Provérbios 3:12

porque a quem o SENHOR ama, ele corrige; assim como um pai ao filho em quem se deleita.

Play Audio:

 

A adversidade vinda de Deus é a prova do amor Dele por você! Da mesma forma que um pai amoroso disciplina os seus filhos favoritos! O Deus abençoado castiga todo filho Seu para tornar ele ou ela melhor. Tendo-as escolhido como Seus filhos antes da existência do tempo, e os adotado pelo sangue de Jesus no Calvário, e os gerado pelo Seu Espírito, Deus amorosamente os corrige durante as suas vidas.

Salomão havia exortado o seu filho a não desprezar a correção do SENHOR ou se cansar da Sua correção (Pv 3:11). A adversidade do céu não deve levá-lo ao desencorajamento, porque é prova do amor de Deus por você (Dt 8:5)! Homens sábios apreciarão seu Pai amoroso e enxergarão a razão de sua punição corretiva – a perfeição deles em retidão (Hb 12:5-13).

Sem a adversidade da correção em sua vida, você não possui nenhuma evidência de que você é filho de Deus, com uma herança eterna reservada para você. As sagradas escrituras declaram que você é um bastardo, se você não tem esta punição amorosa em sua vida (Hb 12:8). Pois que tipo de filho um pai ignoraria e negligenciaria neste importante aspecto da paternidade – um impostor ilegal.

A correção de Deus é uma punição temporal. Ele aplica a correção para afastá-lo do seu pecado e fazer com que você retorne ao caminho da justiça. Isto é muito diferente do julgamento eterno no inferno como condenação pelos seus pecados. A correção é afeição paternal por você como Seu filho, como evidência disso, Ele não enviará você para o inferno por seus pecados (ICo 11:27-32).

A correção é prova de amor. Se você teve um evento ruim na sua vida, e que deixou reflexos na sua alma com um desejo de se submeter e servir a Deus com mais perfeição, você deve agradecer ao Senhor pelo Seu gesto pessoal de amor por você (Jr 31:18-20). Ele não deve essa correção graciosa a você; Ele poderia deixá-lo debatendo em confusão e pecado. Você não reconheceu que a correção lhe trouxe maiores cuidados, mais orações e sobriedade à sua existência?

Davi estava grato pela adversidade: ele via nela benefícios. Ele disse, “Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra.” (Sl 119:67). “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.” (Sl 119:71). “Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são retos, e que em tua fidelidade me afligiste.” (Sl 119:75).

Aflição ou eventos negativos acontecem aos filhos de Deus por quatro razões – correção amorosa de Deus, para expor a glória Dele em suas vidas, para aperfeiçoar a fé deles, e/ou são consequências de decisões tolas. Deus pode realizar uma ou todas essas razões nos acontecimentos individuais em sua vida. Já que todas as razões são justas e boas, não há razão para reclamar. Há misericórdia, e está próxima, para aqueles que se humilham e se submetem.

É o seu dever examinar a si mesmo; (Sl 19:12-14; Sl 26:2; Sl 139:23-24; ICo 11:28,31; IICo 13:5) Deus nunca vai corrigi-lo por um pecado que você não consegue identificar através de um autoexame. Mas qual foi o esforço envidado em contrição séria diante Dele (Sl 51:17; Is 57:15-16)?

É seu dever de prestar atenção a todas as pregações, pois o mesmo Espírito que lhe trouxe a correção também dirige os pensamentos do pastor (Ec 12:11). E o mesmo Espírito pode usar o livro que Ele escreveu para provocar você ao arrependimento a partir de uma passagem lida (Sl 19:7-9).

A atitude correta com respeito à correção é a de lembrar que ela prova o amor de Deus por você (Dt 8:5). A resposta correta à correção é exemplificada por Eliú. Ele disse, “Pois, quem jamais disse a Deus: Sofri, ainda que não pequei; o que não vejo, ensina-me tu; se fiz alguma maldade, nunca mais a hei de fazer?” (Jó 34:31-32).

Jó poderia ter tido os testes de sua vida removida mais rapidamente se ele tivesse se humilhado e em espírito de arrependimento clamado ao seu Pai por pura misericórdia (Jó 36:15-18). Leitor, como andam as coisas contigo? Você está grato pela Sua correção amorosa em sua vida? Você está pronto a fugir para Ele em o nome do seu irmão Jesus para obter o conforto e a paz de uma tranquilidade amorosa?