Provérbios 3:22

porque serão vida para a tua alma, e graça para o teu pescoço.

Play Audio:

 

Temos aqui um príncipe- coroado com vida e adornado com graça. Temos aqui um homem ou uma mulher bem sucedida – vivendo a boa vida com uma gloriosa reputação. Temos aqui a prosperidade – salvo de um viver doloroso e da vergonha pública. O homem que guarda a sã doutrina e a discrição terá uma vida maravilhosa e um grande nome. Leitor, o que o impede de ser um príncipe?

O provérbio conclui uma sentença, a qual afirma, “Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso.” (Pv 3:21). O verbo “ser” do nosso provérbio está conjugado na terceira pessoa do plural e se refere à sabedoria, entendimento e conhecimento do seu contexto (Pv 3:13-20). Vida para a sua alma e graça para o seu pescoço tem como premissa o seguir consistentemente a sã sabedoria e a discrição.

O que é a sã doutrina? Ela é a real sabedoria, a verdadeira sabedoria, a sabedoria de Deus. A sabedoria deste mundo – aborto, divórcio, evolução, fornicação, sindicatos trabalhistas, ”rap”, sodomia – é tolice. Os homens sábios deste mundo – Darwin, Einstein, Marx, Sagan, Spock – são tolos (Is 8:20; ICo 1:20; ICo 2:6; ICo 4:9). A sã sabedoria vem somente de Deus e da Bíblia (Pv 2:7; Pv 8:14; ITm 1:10; IITm 4:3-4). Ela é a única sabedoria que você precisa buscar e guardar.

O que é discrição? É saber que palavras ou ações são as melhores para qualquer ocasião. Ela sabe o que, quando, onde e o como fazer qualquer coisa. É a cautela que impede que uma pessoa aja com tola impulsividade. Ela é a disciplina e a abnegação de não proferir as primeiras palavras que vem à sua mente ou não fazer a primeira coisa que vem à sua mente. É discernir e discriminar julgamento para conhecer a melhor abordagem e a resposta a qualquer situação.

O que é “vida para a tua alma”? Viver depressivo, disfuncional, ou de um modo destruidor, é como morrer. A verdadeira sabedoria e discrição lhe dá uma vida feliz e bem sucedida ao invés dessa morte. Elas resguardam você de cometer um erro fatal, e elas aumentarão e estenderão a sua vida. Salomão já tinha dado uma grande descrição da boa vida no contexto (Pv 3:13-18).

O que é “graça para o teu pescoço”? Ornamentação ou jóias geralmente são colocadas em volta do pescoço da pessoa para revelar glória, honra ou recompensa. Considere as correntes de pescoço dado pelo Faraó a José, que Belsazar deu a Daniel (Gn 41:42; Dan 5:29) (Gn 41:42; Dn 5:29). Sabedoria e discrição realçam e exaltam a reputação do homem, como se ele tivesse sido contemplado com uma corrente de ouro por um grande rei (Pv 1:9).

Viver uma vida feliz e ter uma grande reputação exige sabedoria divina e discrição (Pv 4:5-13; Sl 34:12-15). Esta é a lição deste provérbio. O Senhor Deus celestial ensinará sabedoria e discrição para qualquer homem que desprezar os seus próprios pensamentos, se arrepender dos seus pecados, e seguir os ensinamentos da Bíblia. O objetivo da Bíblia, especialmente Provérbios, é o de ensinar sabedoria e discrição para se ter uma vida feliz (Pv 1:1-6; Sl 1:1-3; Pv 19:7-14).