Provérbios 31:18

Ela percebe que sua mercadoria é boa; sua vela não se apaga de noite.

Play Audio:

 

Uma grande mulher é confiante e motivada. A mãe do rei Lemuel descreveu em detalhes a mulher perfeita para que o seu filho soubesse o que procurar em uma mulher (Pv 31:1-2,10-12). O temor do Senhor é o primeiro requisito (Pv 31:30), e empenho é a característica mais óbvia do caráter (Pv 31:13-31). Este provérbio identifica a grande confiança e motivação.

“Vê que é boa sua mercadoria.” A mulher virtuosa sabe que o seu desempenho, produtividade e produtos são bons. A aquisição de um campo e o seu investimento em um vinhedo são grandes idéias (Pv 31:16) e ela está empenhada em fazer tudo que for necessário para tornar o seu projeto de produção lucrativo (Pv 31:17). Ela está confiante no seu plano e no seu futuro.

Humildade não é uma atitude derrotada a respeito de habilidades. Humildade é ser forte e confiante acerca de planos, porque você confia no Senhor, não só em si mesmo (Tg 4:13-15). Paulo era um apóstolo humilde e meigo do Senhor Jesus Cristo, mas ele também declarou que trabalhava mais do que os demais apóstolos, pela graça de Deus (ICo 15:10; IICo 11:5; 12:11-12).

Grandes mulheres não são convencidas com respeito às suas habilidades, nem se gabam das suas realizações. Nunca! Mas elas sabem que têm um bom plano, o que é necessário para torna-lo viável, e que são capazes de realiza-lo. Esta confiança e sua forte abordagem dos objetivos domésticos no lar como os de fora condena o medo e a fraqueza de muitas mulheres cristãs (Pv 20:4; 22:13; 26:13).

A mulher virtuosa é uma mulher confiante e forte. Jael é uma das maiores mulheres da Bíblia (Jz 5:24)! Porque? Intimidação, falsa humildade, timidez e medo não são virtudes cristãs não importa o quão piedosos se parecem. Uma hábil e graciosa anfitriã sabe quando a refeição é bem preparada. Pensar de outra forma é flagrante preguiça.

“A sua lâmpada não se apaga de noite”. A mulher virtuosa é motivada. Ela sabe que há lucro em todo trabalho (Pv 14:23). Ela não gasta seu tempo falando. Uma vez decidida a respeito de um plano, ela se empenha totalmente para realiza-lo! Quando ela tem um trabalho a fazer, ela vai realizá-lo! Maiores esforços ou horas extras não a desanimam! Ela termina seus projetos! Ela completa suas tarefas. Ela é um sucesso porque ela não para até que os seus objetivos sejam atingidos! Ela não desmaia!

Mas claro este é um provérbio. Isto não significa que ela nunca dorme, mesmo que as palavras indicam que ela trabalha a noite toda! Esta é uma hipérbole – uma óbvia exageração! Ela não mede esforços necessários para completar a tarefa. Ela persevera com energia. Mas ela não cruza a faixa de excessivo trabalho, mesmo sendo considerado excessivo se comparado com as mulheres preguiçosas à sua volta, pois estaria adentrando um território de excessivo esforço que negaria ao Senhor o Seu papel (Sl 127:1-2).