Provérbios 30:28

a aranha se segura com as mãos, e está nos palácios dos reis.

Play Audio:

 

Aranhas são criaturas muito pequenas de Deus, mas elas são bastante sábias (Pv 30:24). Temos aqui a quarta coisa pequena que serve como uma lição prática de sabedoria. Agur vai lhe ensinar a respeito da sabedoria da aranha (Pv 30:1). Ao invés de temer ou desprezar aranhas, aprenda a sabedoria delas.

Você é orgulhoso demais para aprender algo a partir desta pequena criatura a qual você pode esmagar e destruir facilmente? “Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria.” (Pv 1:5). Suas mãos são menos capazes do que as da aranha? Os palácios são menos acessíveis para você do que para as aranhas? Considere isto leitor.

Muitas pessoas acham que as aranhas são perigosamente venenosas ou passíveis de atacarem a qualquer tempo. Isto não é verdade. As únicas aranhas perigosas existentes em grande parte do mundo são a aranha de coloração marrom, comum nos E.U.A, que possui uma marca dorsal semelhante a um violino e a aranha viúva negra. A aranha de coloração marrom não é comum, especialmente em locais de atividade humana; e a viúva negra raramente pica a não ser quando provocada. Em sua grande maioria as aranhas são benéficas, alimentando-se de insetos e de outras aranhas!

As aranhas são invertebradas – elas não têm a espinha dorsal ou a coluna vertebral. Elas também são artrópodes – elas têm um esqueleto na parte externa do seu corpo e as suas pernas são articuladas.

O corpo das aranhas tem duas partes – uma cabeça e um abdômen. Elas têm oito olhos em sua cabeça; e têm quatro pares de pernas no seu abdômen, que é mais largo do que suas cabeças.

As aranhas são mais conhecidas pelas suas intricadas teias, usadas para pegar insetos. As teias são feitas de finas linhas de seda produzidas pelas fiandeiras nos seus abdomens. A seda é segregada de forma líquida, que endurece quando exposta ao ar. Retire uma teia hoje e amanhã haverá outra ali! Algumas espécies tecem paraquedas de forma a poderem viajar a grandes distâncias! O engenhoso desenho, forma e estrutura das teias revelam a incrível inteligência vinda de Deus!

O sábio Agur, pela inspiração do nosso Criador, quer que você saiba duas coisas a respeito de aranhas. Elas se agarram com suas quatro mãos (todas as oito) e elas estão presentes nos palácios dos reis. Mesmo tomando todos os cuidados para mantê-los fora dos palácios, elas ainda são encontradas ali! E dessas duas observações você pode aprender uma lição que sirva para lhe ensinar a sabedoria do sucesso. A perseverança e a diligência fiel na execução de uma tarefa, mesmo contra grandes oposições e dificuldades, trará recompensa significante!

Quando você tem uma tarefa a realizar, use as suas mãos e execute-a. Quando é um trabalho repetitivo, continue usando as suas mãos; Não pare! Tome o objeto seguinte em suas mãos e realize a operação necessária. Não cruze os braços ou ponha as suas mãos no bolso, como faz o preguiçoso (Pv 6:10; 19:24; 24:33; 26:15; Ec 4:5). Use-as! Veja os comentários de Provérbios 19:24.

Os homens não ajudam as aranhas de forma alguma e farão qualquer coisa que puderem para impedir o trabalho e a vida delas. As aranhas sofrem discriminações constantemente, e têm toda a razão para ficarem desanimadas. Mas elas não reclamam, nem processam nem desistem! Elas simplesmente continuam se agarrando com as suas mãos e não entregam os pontos quando enfrentam dificuldades!

A maneira pela qual a mulher usa as suas mãos revela o seu caráter. As mãos de uma mulher virtuosa raramente ficam paradas, porque elas têm muita coisa para fazer (Pv 31:13,19-20). Você encontra estas mulheres reunidas com seus filhos bem vestidos, limpos, casas organizadas e excelentes refeições. Uma boa mulher com mãos diligentes deveriam ser recompensadas (Pv 31:16,31)!

Se você usar as suas mãos diligentemente, você acabará por se encontrar nos palácios reais, pois os reis e os grandes homens desejam pessoas diligentes trabalhando para eles (Pv 22:29). Mãos frouxas ou preguiçosas conduzem à pobreza; mas mãos diligentes levam à riqueza (Pv 10:4; 12:14,24; 14:1; 21:25; 26:6; Ec 10:18).

Caro leitor, hoje você consegue ser páreo para uma aranha? Que tarefa você tem diante de você? Se agarre a ela! “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.” (Ec 9:10)!