Provérbios 3:33

A maldição do SENHOR está na casa do ímpio, mas ele abençoa a habitação dos justos.

Play Audio:

 

Tem alguma coisa pendurada sobre o seu lar e a sua casa! Só há duas possibilidades! Ou é a maldição do SENHOR Jeová que está pendurado ali, pronto para cair; ou a bênção do poderoso Deus está ali! A diferença em resultados é incrível; as condições são simples. Você não vai querer brincar com uma delas; e você não vai querer perder a outra.

Quando o SENHOR amaldiçoa, nenhum homem ou grupo de homens podem abençoar! Quando o SENHOR abençoa, nenhum homem ou confederação de homens podem amaldiçoar! Balaque contratou Balaão para amaldiçoar a Israel, para poder salvar a Moabe; mas Deus abençoou a Israel e amaldiçoou a Moabe (Nm 22:1 a 24-25)!

Estes são os fatos da vida, e você não vai conseguir alterá-los. “Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor.” (Provérbios 21:30). A prudência e segurança dizem para fugir da Sua maldição por quaisquer meios! A sabedoria e a prosperidade dizem para você buscar as Suas por quaisquer meios!

O SENHOR disse a Israel, “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:” (Deuteronômio 11:26)! E este provérbio coloca diante de cada leitor a bênção ou a maldição. O que você vai fazer com esta escolha? Com quanta seriedade você lê estas palavras hoje? Se você continuar nos seus perversos caminhos, a maldição está a caminho; se você se arrepender e praticar a justiça, a bênção está chegando. Se você acha que isto não importa, leia os detalhes das bênçãos e das maldições Dele (Lv 26; Dt 28).

Um homem perverso e a sua família vão sofrer, porque a espada da justiça divina está pendurada sobre eles. O homem justo e a sua família vão prosperar, porque Deus sorri sobre eles. Temos aqui uma sabedoria simples para abençoar a sua casa e a sua família, ou para garantir a ruína deles. O que você vai fazer? “Prudentemente considera o justo a casa do ímpio, quando os ímpios são arrastados para o mal.” (Provérbios 21:12).

Deus disse aos sacerdotes de Israel, “E, agora, ó sacerdotes, este mandamento vos toca a vós. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque vós não pondes isso no coração. Eis que vos corromperei a semente e espalharei esterco sobre o vosso rosto, o esterco das vossas festas; e com ele sereis tirados.” (Malaquias 2:1-3). Não é muito bonito, é?

Você vai dar ouvidos, vai gravar no seu coração e dar a glória ao nome Dele? Vamos descobrir.

Você está pensando, vivendo e fazendo tudo o que Deus espera de você? Tudo que está escrito na Palavra Dele? Tudo que você já ouviu ser pregado? Tudo que os homens e as mulheres santas teriam feito? Onde você está trapaceando? O que você está comprometendo? Se você está se comprometendo ou trapaceando em qualquer área da sua vida, olhe para cima! Nuvens negras estão se ajuntando em cima do seu lar e da sua casa! O caminho dos pecadores é difícil, e pode ficar piorar mais ainda do que você pensa ou que jamais tenha provado (Pv 13:15).

Quais as condições para receber as Suas bênçãos? Custam muito e são difíceis? Leia com mais atenção. “Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus Altíssimo? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros? De dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão? O fruto do meu ventre, pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus (Miquéias 6:6-8)?

Este provérbio se aplica também à igreja, que são as casas e as habitações de Deus pelo Espírito (Ef 2:19-22; ITm 3:15). A igreja de Israel era chamada de Icabô, quando a glória de Deus os deixou e foram amaldiçoados pelos filisteus (ISm 4:12-22). E as igrejas de hoje, brincando com um viver carnal e corações perversos, também serão destituídos da glória de Deus, quando o Filho do homem andar entre os Seus candelabros (Ap 1:9-20; Ap 2:5). Mas o mesmo glorioso Senhor busca a comunhão com as igrejas que O aceitarem (Ap 3:20).