Provérbios 3:8

Isto será saúde para o teu umbigo, e medula para os teus ossos.

Play Audio:

 

A saúde spiritual e física e a vitalidade dependem de você! Eles estão baseados na escolha citada no provérbio anterior (Pv 3:7). Você pode ter as bênçãos de Deus sobre o seu corpo e o seu espírito se você rejeitar as suas próprias idéias, temendo a Deus, e se afastar do pecado. Esta escolha importante é a lição primária de Provérbios – obter de Deus aquilo que é o melhor para a sua vida, escolhendo a sabedoria Dele. Se você negligenciar ou rejeitar esta oferta preciosa, você certamente estará cometendo suicídio (Pv 8:36)!

O pronome “isso” (provérbio de hoje) se refere precisamente ao que veio antes. Salomão escreveu, “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” A dupla escolha, combinada, de rejeição à autoconfiança, ou seja, de reverentemente confiar e obedecer a Deus completamente e odiar o pecado, é a condição para receber estas abençoadas promessas. Cada frase da condição contém um verbo no imperativo, indicando claramente que a sua ação é desejada. O que está lhe impedindo?

Umbigo e ossos são sinédoques de seu corpo. A Wikipédia define sinédoque como sendo, “… um caso especial de metonímia, onde se troca a palavra que indica o todo de um ser por outra que indica apenas uma parte dele. Exemplo: “O rebanho tinha mil cabeças (cabeça [parte] -> animal [todo])”. Ou o singular pelo plural: Exemplo: “O homem, que é mortal, imortaliza-se por meio de suas conquistas”. Assim, umbigo e ossos, que são partes do corpo, são substituídos pelo corpo inteiro.

Você depende inteiramente no seu umbigo durante nove meses, quando a alimentação vital passa para você através da corda umbilical. E a vitalidade dos seus ossos continua a depender da alimentação de sua medula (Jó 21:24). Estas figuras de linguagem descrevem a benção e a prosperidade por seguir completamente ao Senhor. Uma vida e feliz depende de sua submissão e obediência à vontade de Deus (Pv 4:22; Pv 14:30).

Um regime de exercícios ou de uma dieta programada só pode ajudar marginalmente a vitalidade de sua vida. Um homem sábio reconhece que as bênçãos de Deus sobre uma obediência humilde excedem a qualquer esforço natural para estender ou melhorar a vida (Pv 3:2,18; Pv 4:10,22; Pv 7:23; Pv 9:11; Pv 11:19; Pv 12:28; Pv 14:27,30; Pv 17:22; Pv 19:23). A obediência nos livra das consequências naturais do pecado, do julgamento magistral e da punição de Deus. Além do mais ela ativa as preciosas promessas de Deus (IPe 3:10-12).

Você vai rejeitar a sua própria sabedoria (Pv 3:7)? Você não tinha sabedoria nenhuma quando nasceu, e você não a consegue através da educação natural. Verdade e sabedoria são de propriedade de Jeová, e só Ele as concede. A autoconfiança é o caminho certo para a destruição (Pv 14:12; Pv 26:12; ICo 3:18-20).

Você vai temer ao Senhor (Pv 3:7)? O temor do Senhor é um pré-requisito para obter o conhecimento e a sabedoria (Pv 1:7; Pv 9:10) e é todo o dever do homem (Ec 12:13-14). O temor reverente e submisso a Jeová é básico para que você receba as bênçãos do Senhor sobre tudo que você tem e realiza (Sl 112:1-3; Sl 128:1-6).

Você vai se desviar do mal (Pv 3:7)? O verdadeiro temor de Deus reside em odiar e deixar o pecado (Pv 8:13; Pv 16:6; Jó 1:1; Jó 28:28). Você considera todos os preceitos Dele a respeito de tudo, correto, e você também odeia todos os caminhos falsos (Sl 119:128)? O pecado lhe destruirá cedo (Ec 7:17).

Leitor, rejeite este provérbio por sua própria conta e risco! Arrogância e pecado vão lhe secar de dentro para fora (Pv 1:31; Pv 5:11; Pv 12:4; Pv 15:13; Pv 17:22; Pv 18:14; Pv 27:4). A sua única vida e luz neste mundo amaldiçoado pelo pecado é o temor do Senhor. Humilhe-se agora! Rejeite os seus pensamentos tolos! Clame a Ele por misericórdia! Desvie de todos os seus pecados! Talvez Ele estenda a sua tranquilidade, o que não aconteceu com Nabucodonosor (Dn 4:27)!