Provérbios 3:14

Porque sua mercadoria é melhor do que mercadoria de prata, e o seu lucro que o fino ouro.

Play Audio:

 

A sabedoria e o entendimento são melhores do que a prata e o ouro. Salomão apresenta uma prioridade inspirada para a sua vida. A questão da busca da sabedoria e do entendimento é mais importante do que o negócio da busca da prata e do ouro. A sua vida reflete esta ordem de importância divina? Ou você adotou a mentira do mundo de que o importante é a prosperidade financeira?

A sabedoria e o entendimento estão sob consideração aqui (Pv 3:13). A sabedoria é mais importante do que as riquezas, e é mais preciosa do que os rubis e melhor do que qualquer outra coisa que você possa desejar (Pv 3:15). Qual o significado da palavra comercializar? É a operação de comprar e vender auferindo um lucro, o que cria uma comparação econômica e financeira com a sabedoria e o conhecimento.

Sabedoria é a avaliação correta – é saber qual ação agrada a Deus em qualquer situação. Compreensão é o entendimento correto – avaliação das circunstâncias e de suas implicações e consequências. Por pronomes no singular e no plural, Deus indicou que a sabedoria e o conhecimento podem ser sinônimos (Pv 3:13-14; Pv 4:5,7-8; Pv 7:4-5; Pv 8:1-2; Pv 17:28), pois a sabedoria inclui o entendimento (Pv 8:14), e um homem de entendimento tem a sabedoria (Pv 10:23; Pv 14:33; Pv 17:24).

Sabedoria e entendimento são fáceis de serem obtidos por qualquer homem! Começam com um temor sincero e reverente a Deus (Pv 1:5; Pv 9:10). São desenvolvidos através de uma humilde submissão à palavra escrita e pregada de Deus (Sl 19:7; Sl 119:98-100; Cl 1:28). E o Senhor os dará liberalmente a todos os que pedem (Sl 119:18; Tg 1:5). O que lhe impede de ser sábio? Seria o amor ao dinheiro?

Compare a procura de dinheiro com a de sabedoria. Os Estados Unidos não garantem o pagamento em prata ou ouro, apesar dessa garantia constar da Constituição (Pv 1:10). Portanto, o simples papel moeda deve ser suficiente. A respeito de que Paulo fez uma advertência? O amor ao dinheiro é a raiz de todo o mal, uma tentação e uma armadilha, a causa da luxúria tola e dolorida, e a fonte de muitas tristezas, que afogam homens na destruição e na perdição (ITm 6:6-10). O dinheiro afasta muitos homens da sabedoria!

Você fica mais feliz quando você ganha um aumento salarial ou quando encontra uma jóia na palavra de Deus? Você gasta muitas horas numa profissão, mas você gasta alguns minutos buscando nas escrituras? Você é tão pontual e enérgico a respeito de estudar a Bíblia quanto você é no seu emprego? Você fala com os outros a respeito do seu trabalho, que dirá a respeito das escrituras? Você diz aos amigos quando você vê uma boa oportunidade de emprego ou de negócio, mas você também diz a eles a respeito do versículo que você encontrou (Pv 4:7; Pv 23:23)? O que você vai fazer hoje mesmo para realinhar as suas prioridades?