Provérbios 29:16

Quando os perversos são multiplicados, as transgressões aumentam, mas os justos verão a sua queda.

Play Audio:

 

Aprenda aqui a respeito de tendências, urnas, maiorias, pecados, o futuro e uma visão mundial correta. Deus e Salomão querem que você entenda o que está ocorrendo e ocorrerá no mundo. Cada provérbio foi escrito para ensinar a você sabedoria, incluindo este. Na medida em que a situação no mundo piora, você deve entender o porquê e não ser surpreendido, e você deveria saber o futuro certo dele. Temos aqui sabedoria fundamental para a sua vida com um convite profundo sepultado em uma única palavra.

Os ímpios amam uma maioria – eles precisam de uma multidão para tirar os seus pecados enrustidos do armário e apresentá-los à vista do público. Eles pensam que números justificam suas opiniões e práticas. Na medida em que as tendências se desenvolvem, os ímpios fazem algo só para imitar o que os outros estão fazendo porque os seus corações e mentes sempre foram pecaminosos. Eles anseiam o estímulo de uma maioria para praticar as suas abominações e tornar público a sua rebelião. O efeito é um aumento geométrico da maldade como vemos no mundo de hoje.

Considere a regra. Na medida em que os ímpios aumentam em proporção a qualquer população, a maldade como um todo aumenta ainda mais rápido decorrente de um aumento da maioria que dá apoio para uma maior rebelião individual. Às vezes é difícil separar o aumento em números do grau maior de depravação; como você pode observar com frequência o aumento dos dois é na mesma proporção. Quando uma combinação de fatores entra junto numa jogada, a maldade pode explodir.

Homens ímpios se multiplicam e a maldade aumenta por várias razões. Desconhecimento da maioria devido à ignorância a respeito da Bíblia, Deus endurece os corações dos homens, levando-os a praticarem maiores maldades, tanto pela prosperidade como pela adversidade, para justificar, por parte de Deus, uma maior punição para eles por causa dos seus pecados (Êx 7:3; 9:16; ISm 2:25; Sl 106:14-15; Jr 48:11; Rm 1:18-32; IITs 2:9-12). Que o SENHOR seja exaltado! Se você sabe não sabe isto, você não pode nem ao menos começar a ver as coisas corretamente.

Governos corruptos e governadores pecadores aumentam a maldade pelo exemplo de suas tolices e pecados nos altos escalões (Ec 10:5-7; 3:16; Et 1:16-18), ao legislar aprovação de pecado (Dn 3:1-7; Et 3:15), por não punir criminosos de um modo apropriado (Ec 8:11), e por não recompensar cidadãos justos para o bem dos mesmos (Et 2:21-23). Autoridade justa em qualquer segmento da sociedade pode conter a maldade pelo seu exemplo e pela exigência do cumprimento da lei (Pv 20:8,26; Gn 18:19).

O declínio da verdadeira religião gera o aumento da maldade. É dos púlpitos da igreja o lugar de onde homens escolhidos por Deus devem pregar vigorosamente contra o pecado (Is 58:1). Esta foi uma influencia principal na retidão moral da América. Mas pecadores não gostam de ouvir esse tipo de pregação e, por isso, eles pedem mensagens mais amenas por falsos mestres como Joel Osteen ou Rick Warren (Is 30:8-14). Quando isso acontece como está acontecendo agora ao redor do mundo (IITm 4:3-4), a maldade aumenta. Ao invés de haver um agente conservante de justiça, como o sal, por exemplo, eles estão mais para a gasolina colocada na fogueira (Mt 5:13).

A educação humanística aumenta o pecado. Quando os que odeiam a Deus levam a insana teoria da evolução para dentro das escolas, eles eliminam o comedimento de um Criador com leis morais e o poder da punição temporal e eterna. Unida ao ídolo do amor próprio e da autoestima existencialista, as crianças podem fazer o que desejarem, tendo como único guia a si mesmo. O temor de Deus criando uma restrição se foi (Sl 4:4; 14:1-5; 36:1; Pv 9:10; Ec 12:13-14).

Entretenimento imoral aumenta a pecaminosidade. Os Beatles e Hollywood arruinaram a moral por toda parte, da mesma forma como perverteram os seus. Os meninos de cabelos curtos com camisas brancas e gravatas de Liverpool rapidamente se degeneraram entorpecidos por drogas, fãs devotas dos bordéis de Hamburgo e de gurus hindus. Considere a diferença dos filmes Ben Hur (1959) e Titanic (1997). A indústria do entretenimento é condenada diante de Deus (Sl 101:3; Pv 14:9; Rm 1:32).

A mídia, que exerce grande influencia na avaliação do juízo da sociedade a respeito de eventos, aumenta a maldade. Honestamente, elas não têm denunciado uma questão moral em décadas – elas são incapazes de assim fazerem pelas razões acima expostas. Elas defendem e promovem a mesma insanidade ensinada nas escolas e exaltam o entretenimento. A tendência de não divulgar questões morais e o flagrante ódio pelo cristianismo bíblico, revela a agenda diabólica deles. Eles estão condenados a caírem.

Os avanços tecnológicos aumentaram a maldade. As influências descritas acima teriam pouco efeito sem a moderna capacidade de expor a população da terra a ela por um custo tão pequeno. Pecados tecnológicos descreve a tecnologia que permite ou promove a maldade. Invenções geniais são bons (Pv 8:12), quando usados para a glória de Deus, para a justiça do homem, ou para um melhor padrão de vida. Cada progenitor hoje em dia enfrenta ameaças aos seus filhos que jamais imaginaram antes!

