Provérbios 30:26

os coelhos nada são além de um povo débil, contudo, fazem suas casas na rocha;

Play Audio:

 

Você é tão esperto quanto os coelhos(*)? O sábio Agur utilizou quatro pequenas criaturas para ensinar grande sabedoria aos seus alunos (Pv 30:1,24). As prudentes formigas fazem reservas para o futuro (Pv 30:25). Os gafanhotos conhecem o poder de números (Pv 30:27). A aranha, pela sua diligência vai aonde a maioria não pode ir (Pv 30:28). Os coelhos sabiamente evitam o risco e o prejuízo ao escolherem a proteção mais forte e segura.

Evolução é uma danação mentirosa do inferno acreditada por aqueles que odeiam a Deus depois que Ele cegou os seus entendimentos (Rm 1:18-25; ITm 6:20-21). Deus criou todas as criaturas vivas e muita sabedoria pode ser obtida pela análise dos mesmos. Os preguiçosos podem aprender pelo empenho da formiga (Pv 6:6-8). Os que se preocupam podem aprender ao considerarem os cuidados de Deus pelos pássaros e pelas flores (Mt 6:25-32).

O que é um hirax? É uma espécie de coelho que era apropriada e comumente chamado de dássies. A variedade considerada por Agur neste provérbio mora em cavernas e fissuras das montanhas em vários continentes. Não tendo habilidade para se defender senão a velocidade para fugir, essa criatura fraca faz a sua moradia nas fortalezas das rochas para onde podem fugir e achar proteção.

Qual a lição de sabedoria para você? Quando exposto ao perigo ou ao risco, você deve sabiamente se esconder da ameaça (Pv 22:3; 27:12). Ao invés de se expor tolamente aos conflitos, você deve se proteger de perdas usando quaisquer meios disponíveis. Você mesmo não é muito forte e, por isso, você deve buscar outros meios de proteção.

Considere alguns exemplos. Sua vida é frágil e a sua família sofrerá se você morrer cedo. Seguro de vida poderia proporcionar um patrimônio para eles se isso lhe acontecesse. Sua saúde é frágil e os custos médicos, hoje em dia, poderiam rapidamente esgotar suas reservas. O seguro saúde lhe protege desse tipo de catástrofe. É por isso que criaturas frágeis moram nas rochas!

Você é um investidor fraco, mas você poderia facilmente se juntar a um fundo mútuo e assim obter um gerenciamento profissional e a diversificação dos seus riscos através de muitas ações diferentes. Você é fraco em termos de poupança, mas participar de um plano de previdência privada pode lhe dar uma vantagem sólida. A perda do seu emprego e com muitas dívidas pode fragilizar a sua família e, por isso, você deve reduzir ou eliminar suas dívidas financeiras antes que isto lhe aconteça. É dessa maneira que as criaturas frágeis fazem as suas casas nas rochas. Elas estão seguras!

Pense espiritualmente! Os seus pecados e os de seu pai Adão o tornaram frágil e sem força diante de Deus. Você está exposto a um horrível perigo eterno. Mas graças sejam dadas a Deus, O qual enviou a Jesus Cristo para morrer pelos Seus eleitos em suas frágeis condições (Rm 5:6-21). Fuja para a Rocha Jesus Cristo onde você conseguirá refúgio e garantia de sua futura segurança ao construir a sua casa sobre a rocha de Suas palavras (ICo 10:4; Mt 7:24-27; Hb 6:18; Sl 62:7; 94:22).

(*) A palavra aqui traduzida em português como coelhos (versão RC) ou arganazes (versão RA), e que, na versão “king James” em inglês, é “conies”, faz parte da família dos dássies ou hirax, só encontrados atualmente na África e no extremo sul da Ásia. São animais de pequeno a médio porte, que podem medir entre 30 a 70 cm de comprimento e pesar entre 2 e 5 kg. Mamíferos roedores, primariamente herbívoros, de cor acastanhada, têm pernas finas, caudas curtas, cabeça pequena e pescoço curto. Estes animais, apesar de serem mamíferos, não conseguem efetuar um termo regulação eficiente e, em consequência, passam bastante tempo ao sol, para se aquecerem. Também não têm dentes incisivos na zona frontal dos maxilares, sendo o corte das ervas e outros vegetais de que se alimentam assegurado somente pelos dentes laterais. Eles são ágeis e conseguem escalar muito bem com o auxílio de pequenas ”almofadas” em suas patas (Nota compilada pelo tradutor para melhor entendimento das características desses animais).