosa tem mãos que conseguem recompensas (Pv 31:13,16,19-20,31).

As mãos são importantes. O esforço físico desenvolvido por uma mulher pelo uso diligente de suas mãos pode aumentar o patrimônio da família com muita transpiração. Tudo que uma mulher encontra para fazer, ela deve fazer com toda a diligência (Ec 9:10). Uma mulher preguiçosa destrói o patrimônio da família por não usar as mãos com diligência (Pv 14:1; Ec 10:18). As aranhas são encontradas nos palácios dos reis, porque têm muitas mãos e não ficam desanimadas com os trabalhos repetitivos (Pv 30:28).

Entretanto, mãos diligentes não são suficientes. Uma mulher precisa ser hábil em trabalhos manuais. Deus preparou mulheres sábias e hábeis para tecer os diversos tecidos para a decoração complexa do tabernáculo (Êx 35:25-26). A lingua inglesa originalmente chamavam essas hábeis mulheres de “spinsters” (tecelãs), apesar de que hoje a palavra tem uma conotação muito diferente, ou seja, solteironas. A mulher precisa saber fazer os trabalhos domésticos e outras tarefas manuais com destreza de forma que se torne uma mulher virtuosa.

A mulher virtuosa de Provérbios 31 era uma mulher muito competente em vários níveis. Ela investia e administrava comercialmente o patrimônio da família e os negócios industriais de forma a consolidar o patrimônio da família (Pv 31:16,24), e ela conseguia tecer linha a partir da matéria prima. Ela se sentava numa roda de fiar e ensinava as suas empregadas a fabricarem tecidos perfeitamente (Pv 31:15). Ela poderia fazer o trabalho por si mesmo, mostrar como o mesmo deveria ser feito e até ensinar a outras.

Uma mulher virtuosa do século 21 não tece tecidos para fabricar roupas. Seria um desperdício de seus talentos e do seu tempo. Ela consegue comprar o produto final com qualidade e aparência superior por um preço muito acessível. Ela ganha mais aprendendo outros conhecimentos profissionais e usar os seus ganhos para comprar roupas e outros produtos de tecidos. Mas quando a situação exige, ela consegue fazê-lo do nada, seja no conteúdo do guarda roupa ou no serviço de cozinha. Quando ela precisa, ela pode fazer bolos dignos de serem oferecidos ao Senhor e pratos deliciosos que fariam a inveja de chefes de cozinha (Gn 18:6; 27:9). Isto é que é mulher com quem você deveria casar, rapaz!

O que é que a mulher precisa aprender fazer com habilidade hoje em dia? Planejar e executar gostosas refeições para duas ou mais pessoas. Manter um computador funcionando. Ter conhecimento de primeiros socorros e ser capaz de conversar com os médicos. Usar a internet para uma pesquisa rápida a respeito de muitos assuntos. Saber onde ir quando ela sai de casa. Comunicar eficientemente e rapidamente por telefone ou por “email”. Saber adquirir os melhores alimentos, móveis, utensílios e vestimentas pelos melhores preços. Usar uma calculadora e manter o controle do saldo das contas em bancos em poucos minutos. Usar processadores de textos, planilhas ou programas contábeis. Decorar uma casa para torná-la atraente, confortável e valorizada. Encontrar os melhores utensílios e ferramentas dentro e fora de casa.

Esta é uma mulher perfeita, conforme descrita pela rainha mãe a seu filho (Pv 31:1-2,10). Ela teme ao SENHOR de todo o seu coração (Pv 31:30). Seu marido pode confiar completamente nela, porque ela lhe fará bem e o que é certo todos os dias de sua vida (Pv 31:11-12). Além destas duas prioridades, ela é uma trabalhadora diligente voltada ao aprovisionamento de sua família, sua casa, e construir o patrimônio de sua família de todas as formas possíveis. Ela é diligente e hábil no uso de suas mãos.