A urbanização aumenta a maldade. O campo é melhor do que a cidade. Na medida em que pessoas deixam as áreas rurais de sábias ordenanças locais, tradições seguras, e menos maneiras de pecar, para morarem nas grandes cidades a pecaminosidade aumenta. Quanto mais se ajuntam em uma cidade, mais aumenta o efeito deste provérbio. Deus identificou este fator quando os homens se uniram em Babel para rebelarem contra Ele (Gn 11:1-9). Ele dividiu nações e fixou limites para o bem espiritual (At 17:26-27).

Muito, mas muito mesmo, poderia ser dito a respeito destes fatores que levam os homens maus a multiplicarem e aumentarem as suas transgressões contra as leis de Deus. Homens sábios que entendem os tempos pesarão estas coisas sobriamente e pesquisarão ainda mais (ICr 12:32; Et 1:13; Ec 8:1). Estes são dias perigosos dos últimos tempos, previstos pela escritura (IITm 3:1-17; 4:1-4). Ouça o aviso de Deus: prepare-se para permanecer firme contra uma maior pecaminosidade ainda.

Assim que esta bola de neve começa a descer a ladeira, ela ganha mais velocidade e tamanho. À medida que os homens maus aumentam em número e em rebelião individual, o resultado será um aumento composto na maldade. Havendo vários fatores trabalhando juntos no mesmo tempo, como atualmente; quando todas as partes da sociedade estão mergulhando no pecado sob várias influências, e que Deus está permitindo que isso ocorra; você pode contar que um evento catastrófico vai ocorrer brevemente para destruir a todos eles para que os justos possam ver isso. Amém!

Considere a lição ilustrada. Durante 1500 anos após a criação, os maus se multiplicaram geometricamente pela poligamia (Gn 4:19; Gn 6:1-2). Este aumento numérico trouxe ainda maior atrevimento em pecar, o que Deus viu (Gn 6:5). Em santa ira, Deus destruiu todos eles, afogando-os numa inundação mundial (Gn 6:6-7). Ele salvou o justo Noé e a sua família imediata, que viram a população inteira da terra ser afogada (Gn 6:8; Hb 11:7).

Considere outra ilustração. Homens maus se reuniram nas planícies regadas pelo rio Jordão por volta do ano 2000 a.C. Suas cidades eram Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim. Esta confluência de homens perversos levou a uma das mais abomináveis perversões do homem – a sodomia. Que aumento de transgressão! Deus tinha criado a perfeita Eva para Adão e não um Evaldo (Gn 2:18-25)! Mas esses pervertidos abusavam uns aos outros (Gn 19:1-7; Rm 1:24-27; ICo 6:9). Deus queimou-os até às cinzas! Abraão viu a fumaça da queda daquelas cidades (Gn 19:27-28).

Isto é igual aos dias de hoje. Homens perversos e seus pecados têm aumentado acima de todos os fatores nas duas últimas gerações. Dois homens numa cama não é um casamento na Bíblia ou em quase tempo algum na história da humanidade. Mas o ódio rábido desses pervertidos contra a Bíblia, o cristianismo e a cultura tradicional e as normas legais é chocante. Se prepare. Um ardente inferno está a caminho para queimar o universo e destruí-los (IITs 1:7-10; IIPe 3:10-14; Ap 20:7-15). Se você, pelo temor de Deus, crê em casamento com o sexo oposto, você vai só assistir o julgamento.

Leitor cristão, não permita que o aumento dos maus e das suas perversões de tudo que é bom lhe incomodar. Jesus Cristo – o Juiz do mundo que está a caminho – disse aos seus apóstolos, “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16:33). Um novo céu e uma nova terra estão a caminho para você, regozije-se e viva com sobriedade (IIPe 3:10-14).

Não permita que o incremento da iniquidade no mundo e na maioria das igrejas faça com que o seu temor e o seu amor por Deus se torne morno ou frio, como aconteceu com muitos que acompanharam a crucificação do Senhor Jesus Cristo pelos judeus (Mt 24:12). Apenas 40 anos se passaram e os justos viram a vingança de Deus sobre os judeus pela morte do Seu Filho, através das mais horríveis tribulações, jamais vistas, sobre aquela nação em qualquer outro tempo (Lc 21:20-24; Mt 22:1-7; ITs 2:14-16).

Enquanto os perversos se consolam com o aumento de pessoas inchando suas fileiras, lembre-se de que Deus declarou que qualquer coisa que for altamente estimado por eles é uma abominação a Ele (Lc 16:15). Ele já declarou que a sabedoria do mundo é tolice para Ele (ICo 1:19-21; 3:18-20). Ele já declarou que eles são seus inimigos (Tg 4:4). Se você escolher estar ao lado de Deus e da Sua justiça, você faz parte de um grande e totalmente vitorioso reino (Hb 12:22-24; Ap 7:9).

Qual é o evento catastrófico que está a caminho, quando os justos verão a queda dos perversos? É a segunda vinda de Jesus Cristo, como Senhor do céu e da terra, quando o grande Dia do Juízo ocorrerá, e todo homem dará conta de si mesmo ao Santo Deus da Bíblia (Ec 12:13-14; Rm 14:10-12; IICo 5:9-11; Ap 20:11-15). Todos os perversos serão lançados num lago de fogo para um tormento eterno (Mt 7:21-23; 25:41,46; Jo 5:28-29).

O provérbio ensinou várias lições a respeito de mudanças societárias e o juízo vindouro. Mas você consegue enxergar a lição mais importante? Existem homens e mulheres justos neste provérbio. Eles são diferentes dos perversos! Eles só assistirão a destruição dos perversos – pois Deus os poupará da sua fúria (Sl 37:34; 58:10-11; 91:8). Você é um dos justos? Creia no Senhor Jesus Cristo e comece a viver a justiça Dele ainda hoje (IIPe 1:5-11).